Objetivos específicos: identificar que Jesus foi uma criança como os evangelizandos, e desde pequenino já nos ensinava com o seu exemplo de bondade.
Música de acolhida
1º momento: prece inicial.
Vamos cantar mais um pouquinho?
2º momento: história.
Decorar a sala com cenário de Nazaré, utilizando o Universo como recurso para o início da história:
Muito tempo se passou desde que Deus, nosso Papai do Céu, criou o planeta Terra lá no Universo, e ele ainda estava passando por muitas transformações.
Então, há mais de 2000 anos havia muitas pessoas vivendo no planeta, mas muitas dessas pessoas não estavam fazendo o bem, não estavam cuidando com carinho de toda a criação. Algumas pessoas não ajudavam aos necessitados e não sabiam amar uns aos outros...
Então, Deus enviou um presente ao nosso planeta!
Toda a Terra estava mais bonita como a nossa sala. Entre as muitas pessoas que habitavam o nosso planeta estavam o carpinteiro José e sua esposa Maria, que viviam na Galiléia! Um dia um Espírito Celeste falou para Maria: Jesus vai nascer! Que alegria,nasceu Jesus! O Espírito de Jesus veio encarnar aqui na Terra e nasceu em um lugar simples em Belém, já nos ensinando a sua primeira lição, a lição da humildade.
Jesus era um bebê como vocês já foram, Maria cuidava muito bem dele, dava mamazinho para Jesus, dava banho, dava comidinha e também muito carinho.
O tempo foi passando (usar o túnel da evolução), e sabem o que aconteceu?...
Jesus cresceu como vocês. Passar pelo túnel e cantar:
Agora eu vou evoluir, se você quiser pode me seguir
Jesus era uma criança como vocês, ele também brincava com outras crianças, tinha amigos e primos, e desde pequeno dava muitos exemplos de como praticar o bem.
Jesus era um menino muito prestativo, muito colaborador, ajudava José na carpintaria, também ajudava Maria nos seus afazeres domésticos. Jesus era uma criança muito especial, pois sempre estava disposto a ajudar quem precisasse.
Agindo sempre no bem e colaborando no lar, Jesus, nosso mestre e irmão, dava seu exemplo para outras crianças aprenderem também a fazerem o bem!
E por falar em crianças, tem uma menina que eu gostaria que vocês conhecessem porque ela já aprendeu uma grande lição, querem ver?
Essa é a Carolina!
Em seguida, contar a história O sonho de Carolina, da Coleção Conte Mais, Editora FERGS.
Vamos cantar mais um pouquinho?
3º momento: experimentação:
1 - Brincadeira de raciocínio lógico com situações propostas:
As evangelizadoras vão fazendo encenações para que os evangelizandos digam o que fazer para ajudar, como por exemplo:
a) Um evangelizador vai andando e derruba a sacola cheia de coisas no chão; estimular as crianças a pensarem como ajudar - ir juntado as coisas que caíram no chão.
b) Deixar um lado da sala bem sujo, uma vassoura e um lixinho perto. Perguntar para as crianças se aquele ambiente está confortável, e estimular para que eles peguem a vassoura e o lixinho para limpar o ambiente.
c) Um evangelizador senta no chão e posiciona uma maçã longe, não conseguindo alcançá-la. Sentado, fica fazendo esforços para alcançar a maçã, mas não consegue; estimular os alunos a alcançarem a maça.
d) Deixar uma galinha de pano no canto da sala, e um pote de milho próximo, quando passar com as crianças, perguntar se aquela galinha não está com fome? O que podemos fazer? Mostrar que tem milho ali perto e estimular para que eles deem para a galinha.
2 - Jogo: De um lado, o evangelizador fica com gravuras de pessoas machucada, pessoa com fome, pessoa com sede, pessoa com frio; do outro lado as crianças ficam com os pares, por exemplo, as figuras da pessoa sendo alimentada, agasalhada...
O evangelizador vai mostrando uma figura de cada vez, como por exemplo, a figura da pessoa com sede, e as crianças tem de procurar entre elas quem está com o par, no caso, a figura de um copo de água. Fazer a brincadeira uma vez para cada criança, para que todos possam participar.
4º momento: colorir um desenho referente ao personagem principal da história contada. No livro citado acima tem um desenho que poderá ser utilizado neste momento.
Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.