Objetivos específicos: entender que Jesus é nosso mestre, retornou para o lar espiritual, mas deixou muitos ensinamentos, dentre eles a Caridade. Compreender que é muito importante sermos caridosos nas relações de sociais e de amizade. Identificar que os coleguinhas da evangelização e os evangelizadores são nossos amigos; e que as pessoas da nossa família também são nossos amigos.
Música de acolhida
1º momento: prece inicial.
Vamos cantar mais um pouquinho?
Momento das novidades: enquanto o(s) evangelizador(es) organiza(m) o material de contação, os evangelizadores conversam sobre a semana.
2º momento: história.
Vocês lembram que Deus criou o nosso Planeta Terra lá no Universo, e entregou para Jesus cuidar? Jesus encarnou, nasceu, cresceu, e foi dando muitos exemplos de bondade e amor Depois de cumprir sua missão, ele desencarnou e voltou ao mundo espiritual (mostrar o perispírito de Jesus).
Agora Jesus continua cuidando de todos nós, de todo planeta Terra lá do mundo espiritual, e podemos sempre conversar com ele através da prece feita com o coração.
Jesus nos trouxe muitos exemplos enquanto esteve encarnado. E um deles foi a obediência, Deus, nosso Papai do Céu, para manter a ordem no Universo criou leis que nos regem, essas leis são verdadeiras e imutáveis, como as leis de justiça, de amor e de caridade, leis que devemos seguir para evoluir e encontrar a verdadeira felicidade, para sentir o coração cheio de amor e alegria.
A gente começa aprender a obedecer com os adultos responsáveis por nós como a Paulinha (mostrar bonequinha da história da aula passada), lembram que ela não obedeceu a mamãe que mandou colocar casaco para não passar frio?
Pois a Paulinha tem uma amiga muito querida que se chama Marina (mostrar a bonequinha). Certo dia Marina saiu para visitar a sua vovó que estava muito doente e precisava de companhia, pois morava sozinha.
Ia toda feliz pelo caminho quando encontrou o Toninho muito assustado e nervoso.
- O que aconteceu Toninho? - perguntou Marina.
É que meu cachorrinho Tomy, saiu para passear e até agora não voltou. Por isso, estou preocupado.
Não fique nervoso, vamos procurá-lo.
E juntos saíram à procura do cachorrinho Tomy. De repente, viram o cachorrinho e saíram em sua direção. Chegando lá, Tomy estava chorando, pois seu pezinho ficou preso na lama em meio a raízes e não conseguia tirá-lo.
Marina e Toninho ajudaram Tomy. Depois Toninho agradeceu a Marina por tê-lo ajudado a encontrar e salvar seu cachorrinho.
Foi então que Toninho perguntou:
- Mas, Marina, para onde você estava indo?
- Ah! Eu vou visitar minha avó que está muito doentinha.
- Então podemos ir com você? Posso levar algumas frutas do quintal de minha casa para vovó se alimentar bem e melhorar logo!
- Claro, vamos sim, pois ela ficará contente com nossa visita. Vamos pegar as frutas.
Já estavam no caminho quando escutaram o barulho de alguém chorando. Era uma menina chamada Luísa, que morava ali por perto e que estava triste porque havia caído e machucado seu pé.
- Aiaiai.... Cortei meu pé em uma pedra....
- Calma, disseram as crianças, vamos te ajudar!!
Toninho correu pegar a caixa de primeiros socorros em sua casa e Marina fez um curativo no ferimento de Luísa.
- Obrigada, amigos, por me ajudarem. Mas para onde vocês estavam indo?
- Vamos para casa da Vovó que está doente e precisa de ajuda!
- Posso ir com vocês? Posso fazer uma sopinha de legumes para vovó melhorar.
- Vamos sim, com tantos cuidados a vovó ficará bem, muito mais rápido!!
Chegando à casa da vovó, Luísa foi logo à cozinha preparar uma sopinha bem quentinha para ela.
Toninho entregou um cesto cheio de frutas frescas para vovó, que ficou feliz com tanto carinho recebido pela visita de amigos tão pequenos ainda.
Muito contente vovó agradeceu às crianças pela amizade e também a Jesus por ter ensinado que devemos ser caridosos.
3º momento - vivência: Quem é nosso amigo?
Fazer a descrição física de cada evangelizando para as crianças adivinharem o nome da criança.
Bater palmas quando acertarem e dizer: Muito bem! A Maria Clara é nossa amiga!
Por último, descrever um amigo especial, que nos ama até quando fazemos coisas erradas, porque Ele sempre perdoa e nos ensina a sermos bons: Jesus!
4º momento - atividade: colorir o desenho e entregar de presente ao amigo da esquerda, para que ele cole no caderno o desenho do amigo.
Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.