Aula 05 - Deus Pai e Criador - Reino Mineral - Pedras (E metais)

         Objetivo específico: dizer quem criou as pedras. Saber a importância das pedras e do Reino Mineral. Agradecer a Deus por ter criado as pedras.

         1º momento: prece Inicial.

         Acolhida com música

Boa tarde crianças do meu coração
Vocês estão na Evangelização!
Chegou a hora de brilhar a luz
Vamos estudar o evangelho de Jesus!


         Vamos cantar mais um pouco?

      Cativar
(Grupo Arte Nascente)

Há uma palavra perdida
Já quase esquecida me vem relembrar

Contendo sete letrinhas e todas juntinhas
Se lê cativar
Cativar é amar
É também carregar
Um pouquinho da dor
Que alguém tem que pra levar

Cativou, cativou, disse alguém, disse alguém
Laços fortes criou,
Responsável é você, somos nós
Pelo que cativou

Num deserto tão só
Entre homens de bem
Vou tentar cativar
Viver perto de alguém



         Momento das novidades: enquanto o(s) evangelizador(es) organiza(m) o material de contação, os evangelizadores conversam sobre a semana.

         2º momento: história.

         Há muito tempo atrás Deus, que é o nosso Pai e Criador, no seu infinito amor e bondade criou, com uma perfeita harmonia, todo o Universo, que é enorme, infinito... E nele criou os sistemas solares juntamente com os planetas, dentre eles o planeta Terra, nossa amada casa. Então, Deus entregou o nosso planeta pra Jesus cuidar, proteger e organizar! Jesus é um Espírito puro, muito evoluído, por isso cuida muito bem do nosso mundo!

         Deus é tão bom que criou a lua e as estrelas (colocar no planeta) que iluminam o céu quando é noite, e ele também nos deu o Sol (esconder as estrelas e lua e colocar o sol no planeta), que ilumina e nos aquece durante o dia... e o planeta ficou tão quente, tão quente que Deus nos deu de presente a água (pegar o “rio”, mostrar e colocar no planeta enquanto fala), então Ele criou os rios, os lagos e os mares! O sol aquece a água lá na Terra e aí ela evapora e sobe lá no céu pra formar sabem o quê? As nuvens - colocar as nuvens no planeta. E o sol aquece as nuvens também e elas viram chuva (usar spray de água).

         O nosso planeta estava passando por muitas transformações, havia uma pedra muito grande (trazer uma pedra grande confeccionada em papel pardo) um raio caiu em cima dela e a dividiu em muitos de pedaços - pedaços grandes e pedaços pequenos (abrir ao meio a pedra de papel pardo de onde sairão pedras de vários tamanhos – fazer com o mesmo papel pardo e colocar mais escuras de feltro no meio...)

         Algumas pedras foram parar bem longe, outras caíram bem perto. Algumas caíram dentro da água e outras caíram fora da água. Algumas caíram lá no pezinho da Fulana, no braçinho da Cicrana... Umas caíram por cima da terra, outras caíram debaixo da terra (colocá-las embaixo do planeta...). Outras pedras caíram por cima da terra e veio o vento e soprou com força, levantou poeira e veio mais areia que caiu por cima delas. A chuva molhou tudo e as pedras ficaram escondidas e se transformaram em lindas pedras, chamadas de pedras preciosas (mostrar algumas e nomear as cores, falar do brilho...). As pedras são frias. Há pedras lisas e pedras cheias de pontas; pedras grandes e pequenas; pesadas e leves; pedras escuras e pedras claras, pedras coloridas e pedras sem graça.

         As pedras, assim como a água, são do REINO MINERAL, não tem vida, mas são muito importantes em nossas vidas, pois com elas construímos: casas, muros, estradas, ruas, escadas... Elas fazem parte da nossa evolução. Lapidando a pedra preciosa que existe em nós, fazemos brilhar nosso coração!

         3º momento - experimentação: as pedras podem ser pesadas ou leves! Usar duas pedras: entregar às crianças primeiro a leve, é fácil de segurar ou não é, ela é leve, agora segure esta com a outra mão (dar uma pedra maior e mais pesada). Esta é pesada né? Difícil de segurar!

         As pedras podem ser coloridas! Mostrar pelo menos três pedras de diferentes cores, nomear as cores, olha que lindas! Essas são lisinhas! Vamos sentir! Passar a pedra na palma da mão, mas essa não é, sente (passar a pedra na palma da mão), ela é rugosa, áspera!

         E tem mais! As pedras podem ser molhadas! Querem ver! Pegar um baldinho com água e algumas pedras dentro, estimular a criança a pegar a água dentro do baldinho. Porque essas são molhadas? Porque ficam dentro dos rios! (pode-se forrar o baldinho com papel azul, como será o evangelizador que irá manusear pode ser um refratário pequeno e raso, forrado com papel celofane azul)

         Trazer uma caixa fechada, com vários tipos de pedras. Chacoalhar! O que será que tem aqui? A caixa terá um orifício (grande que permita a criança visualizar o conteúdo da caixa para não ter medo). Cada criança coloca a mão no orifício, pega uma pedra e classifica conforma as experiências anteriores: É colorida? Pesada? Leve? Lisa? Molhada? O evangelizador pode direcionar e auxiliar a atividade.

         4º momento - atividade: massinha e pedras para construir o que quiserem. A atividade pode ser direcionada pelos evangelizadores, se necessário.

         Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.




[Maternal]         [Temário]