Objetivos específicos: compreender que Deus, o nosso Papai do Céu, é bom e sábio, e sempre está nos cuidando, disposto a nos resgatar se sairmos de seu caminho. Ele nunca desiste de nós. Jesus é o nosso mestre e irmão, o modelo e guia, e deixou muitos exemplos de amor através da sua vivência e da sua palavra.
Música de acolhida
1º momento: prece inicial.
Vamos cantar mais um pouquinho?
Momento das novidades: enquanto o(s) evangelizador(es) organiza(m) o material de contação, os evangelizadores conversam sobre a semana.
2º momento: história.
Decorar a sala com cenário de Nazaré, utilizando o Universo como recurso para o início da história:
Muito tempo se passou desde que Deus, nosso Papai do Céu, criou o planeta Terra lá no Universo, e ele ainda estava passando por muitas transformações.
Há mais de 2000 anos havia muitas pessoas vivendo no planeta e elas não estavam fazendo o bem, não estavam cuidando com carinho de toda a criação.
Então, Jesus veio encarnar aqui na Terra. Antes, Jesus cuidava de todo o planeta Terra lá do mundo espiritual e agora ele estava aqui, entre nós. O mestre Jesus veio nos ensinar com o seu exemplo e também contando histórias.
Ele foi um bebê como vocês já foram e nasceu em um lugar muito simples, dando o primeiro exemplo; o da humildade.
O tempo foi passando e Jesus cresceu, continuou nos dando exemplos e se tornou o maior contador de histórias que existiu no nosso planeta.
Jesus percorreu muitas cidades e povoados, transmitindo seus ensinamentos através de suas histórias, Ele as contava pertinho do povo, e grandes grupos de pessoas se reuniam ao seu redor para escutar sua palavra; suas histórias, que sempre traziam grandes lições de amor e tocavam o coração de quem o escutava.
Um dia Jesus estava caminhando num vilarejo quando se aproximaram muitas pessoas, algumas que faziam o bem, e outras nem tanto. Então Jesus resolveu contar ali mesmo uma história, a Parábola da Ovelha Perdida.
A Parábola da Ovelha Perdida
Um pastor possuía um grande rebanho de ovelhas, eram cem animais.
Ele gostava muito de todas elas, e cuidava delas com carinho e amor. Ele era muito bom, bom mesmo; e jamais se cansava de procurar os melhores lugares para as ovelhas pastarem; levava-as aos campos com bom pasto e às fontes, onde elas encontravam água fresca e limpa. Se alguma delas se machucava, ele atendia, se alguma estava em perigo, ele protegia.
Todas as tardes o pastor contava suas ovelhas para ver se não faltava nenhuma, e as levava para dormir no estábulo.
No outro dia, de manhã cedinho, voltava aos campos com suas ovelhas.
Mas havia uma ovelhinha muito curiosa, que foi caminhando , caminhando...
Comendo pasto, olhando as borboletas, longe, longe... O pastor estava cuidando de outras ovelhinhas, e ela se foi para longe...
No final do dia, o pastor foi contá-las como de costume, que surpresa!
Só havia noventa e nove ovelhas! O pastor contou novamente, afinal, poderia ter errado, mas não. Faltava mesmo uma ovelhinha. Ele ficou preocupado.
Pensou que sua ovelha poderia estar correndo perigo de se machucar ou se afogar.
O que ele fez? Pôs-se a procurá-la por todos os lugares. Nas encostas das rochas, nos barrancos, nos buracos. Então, lá embaixo, sob pedras, avistou a ovelhinha chorando e gritando por socorro. Por horas a fio, o pastor trabalhou até conseguir salvar o animalzinho. Como ela estava com a patinha ferida, ele a pegou no colo, levou-a até um riacho de águas fresquinhas e deu-lhe de beber. Depois, fez um curativo no ferimento, usando um pedaço de sua túnica, e voltou com sua ovelha no colo, andando muito até devolvê-la ao rebanho. E o bichinho ia ali, naquele colo quentinho, apesar da patinha ferida.
Quando o pastor foi se aproximando do rebanho com a ovelhinha nos braços, todas as outras chegaram perto gritando, conversando na linguagem das ovelhas, alegres. Elas estavam felizes pela volta da companheira e por se sentirem protegidas pelo pastor.
- Vocês gostaram da história?
- Vamos pensar: quem é o bom pastor? Quem são as ovelhas? Com o auxílio do boneco Jesus e dizer: “Jesus um certo dia falou: EU SOU O BOM PASTOR, o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.
Jesus cuida de todas as ovelhas;
Jesus ama todas as ovelhas;
Jesus protege todas as ovelhas;
Todas as ovelhas são importantes, são preciosas, especiais.
Ele conhece todas as ovelhas pelo nome, Jesus conhece a Amanda; (nomear cada criança), cuida da Amanda, protege-a.
Se alguém se perder de Jesus, o bom pastor vai busca-lo.
Se estivermos perdidos, tristes, o que podemos fazer? Chamar o bom pastor, Jesus.
Jesus não desiste de nós.
Vamos cantar mais um pouquinho?
3º momento: vivência.
a ovelhinha se distanciou de Jesus, vamos ajudar o bom pastor? Vamos procurá-la? Esconder uma ovelha na sala, ou na sala ao lado, e as crianças devem ser o bom pastor e procurá-la.
4º momento - aividade: colorir a máscara da ovelhinha e colar algodão.
Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.