Medos, medinhos, medões II


         Prece inicial

         Primeiro momento: mostrar o vídeo sobe Chico Xavier com medo de morrer no avião, retirado do YouTube - http://www.youtube.com/watch?v=dWJ0N2FrqUU.

         Segundo momento: perguntar para às crianças o que entenderam da história. Explicar que todas as pessoas, inclusive os adultos, têm medo de algo; que os medos mudam com o passar do tempo, à medida que se cresce em tamanho e sabedoria; que é importante saber lidar com os medos que cada um tem; que existem medos grandes, médios e pequenos medos, dependendo da intensidade da sensação.

         Terceiro momento: iniciar mostrando a primeira parte do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=4PdYcIWxn1Y, até os 50 segundos. Perguntar se entenderam as cenas, explicar se necessário. Fazer comentários a respeito do tema da aula.

          O medo é algo natural e necessário para a autopreservação;

          Quando se torna excessivo é que é um problema;

          Existem profissionais que podem nos ajudar a enfrentá-los/superá-los (microfisioterapeutas, psicólogos);

          O medo pode ser de algo real ou imaginário.

         Quarto momento: mostrar a segunda e última parte do vídeo. Perguntar se entenderam as cenas, explicar se necessário. Fazer comentários.

          A melhor forma de vencermos o medo é enfrentando; com isso ele perde a força (quando um enfraquece o outro se fortalece). Podemos deixar o medo se fortalecer ou nós nos fortalecermos. A escolha é nossa;

          Por que a dificuldade em enfrentar o medo? É que não nos julgamos capazes de vencê-lo;

          O medo tem o tamanho que damos a ele;

          Normalmente fixamos nossa mente naquilo que tememos e isso nos faz sentirmo-nos fracos, frágeis;

          Devemos enfrentar o medo, imaginando-nos sem ele e já superado; vendo-se na “situação” reagindo de outra forma;

          A Prece é uma aliada poderosa, pois através dela nosso espírito protetor (anjo da guarda) nos auxilia, inspirando coragem e atitudes adequadas à situação;

          Lembrar que todos enfrentamos perigos, tristezas e dificuldades durante a vida, mas que também fazem parte da vida a alegria e a esperança;

          Importante sempre conversarmos com nossos pais ou responsáveis sobre as nossas dificuldades e nossos medos, pois eles são as pessoas mais próximas de nós e podem nos auxiliar com seus conselhos e esclarecimentos.

         Quinto momento: colocar em cima da mesa três caixas de diferentes tamanhos. Uma grande, uma média e uma pequena. Distribuir pequenos pedaços de papéis para que as crianças escrevam seus medos. Primeiro escrevam aquilo que tem muito medo (medos grandes), colocando, em seguida, o papel na caixa grande. Todos devem escrever seus medos médios e pequenos medos, colocando-os nas caixas média e pequena, respectivamente.

         Obs.: não é necessário contar ou mostrar aos colegas e evangelizadores o que estão escrevendo, também não precisam colocar o nome.

         Sexto momento: o evangelizador retira da caixa grande os papeizinhos, conversando com as crianças sobre os medos que elas têm, tentando entender o porquê do medo e qual é a melhor atitude quando ele surgir. O mesmo será feito com os medos médios e os pequenos medos, sempre sem identificar quem escreveu ou possui aquele medo. Os evangelizandos devem se ajudar dizendo como acham que aquele medo deve ser enfrentado. Importante o evangelizador estar atendo para que eles não façam brincadeiras ou deboches dos medos que estão sendo apresentados. Lembrar que o que eu tenho medo pode não ser motivo de medo para o meu colega e vice-versa. O importante é ter respeito e nos ajudarmos mutuamente.

         Clique aqui para ver alguns medos que surgiram em nossa aula.

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]