Objetivos específicos: saber quem criou os astros e para que servem. Agradecer a Deus pela criação e a Jesus pela proteção.
Acolhida com música
1º momento: prece inicial.
Momento das novidades: enquanto o(s) evangelizador(es) organiza(m) o material de contação, os evangelizadores conversam sobre a semana.
Vamos cantar mais um pouquinho?
2º momento: história.
Deus é o nosso Pai e Criador, no Seu infinito amor e bondade criou, com uma perfeita harmonia, todo o Universo, que é enorme, infinito... E nele criou os planetas, dentre eles o planeta Terra (mostrar o planeta), nossa amada casa (nossa morada), que nos abriga e nos aconchega.
Deus é tão bom, tão bom que nos o deu um irmão mais velho, um Espírito muito evoluído e que também foi criado por Ele para nos cuidar, nos proteger, esse Espírito se chama Jesus (mostrar o boneco). Jesus acompanhou toda criação, pois sabia que ficaria responsável por cuidar do Planeta Terra, desde então Ele nos cuida e nos orienta muito bem, amando e protegendo cada um de nós, com um carinho muito especial.
No início o nosso planeta estava muito escuro (apagar as luzes e escurecer a sala), não dava para ver nada. Então Deus, nosso Papai do Céu é tão bom que criou o Sol que ilumina e aquece o nosso planeta! (sol aparece iluminado por lanterna – clarear a sala).
Música
O sol fica lá no céu (colocar sol de feltro no planeta) iluminando o nosso mundo quando é dia, mas o nosso planeta gira e esconde o sol, tudo fica escuro de novo e chega à noite. Então Deus nos deu mais presentes para iluminar o nosso céu quando é noite: a lua e as estrelinhas! Vejam só como nosso céu fica lindo a noite (apagar as luzes e cobrir a sala com TNT preto cheio de estrelinhas de EVA com glitter, usar lanterna na lua para iluminar), girar o planeta para demonstrar o dia e a noite.
Reflexão com as crianças: estimular as crianças a trocarem ideias sobre as diferenças e utilidades do dia e da noite.
3º momento: música.
Cantar novamente a música do sol.
4º momento: atividade de colar o sol, a lua e as estrelas em feltro em um pequeno planeta azul de feltro (com chaveiro), simbolizando o dia de um lado e a noite do outro.
Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.