Objetivos específicos: identificar que Jesus era uma criança muito especial e se tornou um adulto especial; identificar que Jesus é nosso Mestre, modelo e guia.
Música de acolhida
1º momento: prece inicial.
Momento das novidades: enquanto o(s) evangelizador(es) organiza(m) o material de contação, os evangelizadores conversam sobre a semana.
2º momento: história.
Muito tempo se passou desde que Deus, nosso Papai do Céu, criou o planeta Terra no Universo, e ele ainda estava passando por muitas transformações.
Há mais de 2000 anos havia muitas pessoas vivendo no planeta, mas muitas dessas pessoas não estavam fazendo o bem, não estavam cuidando com carinho de toda a criação.
Algumas pessoas não ajudavam aos necessitados e não sabiam amar uns aos outros...
Então, Deus enviou um presente ao nosso planeta!
Entre as pessoas que habitavam o nosso planeta havia um casal muito especial, que seriam os pais de Jesus aqui na Terra: o carpinteiro José e sua esposa Maria. Um dia um Espírito celeste falou para Maria: Jesus vai nascer! Jesus vai nascer! E assim aconteceu... Que alegria nasceu Jesus! Jesus nasceu da barriguinha de Maria. O Espírito de Jesus veio encarnar aqui na Terra. Antes Jesus cuidava de todo o planeta Terra lá do mundo espiritual e ele nasceu aqui, entre nós, encarnado em um corpinho de bebê. E nasceu em um lugar simples, em Belém, já nos ensinando a sua primeira lição, a lição da humildade. Jesus foi um bebê como vocês já foram, Maria cuidava muito bem dele.
O tempo foi passando, e sabem o que aconteceu?... Jesus cresceu como vocês e se tornou um menino muito especial.
Jesus era um menino que ajudava José na carpintaria, também ajudava Maria nas tarefas, arrumando a casa, ajudando na higiene para manter a saúde na família. Jesus era uma criança muito especial, pois sempre estava disposto a ajudar quem precisasse.
Quando Jesus tinha 12 anos, ele foi com seus pais e muitas pessoas a uma festa numa cidade vizinha. De volta, as criancinhas vinham brincando, enquanto as mães conversavam alegremente. Foi quando Maria notou a falta de Jesus.
Procurando o filho, foi encontrá-lo num grupo de homens que o cercavam atenciosos. Eram velhos doutores, de longas barbas brancas que com Ele conversavam. Maria ficou surpresa. ''Oh, meu filhinho conversando com estes doutores?'' Tão pequeno... Que estará ele dizendo? Pensou.
E, aproximando-se, curiosa, verificou que os senhores conversavam com Jesus tão atentos, como se o menino fosse uma pessoa grande. E como se admiravam de suas respostas!
- Que inteligência tem esse menino! Quantos anos tem?
Doze anos -respondeu Jesus - e tudo faço para agradar ao Pai que está nos céus.
- Vê-se que és um menino inteligente. Nunca encontrei uma criança que falasse em Deus, como tu o fazes.
Maria preocupada pergunta:
- Que estás fazendo, Jesus?
Estou tratando das coisas de meu Pai que está nos Céus!!
Jesus foi crescendo, crescendo, sempre falando em nosso Pai que está nos céus! Querem ver como Jesus cresceu? (usar o Túnel da Evolução)
O Mestre Jesus, gostava muito das criancinhas e falava com elas onde quer que as encontrasse.
Um dia, estava sentado à beira de um caminho, ensinando às pessoas como deviam amar a Deus, quando foram ouvidas muitas vozes de crianças.
- Afastem essas crianças! - disse um amigo de Jesus. Elas não podem perturbarem o Mestre.
- Oh, não! - respondeu Jesus docemente. Deixe que venham a mim as criancinhas, pois eu gosto muito delas.
Aproximaram-se as crianças e Jesus estendeu-lhes os braços. Todas correram para Ele, alegremente. Umas sentaram-se em seus joelhos, outros encostavam-se lhe nos ombros. Algumas o abraçavam, enquanto outras lhe seguravam as mãos! Todas queriam um pouquinho do seu carinho e amor.
- Sejam bonzinhos, que eu estarei sempre com vocês. Sejam bonzinhos para serem felizes e agradar o nosso Papai do Céu. Façam o bem como eu faço!
3º momento: vivência.
a) Vamos dar um abração em Jesus?
b) Brincadeira de Siga o Mestre (imitação). Quem quer brincar de imitar o Mestre Jesus? Iniciar com pequenas imitações, como o Mestre mandou cumprimentar os amigos. Depois imitar o Mestre dando um abraço nos amigos, fazendo um carinho, falando as palavrinhas mágicas...
4º momento - atividade: Colorir o Mestre Jesus utilizando tinta e os dedos.
Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.