Aula 36 - Amor ao Próximo

         Objetivos específicos: retomar os ensinos passados durante o ano, a criação divina (criação do planeta Terra, dos Reinos Mineral, Vegetal, Animal e Hominal), bem como os ensinamentos morais de Jesus desde o Seu nascimento até o retorno ao mundo espiritual.

         Música de acolhida

Boa tarde (nome do evangelizando) do meu coração
Você está na Evangelização,
Boa tarde (nome do evangelizando) do meu coração
Você está na Evangelização
Chegou a hora de brilhar a luz
Vamos estudar o Evangelho de Jesus!
(repetir com o nome de cada criança presente)


         1º momento: prece inicial.

         Vamos cantar mais um pouquinho?

      Deus
(Música extraída do Movimento Espírita do Estado do RS)

Nas conchinhas lá do mar
Nas estrelinhas do céu
No universo infinito
E comigo Deus está

Quem quiser pode escutá-Lo
No cantar de um sabiá
No sussurro lá do vento
No chuá das ondas do mar

Churuá, churuá...
Churuá, churuá...



         Momento das novidades: enquanto o(s) evangelizador(es) organiza(m) o material de contação, os evangelizadores conversam sobre a semana.

         2º momento: história.

         Essa aula é muito especial, pois ela é a última deste ano, então a evangelizadora vai precisar da ajuda de vocês. Quem está se sentindo sabido hoje? Vou contar com a ajuda de vocês, combinado?

         Há muito tempo atrás o planeta Terra foi criado por Deus. Deus, que é o nosso Pai e Criador deu de presente para Jesus cuidar, proteger e organizar o planeta Terra.

         Então Deus criou primeiro o Reino Mineral que não tem vida (colocar uma pedra de feltro), mas é muito importante para o nosso planeta.

         Depois Ele criou o Reino Vegetal (colocar a árvore no planeta). E Deus deu de presente para o Reino Vegetal alguma coisa, quem lembra o que foi? O Fluido Vital (usar bolhas de sabão e cantar).

Flu, Flu, Flu
Fluido Vital
Mora nas plantinhas
Do Reino Vegetal.


         E assim, nosso planeta já estava lindo, já havia vida, flores coloridas... Mas faltava movimento, mais sons. Então, Deus criou o que? O Reino Animal. (colocar um peixe no planeta) Quem lembra o que Deus deu de presente para o Reino Animal, além do fluido vital? O princípio inteligente! (Cantar e soprar com o canudo)

O princípio inteligente
Todo animal tem tlo tlo
Pequenininho ou grandão
Princípio inteligente ele tem tlo tlo.


         A vida animal começou na água. Depois os animais quiseram sair da água e eles evoluíram e ganharam pernas (utilizar o túnel da evolução pequeno) e apareceram os répteis e os anfíbios. E também estiveram por aqui uns animais grandalhões! Quem lembra? Os Dinossauros! Mas eles não puderam permanecer aqui porque eram animais muito grandes, mais ou menos do tamanho de prédios bem altos... Os animais que restaram na Terra sentiam uma vontade muito grande de voar, então eles foram se modificando (utilizar o túnel da evolução pequeno) e criaram asas! Assim surgiram os insetos e as aves. Deus criou também animais selvagens: elefantes, onças, tigres, girafas, macacos, leões... Animais muito bonitos, mas também muito ferozes que devem morar somente nas florestas, onde é o lar deles.

         Deus nunca para de criar e criou também os animais da fazenda, que são muito úteis pra a vida de outros seres. As ovelhinhas que nos dão lã, vacas que dão leite, cavalos, burrinhos, porquinhos...

         Mas estava faltando alguma coisa no Reino Animal. Animais que pudessem ser nossos amigos, morar na nossa casa, bichinhos que pudessem brincar conosco, que a gente pudesse fazer carinho.... O que será que o Papai do céu criou então? Os animais domésticos: cachorro, gato, coelho...

         Deus, nosso Papai do céu, viu que o nosso planeta estava quase perfeito, então precisava de alguém capaz de ajudar Jesus a cuidar do nosso mundo, proteger e conviver com todos os Reinos, alguém com sentimento e inteligência. Então, Ele deu de presente para o nosso planeta, o Espírito (luz pisca-pisca). O Espírito que morava no mundo espiritual veio habitar a Terra e recebeu de Deus um grande presente: o corpo humano.

