Aula 34 - Ensinamentos de Jesus nas Relações Sociais - As famílias dos nossos amigos

         Objetivos específicos: identificar as diversas famílias criadas por Deus, estabelecendo a diferença entre elas. Saber que a família é presente de Deus e que estamos na família que precisamos.

         Música de acolhida

Boa tarde crianças do meu coração
Vocês estão na Evangelização!
Chegou a hora de brilhar a luz
Vamos estudar o evangelho de Jesus!


         1º momento: prece inicial.

         Vamos cantar mais um pouquinho?

      Deus
(Música extraída do Movimento Espírita do Estado do RS)

Nas conchinhas lá do mar
Nas estrelinhas do céu
No universo infinito
E comigo Deus está

Quem quiser pode escutá-Lo
No cantar de um sabiá
No sussurro lá do vento
No chuá das ondas do mar

Churuá, churuá...
Churuá, churuá...



         Momento das novidades: enquanto o(s) evangelizador(es) organiza(m) o material de contação, os evangelizadores conversam sobre a semana.

         2º momento: história.

         Lembram que Deus criou o planeta Terra lá no Universo, e entregou para Jesus cuidar? Jesus encarnou, nasceu, cresceu e foi dando muitos exemplos de bondade e de amor e depois de cumprir sua missão aqui na Terra, ele desencarnou e voltou lá para o Mundo Espiritual (mostrar períspirito de Jesus).

         Agora Jesus continua nos cuidando lá do Mundo Espiritual...

         Deus, para manter a ordem no Universo, criou leis que nos regem, como a lei de justiça, de amor e de caridade. Vocês lembram da Marina, da história da semana passada? Lembram que ela ajudou o Toninho a encontrar o cachorrinho? Pois é, ela praticou a caridade!

         Noite do Pijama

         Toninho tem um amigo na escola que se chama João. Eles adoravam brincar juntos, jogar bola, colorir desenhos e conversar...

         Um dia Toninho convidou João para dormir na sua casa depois da aula, pois ele iria fazer uma noite do pijama!

         João achou a ideia do amigo fantástica e pensou: - Nossa!!!

         Como a família do Toninho é legal! Deixam ele fazer a noite do pijama em casa!

         Mesmo nunca tendo participado de uma noite assim, João chegou em casa muito animado depois da aula e perguntou aos seus pais se poderia ir dormir na casa do Toninho no dia seguinte. O papai e a mamãe disseram que sim, então ele começou arrumar a sua mochila e fazer muitos planos, pois estava muito feliz com a novidade.

         No outro dia, a mãe de Toninho levou os meninos para casa depois da aula e, sem demora, os dois foram brincar no quintal, onde se divertiram muito.

         Depois jogaram bola, brincaram de se esconder e a todo momento João pensava que a casa de Toninho era muito mais divertida que a sua, os brinquedos dele pareciam muito mais legais do que os seus! Ele achou que até os pais do amigo eram mais bonzinhos do que os seus.

         - Acho que vou querer ficar aqui nesta casa pra sempre! – pensou.

         Após muito se divertirem, tomaram banho, jantaram e chegou a hora de ir para cama.

         O papai de Toninho montou um acampamento muito legal no quarto para os meninos dormirem...

         Logo que deitaram, Toninho pegou no sono, estava cansado... Só que João achou estranho deitar sem a mamãe lhe dar um beijo de boa noite e fazer uma prece com ele. Também sentiu falta de ouvir uma historinha, o que sempre acontecia na sua casa... Logo começou a se revirar no colchão, e sem conseguir pegar no sono, ficou lembrando de sua caminha, de sua maninha Gabi! Estava com saudade da sua casa e de sua família!

         Então João começou a chorar baixinho. Passou um tempo, e a mamãe de Toninho o ouviu e veio até o quarto.

         - O que houve querido? Por que está chorando? – perguntou a mãe de Toninho.

         - É que eu achei que aqui era a melhor casa do mundo, mas agora eu vi que eu gosto mais da minha casa e não estou

conseguindo dormir aqui.

         Então a mãe de Toninho explicou carinhosamente pra ele:

         - Claro João, você tem razão: o melhor lugar pra gente estar é na nossa casa com a nossa família. A família que Deus nos deu de presente! Você só vai ficar uma noite aqui e amanhã voltará para sua casa. Eu ficarei aqui até você pegar no sono, não se preocupe! É normal estranhar quando estamos longe de casa.

         João ficou mais aliviado e confiante. Logo conseguiu dormir, pensando que aprendeu a importante lição de que nenhuma casa ou família é melhor ou pior que a outra, elas são apenas diferentes!

         3º momento - conversa dialogada.

         * Qual foi a lição que João aprendeu?

         * As famílias são diferentes? Algumas famílias são formadas pelo papai e a mamãe, outras só pela mamãe, ou com a vovó também. Outras, ainda, são formadas pelo titio e a titia, que cuidam com muito carinho, que amam, que protegem...

         * Qual é a melhor família? A melhor família será sempre a nossa, que é um presente do Papai do Céu! É sempre juntinho da nossa família que nos sentimos bem, porque Deus sabe direitinho quem deve nos cuidar, nos amar, nos ensinar a ter disciplina. Não importa com quem vivemos, sempre aqueles que nos amam, amparam-nos; são os responsáveis pela nossa educação, são as pessoas certas, que formam a nossa família.

         4º momento - atividade: desenhar a sua família.

         Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.




[Maternal]         [Temário]