Objetivos específicos: entender que Deus, o nosso Papai do Céu, é bom e sábio, e sempre nos dá uma nova oportunidade quando nos arrependemos de verdade. Jesus é o nosso mestre e irmão, o modelo e guia, e deixou muitos exemplos de amor através da sua vivência e da sua palavra.
Música de acolhida
1º momento: prece inicial.
Vamos cantar mais um pouquinho?
Momento das novidades: enquanto o(s) evangelizador(es) organiza(m) o material de contação, os evangelizadores conversam sobre a semana.
2º momento: história.
Decorar a sala com cenário de Nazaré, utilizando o Universo como recurso para o início da história:
Muito tempo se passou desde que Deus, nosso Papai do Céu, criou o planeta Terra lá no Universo, e ele ainda estava passando por muitas transformações.
Há mais de 2000 anos havia muitas pessoas vivendo no planeta e elas não estavam fazendo o bem, não estavam cuidando com carinho de toda a criação.
Então, Jesus veio encarnar aqui na Terra. Antes, Jesus cuidava de todo o planeta Terra lá do mundo espiritual e agora ele estava aqui, entre nós. O mestre Jesus veio nos ensinar com o seu exemplo e também contando histórias.
Ele foi um bebê como vocês já foram e nasceu em um lugar muito simples, dando o primeiro exemplo: o da humildade.
O tempo foi passando e Jesus cresceu, continuou nos dando exemplos e se tornou o maior contador de histórias que existiu no nosso planeta.
Jesus percorreu muitas cidades e povoados, transmitindo seus ensinamentos através de suas histórias, Ele as contava pertinho do povo, e grandes grupos de pessoas se reuniam ao seu redor para escutar sua palavra; suas histórias, que sempre traziam grandes lições de amor e tocavam o coração de quem o escutava.
Um dia Jesus se sentou à beira de um lago. Uma grande multidão se juntou ao seu redor. Havia tanta gente que Jesus entrou em um barco e se sentou; e toda a multidão permaneceu de pé na praia, quando Jesus começou a contar uma de suas histórias que se chama: Parábola do Semeador...
A Parábola do Semeador...
Um semeador, como fazia todos os dias, saiu de casa e se dirigiu ao seu campo para nele semear os grãos de trigo que possuía, honrando a Deus com seu trabalho honesto.
Começou a semeadura. Enquanto lançava as sementes ao campo, algumas caíram no caminho, na pequena estrada. Você sabe que os passarinhos costumavam acompanhar os semeadores ao campo, para comer as sementes que caem ao chão? Pois, foi que isso aconteceu.
Alguns grãos caíram na beira da estrada, e os passarinhos, rápidos, desceram voando e comeram os grãos.
O semeador, porém, continuou semeando. Outras sementes caíram num lugar pedregoso. Havia ali muitas pedras e pouca terra. As sementes nasceram logo naquele solo, porém o solo não era profundo, e as raízes do trigo não cresceram por causa das pedras. Assim, com o calor do sol forte, foi queimando, murchou e morreu.
Outros grãos caíram num pedaço do campo onde havia muitos espinheiros. Lá o trigo também nasceu, porém, quando cresceu, foi sufocado pelos espinhos e morreu.
Uma última parte das sementes caiu numa terra boa e preparada, longe dos pedregulhos e dos espinheiros. E o trigo ali semeado deu uma colheita farta. Cada grão produziu muitos outros grãos.
Jesus é o nosso Divino semeador, Ele semeia diariamente as sementes de amor nos corações das pessoas. E os nossos coraçõezinhos são comparáveis aos quatro terrenos da nossa historinha:
* “o terreno do caminho” é aquele coraçãozinho que ouve os ensinamento de Jesus, mas não dá valor, assim a sementinha nem nasce;
* “o solo cheio de pedras” é aquele coraçãozinho que escuta os ensinamentos se anima, porém no primeiro problema ou sofrimento já os abandona, assim a sementinha até nasce, mas logo morre;
* “a terra cheia de espinheiros” é aquele coraçãozinho que ouve os ensinamento e os pratica por um determinado tempo, mas depois os abandona porque encontra outros interesses, assim a sementinha de amor é sufocada pelos espinhos e morre;
* “o terreno lavrado e bom” são aqueles coraçõezinhos que praticam os ensinamentos de Jesus sempre, fazendo o bem, agindo com amor e caridade, assim a sementinha nasce, cresce e produz muitos frutos.
Ao mesmo tempo em que o evangelizador vai falando de cada um dos quatro solos vai mostrando o coração respectivo, conforme as figuras abaixo.
3º momento: vivência.
Cada coração humano é uma espécie de terra, um dos quatro solos da nossa parábola. Então, como podemos lavrar o solo do nosso coraçãozinho, para que as sementinhas de amor de Jesus possam crescer?
Distribuir para as crianças coraçõezinhos feito de EVA vermelho, cada um com uma gravura colada nele de um dos solos referidos na parábola. Incentivar os evangelizandos a lavrar o solo do seu coração, para que as sementinhas de Jesus possam crescer e frutificar.
A atividade deve ser feita individualmente, com cada criança, como por exemplo: Amanda como que está o seu coraçãozinho? Ela vê, se estiver como o espinheiro, o evangelizador vai falando: o coraçãozinho da Amanda está como o espinheiro, como podemos melhorá-lo, como podemos preparar o solo do coraçãozinho da Amanda, para que as sementinhas de amor de Jesus possam crescer e frutificar? O evangelizador tem uma ideia: Amanda dá um abraço na coleguinha do lado. Assim, praticando o amor, o carinho, preparamos o solo do nosso coração. Depois que der o abraço, deve ser colado em cima da gravura do espinheiro a gravura do solo fértil, pois agora as sementinhas de amor de Jesus vão crescer e frutificar no coração da Amanda... Repetir com cada uma das crianças.
4º momento - registro: atividade de colorir um coração, e colagem das sementes de amor. Durante a atividade, escutar a música do semeador para harmonização.