         Papai do céu criou o corpo de homem e o corpo de mulher (boneco de feltro). O nosso corpinho para que o Espírito pudesse evoluir aqui na Terra.

         E quem lembra qual foi o presente que o Papai do Céu deu para o ser humano? O Pensamento Contínuo! (O evangelizador veste o colar do pensamento contínuo no bonequinho e canta a música)

Pensa, pensa, pensa bem
Todo ser humano tem
O pensamento é contínuo
Na menina e no menino
Pensa, pensa, pensa bem
O adulto também tem
Pensa, pensa, pensa assim
O pensamento não tem fim.


         Então nós, seres humanos, além do fluido vital, recebemos de presente o pensamento contínuo. É através do corpo que o Espírito se manifesta aqui no nosso planeta! Vocês já viram como o nosso corpinho é lindo? Temos as pernas e os pés para andar, os braços e mãos para abraçar e trabalhar, os olhos para ... enxergar. O nariz para... respirar, a boca para... falar. O ouvido para... escutar. A cabeça para... pensar. Deus colocou em nós o coração, que representa o lugar dos sentimentos. Vamos colocar a mão em nosso coração e senti-lo bater? Quem conseguiu?

         Então, voltando a nossa história, muito tempo havia se passado desde que Deus criou o nosso planeta e todos os Reinos, e o nosso planeta ainda passava por muitas transformações. Há mais ou menos uns dois mil anos havia muitas pessoas vivendo no planeta, mas muitas dessas pessoas não estavam fazendo o bem, não estavam cuidando com carinho de toda a criação. Algumas pessoas não ajudavam aos necessitados e não sabiam amar uns aos outros.

         Então, Deus enviou um presente ao nosso planeta! Quem lembra qual foi o presente? Jesus! Jesus cuida de todo o planeta Terra lá do mundo espiritual e agora Ele estava aqui, entre nós, e nasceu em um lugar simples, em Belém, já nos ensinando a sua primeira lição: humildade. Jesus veio nos ensinar a fazer o bem e se tornou nosso Mestre. Ele ensinava com o seu exemplo e também contando histórias, se tornando o maior contador de histórias que existiu no nosso planeta.

         Jesus percorreu muitas cidades e povoados, transmitindo seus ensinamentos através de suas histórias. Ele contava pertinho do povo, e grandes grupos de pessoas se reuniam ao seu redor para escutar sua palavra, suas histórias, que sempre traziam grandes lições de amor, caridade, humildade e tocavam o coração de quem o escutava.

         Um dia Jesus reuniu os seus discípulos para a última ceia, lembram? Ele repartiu o pão e o vinho, e lavou os pés dos seus amigos, em um grande exemplo de humildade. Após, Ele fez uma prece, e sabia que sua missão estava cumprida aqui na Terra. Ele desencarnou, voltou ao mundo espiritual, deixou o corpo material e voltou a cuidar do nosso mundo lá do Plano Espiritual, em Espírito (mostrar o Espírito) e nós podemos conversar com Ele através da prece, igual falar no telefone com quem está longe...

         3º momento - vivência: toda a criação de Deus evolui com o passar do tempo, os minerais, as plantas, os animais, será que nós os seres humanos também evoluímos? Sim. Quando nós evoluímos ficamos melhores, mais amorosos, mais caridosos, mais humildes, os nossos sentimentos de amor aparecem mais nas nossas ações, qual é o órgão do sentimento? O coração.

         Eu vou passar no túnel para ver o que acontece (o evangelizador passa e sai com um coração de cartolina colado no peito) Olha meu coração está mais visível, acho que eu me modifiquei, eu evolui... Quem quer evolui também? Passar cada uma das crianças no túnel e na saída colar um coração de cartolina no peito. Nossa, a Camile evoluiu! Olha, o coração dela está enorme, acho que tem mais amor nos seus sentimentos... E assim com cada uma das crianças.

         Se elas quiserem passar novamente, levar acessórios (anéis, tiaras, relógios...) para colocar na saída do túnel, a cada passada ficam mais evoluídos, mais bonitos, tanto no corpinho físico quanto no espírito, na alma, no coração...

         4º momento - atividade: colorir desenho com o tema da aula.

         Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.




[Maternal]         [Temário]