Aula 23 - Jesus menino - Colaboração - O sonho de Carolina

         Objetivos específicos: identificar que Jesus foi uma criança como os evangelizandos, e desde pequenino já nos ensinava com o seu exemplo de bondade.

         Música de acolhida

Boa tarde crianças do meu coração
Vocês estão na Evangelização!
Chegou a hora de brilhar a luz
Vamos estudar o evangelho de Jesus!


         1º momento: prece inicial.

         Vamos cantar mais um pouquinho?

      Deus
(Música extraída do Movimento Espírita do Estado do RS)

Nas conchinhas lá do mar
Nas estrelinhas do céu
No universo infinito
E comigo Deus está

Quem quiser pode escutá-Lo
No cantar de um sabiá
No sussurro lá do vento
No chuá das ondas do mar

Churuá, churuá...
Churuá, churuá...



         Momento das novidades: enquanto o(s) evangelizador(es) organiza(m) o material de contação, os evangelizadores conversam sobre a semana.

         2º momento: história.

         Decorar a sala com cenário de Nazaré, utilizando o Universo como recurso para o início da história:

         Muito tempo se passou desde que Deus, nosso Papai do Céu, criou o planeta Terra lá no Universo, e ele ainda estava passando por muitas transformações.

         Então, há mais de 2000 anos havia muitas pessoas vivendo no planeta, mas muitas dessas pessoas não estavam fazendo o bem, não estavam cuidando com carinho de toda a criação. Algumas pessoas não ajudavam aos necessitados e não sabiam amar uns aos outros...

         Então, Deus enviou um presente ao nosso planeta!

         Toda a Terra estava mais bonita como a nossa sala. Entre as muitas pessoas que habitavam o nosso planeta estavam o carpinteiro José e sua esposa Maria, que viviam na Galiléia! Um dia um Espírito Celeste falou para Maria: Jesus vai nascer! Que alegria,nasceu Jesus! O Espírito de Jesus veio encarnar aqui na Terra e nasceu em um lugar simples em Belém, já nos ensinando a sua primeira lição, a lição da humildade.

         Jesus era um bebê como vocês já foram, Maria cuidava muito bem dele, dava mamazinho para Jesus, dava banho, dava comidinha e também muito carinho.

         O tempo foi passando (usar o túnel da evolução), e sabem o que aconteceu?...

         Jesus cresceu como vocês. Passar pelo túnel e cantar:

         Agora eu vou evoluir, se você quiser pode me seguir

         Jesus era uma criança como vocês, ele também brincava com outras crianças, tinha amigos e primos, e desde pequeno dava muitos exemplos de como praticar o bem.

         Jesus era um menino muito prestativo, muito colaborador, ajudava José na carpintaria, também ajudava Maria nos seus afazeres domésticos. Jesus era uma criança muito especial, pois sempre estava disposto a ajudar quem precisasse.

         Agindo sempre no bem e colaborando no lar, Jesus, nosso mestre e irmão, dava seu exemplo para outras crianças aprenderem também a fazerem o bem!

         E por falar em crianças, tem uma menina que eu gostaria que vocês conhecessem porque ela já aprendeu uma grande lição, querem ver?

         Essa é a Carolina!

         Em seguida, contar a história O sonho de Carolina, da Coleção Conte Mais, Editora FERGS.

         Vamos cantar mais um pouquinho?

      Colaboração
(Vilma de Macedo Souza CD Cancioneiro Espírita, vol. 3)

Cada um faz um pouquinho
Logo tudo fica pronto,
Cada um dá um tiquinho
Logo o pouco fica tanto.
Cada um limpa um bocado
Logo está tudo asseado,
Um estende ao outro a mão
Como amigos, como irmãos.
Um estende ao outro a mão
Como amigos, como irmãos.



         3º momento: experimentação:

         1 - Brincadeira de raciocínio lógico com situações propostas:

         As evangelizadoras vão fazendo encenações para que os evangelizandos digam o que fazer para ajudar, como por exemplo:

         a) Um evangelizador vai andando e derruba a sacola cheia de coisas no chão; estimular as crianças a pensarem como ajudar - ir juntado as coisas que caíram no chão.

         b) Deixar um lado da sala bem sujo, uma vassoura e um lixinho perto. Perguntar para as crianças se aquele ambiente está confortável, e estimular para que eles peguem a vassoura e o lixinho para limpar o ambiente.

         c) Um evangelizador senta no chão e posiciona uma maçã longe, não conseguindo alcançá-la. Sentado, fica fazendo esforços para alcançar a maçã, mas não consegue; estimular os alunos a alcançarem a maça.

         d) Deixar uma galinha de pano no canto da sala, e um pote de milho próximo, quando passar com as crianças, perguntar se aquela galinha não está com fome? O que podemos fazer? Mostrar que tem milho ali perto e estimular para que eles deem para a galinha.

         2 - Jogo: De um lado, o evangelizador fica com gravuras de pessoas machucada, pessoa com fome, pessoa com sede, pessoa com frio; do outro lado as crianças ficam com os pares, por exemplo, as figuras da pessoa sendo alimentada, agasalhada...
         O evangelizador vai mostrando uma figura de cada vez, como por exemplo, a figura da pessoa com sede, e as crianças tem de procurar entre elas quem está com o par, no caso, a figura de um copo de água. Fazer a brincadeira uma vez para cada criança, para que todos possam participar.

         4º momento: colorir um desenho referente ao personagem principal da história contada. No livro citado acima tem um desenho que poderá ser utilizado neste momento.

         Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.




[Maternal]         [Temário]