Medos, medinhos, medões

         Prece inicial

         Primeiro momento: contar a história "Nossos medos". A história poderá ser contada através de um teatro ou com brinquedos, onde uma boneca representa a filha e um boneco o pai. Pode-se montar uma casinha com brinquedos. Observamos em nossas aulas que as crianças gostam muito deste tipo de recurso, pois identificam-se com os brinquedos.

         Segundo momento: indagar às crianças o que entenderam da história. Explicar que todas as pessoas, inclusive os adultos, têm medo de algo; que os medos mudam com o passar do tempo, à medida que se cresce em tamanho e sabedoria; que é importante saber lidar com os medos que cada um tem; que existem medos grandes, médios e pequenos medos, dependendo da intensidade da sensação.

         Terceiro momento: colocar em cima da mesa três caixas de diferentes tamanhos: uma grande, uma média e uma pequena. Distribuir pequenos pedaços de papéis para que as crianças escrevam seus medos. Primeiro escrevam aquilo que tem muito medo (medos grandes), colocando, em seguida, o papel na caixa grande. Todos devem escrever seus medos médios e pequenos medos, colocando-os nas caixas média e pequena, respectivamente.
         Obs. Não é necessário contar ou mostrar aos colegas e evangelizadores o que estão escrevendo.

         Quarto momento: o evangelizador retira da caixa grande os papeizinhos, conversando com as crianças sobre os medos que elas têm, tentando entender o porquê do medo e qual é a melhor atitude quando ele surgir. O mesmo será feito com os medos médios e os pequenos medos, sempre sem identificar quem escreveu ou possui aquele medo.


Alguns exemplos de medos que surgiram em nossa aula:

          Espíritos: todas as pessoas são espíritos, mas há os que estão encarnados e que nós enxergamos e os desencarnados, que estão sem o corpo físico por isso não os vemos. Se enxergarmos um espírito desencarnado, devemos fazer uma prece por aquele irmão, pedindo que ele possa ser auxiliado se estiver em dificuldade e que encontre a paz.

          Escuro: quando a luz se apaga tudo fica no mesmo lugar. Pode-se dormir com um abajur ou a luz de um corredor ligado até ter certeza de que está tudo bem. Se precisar ir ao banheiro é importante ligar a luz para não cair ou se machucar batendo nas coisas que não enxerga no escuro.

          Medo de morrer ou de que os pais morram: todos vamos desencarnar um dia, voltando ao mundo espiritual; cada um tem o seu momento, ninguém morre antes da hora certa. Importante ter fé em Deus, pois Ele sabe quanto tempo cada pessoa deve viver. A fé em Deus e na vida após a morte nos ajuda a entender e aceitar a separação (provisória) daqueles que desencarnaram antes de nós. Um dia, podemos nos reencontrar, no mundo espiritual, com nossos parentes e amigos desencarnados.

          Medo de monstros: não assistir filmes de terror, pedir aos pais que olhem embaixo da cama para ter certeza de que não há monstros.

          Medo de ficar doente, de ser atropelado: tomar os cuidados necessários com o corpo, comendo comidas saudáveis, fazendo exercícios físicos, tendo bons pensamentos, olhar bem para os dois lados da rua antes de atravessar.

          Medo de barata: chamar alguém para matar a barata.

         A conversa também deve abordar a fé e a confiança em Deus, a importância da prece nos momentos de dificuldade, a presença do nosso espírito protetor (anjo da guarda) que auxilia e inspira coragem. Lembrar que todos enfrentamos perigos, tristezas e dificuldades durante a vida, mas que também fazem parte da vida a alegria e a felicidade. Importante sempre conversarmos com nossos pais ou responsáveis sobre as nossas dificuldades e nossos medos, pois eles são as pessoas mais próximas de nós e podem nos auxiliar com seus conselhos e esclarecimentos.

Atividade:

         1) Recortar pequenos pedaços de cartolina preta (altura 10cm X 07cm largura). Poderão ser feito recortes nas extremidades para se introduzir a figura abaixo, em forma de retrato ou simplesmente colar uma das partes;

Modelo 1

         2) Xerocar em uma lâmina um desenho onde apareçam vários objetos, por exemplo, uma criança em seu quarto (estante com livros, abajur, cortina, cama, quadro, brinquedos)-altura 07cm X 05cm largura;

Modelo 2

         3) Montar o "porta-retrato";

Modelo 3

         4) Distribuir para os evangelizandos xerox de uma lanterna para que eles pintem e recortem. A parte da lanterna onde tem o círculo deverá ser deixada em branco. Clique aqui para ver o modelo;

Modelo 4

         5) Quando a lanterna estiver pronta pedir que eles introduzam entre a cartolina e a lâmina de modo que eles possam identificar os objetos do desenho;

Modelo 5

         6) Neste momento o evangelizador deve lembrá-los da importância da prece nos momentos de medo e dificuldade. Que assim como a lanterna iluminou os objetos com sua luz, também a prece ilumina nossa vida, dando-nos a coragem necessária para enfrentarmos os nossos medos.




Algumas observações que podem ajudar pais e evangelizadores:

         - Sentir medo de fatos do cotidiano como morte, assalto, ir mal na escola demonstram que a criança está tomando consciência do mundo real, deixando de lado o imaginário (medo da bruxa, do lobo mau).

         - O temor de determinadas situações, em crianças e adultos, é necessário para sua autoproteção, pois quem não tem medo de nada corre sérios riscos.

         - Importante que a criança tenha oportunidade de identificar, falar e administrar seus medos, seja com a ajuda de pais, irmãos, tios, amigos ou professores.

         - A atitude dos pais ou responsáveis pela criança demonstrando segurança e apoio à criança (sem nunca menosprezar os sentimentos da criança) auxilia na superação das dificuldades enfrentadas.

         - Os pais devem dar o exemplo, demonstrando fé e confiança em Deus e em si mesmos. Também devem ter atitudes de prevenção e administração dos temores, podendo relatar à criança como lidam com seus medos, traduzindo uma relação de confiança e troca.

         Prece de encerramento



         

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