Objetivos específicos: identificar as palavras mágicas. Tratar os outros como gostaríamos que fossemos tratados, conforme Jesus ensinou.
Música de acolhida
1º momento: prece inicial.
Vamos cantar mais um pouquinho?
Momento das novidades: enquanto o(s) evangelizador(es) organiza(m) o material de contação, os evangelizadores conversam sobre a semana.
2º momento: história.
Lembram que Deus criou o planeta Terra lá no Universo, e entregou para Jesus cuidar. Jesus encarnou, nasceu, cresceu e foi dando muitos exemplos de bondade e de amor e depois de cumprir sua missão aqui na Terra, ele desencarnou e voltou lá para o Mundo Espiritual (mostrar períspirito de Jesus).
Agora Jesus continua nos cuidando lá do Mundo Espiritual...
Mas Ele nos deixou muitas lições importantes, uma delas é a de amar e respeitar a nossa família.
Vocês lembram do Toninho, que foi posar na casa do João? Eles fizeram a Noite do Pijama, onde ele aprendeu uma lição, que a melhor família é a nossa família, é o presente que o papai do céu nos deu.
As Palavras Mágicas (história da Coleção Conte Mais)
E passado alguns dias, Toninho recebeu em sua casa, o seu primo Gilberto que estava de férias da escola. Mas a sua tia Paula estava um pouco preocupada com Gilberto, ele não era desobediente, pelo contrário ele era obediente e comportado. Só que o Gilberto não era um menino amável, querido, atencioso. Ele nunca dizia “muito obrigada” para ninguém, não cumprimentava as pessoas, nem pedia as coisas com delicadeza.
Um dia, ele e Toninho estavam brincando de carrinhos, e Gilberto tomou das mãos de Toninho o brinquedo sem pedir, era um costume muito feio.
Outro dia, eles foram escovar os dentes quando Gilberto chegou empurrando Toninho, sem pedir licença. Toninha estava muito chateado com seu primo, e quando foram jogar futebol Gilberto deu um empurrão em seu primo, e então ele caiu e esfolou seu joelho, e o primo Gilberto não se importou. Toninho já não estava gostando mais dele.
Certo dia, tia Paula pediu para Gilberto buscar pão na padaria, e ele chegou bem bruto pedindo:
- Eu quero um quilo de pão! – falou gritando.
No outro dia que ele também foi a padaria, aconteceu a mesma coisa, o dono nunca lhe dava uma bala , o que costumava fazer com outras crianças.
Por isso, que sua tia Paula andava preocupada com seu comportamento.
Um dia Gilberto entrou na cozinha e viu que a tia estava se preparando para fazer um bolo, e falou:
- Eu quero um bolo só pra mim!
E a tia disse:
- Pode ser, mas antes você terá que dizer algumas palavras mágicas. Se você disser, eu farei o bolo.
Gilberto ficou intrigado. Mas logo se lembrou de uma história que a vovó havia contado, por isso gritou:
- Abracadabra! Abracadabra!
- Não, não são estas as palavras mágicas – disse a tia sorrindo.
Gilberto pensou, pensou...
- Sim salabim! Sim salabim! – gritando.
Dona Paula sacudiu a cabeça negativamente.
- Não, também não são essas!
- Plim plim plim, plim plim plom! - gritou.
- Não, não! – disse a tia achando graça das invenções do sobrinho.
Gilberto não sabia mais o que dizer. Pensou, pensou... Então desanimado falou:
- Por favor, tia Paula, quais são as palavras mágicas?
E surpreendido, ouviu a tia dizer:
- Viva! Você já disse as palavras mágicas. Pronto! Vou fazer um lindo bolo pra você.
O menino ficou intrigado. Depois lembrou-se, e muito contente comentou:
- “Por favor” ... hum... então são estas as palavras magicas que conseguem tudo?
Tia Paula disse que sim, e ensinou ainda outras palavras mágicas que fazem com que todo mundo goste da gente, como por exemplo: “com licença”, “por favor”, “por gentileza”, “muito obrigado” e assim seremos bem queridos por todos.
Gilberto ouviu tudo com muita atenção e prometeu nunca mais esquecer as tais palavras mágicas. E começou a cumprir sua promessa, pois quando a tia lhe apresentou o lindo bolo bem cheiroso, ele muito gentil falou sorrindo:
- Muito obrigado, tia Paula, muito obrigado!
3º momento - vivência: e vocês, sabem usar as palavras mágicas? Então vamos ver!
* Uma criança tenta passar para o outro lado da sala, mas a profe esta no meio do caminho, o que ela deve dizer? (pedir licença e após agradecer).
* Uma criança deixa cair um lápis perto da prof e não consegue alcançar. O que ela deve dizer? (pedir por favor para que a profe alcance e após agradecer).
* Fazer de conta que uma criança chega na casa da profe, o que ela deve dizer? (deve cumprimentar e dizer boa tarde).
Repetir com cada uma das crianças.
4º momento - atividade: pintura de desenho com situações que ilustrem o uso das palavras mágicas.
Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.