Objetivos específicos: sentir Jesus próximo e sendo filho de Deus como nós; entender porque Jesus encarnou entre nós.
Música de acolhida
1º momento: prece inicial.
Vamos cantar mais um pouquinho?
2º momento: história.
Sala deve ser enfeitada com flores e cenário de Belém (Gruta, estrada de TNT, animais, José, Maria e burrinho). Utilizar o Universo como recurso para o início da história.
Desde o dia que Deus, nosso Papai do Céu criou nosso planeta, o planeta Terra, lá no Universo muito tempo se passou, e ele continuava se transformando... Então, há mais de 2000 anos havia muitas pessoas vivendo no Planeta, mas muitas dessas pessoas não estavam fazendo o bem, não estavam cuidando com carinho de toda a criação; algumas pessoas não ajudavam os necessitados e não sabiam amar uns aos outros. Então Deus enviou um Presente ao Nosso Planeta!
Toda a Terra estava bonita, como a nossa sala! Entre as muitas pessoas que habitavam nosso planeta havia o carpinteiro José e sua esposa Maria. Um dia, um Espírito Celeste (pisca-pisca coberto com celofane) falou para Maria: Jesus vai nascer! Jesus vai nascer! E assim aconteceu, Maria recebeu Jesus com muito amor. E Jesus foi crescendo, dentro da barriga de Maria.
Quando estava perto de Jesus nascer, Maria e José tiveram que fazer uma viagem. Tiveram que ir para Belém, porque o governo queria saber quantas pessoas havia no país e para fazer a contagem as pessoas precisavam ir para as cidades maiores. E assim eles foram, Maria viajou no burrinho porque naquela época não havia carro, nem moto, nem ônibus. José foi a pé conduzindo-a (com um cavalinho de pau, percorrer a sala). Andaram muito até chegar a Belém. Quando chegaram lá, já estava quase na hora de Jesus nascer, Foram procurar um lugar para se hospedar, mas todos os lugares estavam ocupados. Muitas pessoas foram a Belém. José e Maria estavam preocupados, já estava quase anoitecendo! Então eles se abrigaram em uma gruta, que era utilizada por pastores para passar a noite e reunir os animais, como uma estrebaria (usar uma mesinha recoberta de TNT, com musgo no chão e uma manjedoura dentro).
Estava uma noite linda! Muitas estrelas brilhavam no céu! E sobre a gruta, havia um brilho muito forte! Muitos Espíritos celestes ali estavam auxiliando José, Maria e Jesus! E nessa noite tão linda e tão especial, nasceu Jesus - convidar as crianças para auxiliarem no parto. Maria o vestiu e arrumou a manjedoura (o lugar onde os animais se alimentam) para servir de bercinho para o bebê Jesus!
E então, ao nascer em um local tão simples, Jesus, ensinou uma das suas maiores lições: a humildade! A humildade é a chave de todas as virtudes! Ouvir a música Noite Igual.
Nessa noite, um Espírito Celeste apareceu para os pastores e convidou-os a visitar Jesus! Jesus também recebeu a visita dos magos que chegaram até Ele montados em camelos, guiados por um brilho, semelhante ao brilho de uma grande estrela, era a luminosidade dos Espíritos Celestes que ali estavam. Os magos levaram presentes para Jesus. E hoje o Espírito Celeste (pisca-pisca envolto em celofane) nos convida: Venham! Nasceu Jesus! O enviado de Deus para nos ensinar a amar! Que alegria! Venham! – Convidar as crianças a visitar Jesus na manjedoura.
3º momento - vivência.
Como bebê Jesus é lindo! Jesus nasceu bebezinho igual vocês, ganhou um corpinho do Papai do céu igual a gente, Jesus nasceu aqui na Terra para nos ensinar a fazer o bem, Ele nos mostrou desde pequeno como devemos agir para sermos do bem!
Maria, a mamãe de Jesus, cuidou dele, amamentou-o, trocou as fraldas dele, igualzinho à mamãe de vocês! Vamos cuidar do bebê Jesus? Deixar as crianças segurarem o bebê, estimular para que cuidem com carinho.
Vamos fazer um presente para ele? Vamos encher um balão com muitos presentes para Jesus: amor, alegria, carinho. E entregar na gruta para o bebê. Cada criança, com a ajuda dos evangelizadores, se necessário, enche o seu balão e coloca perto da manjedoura.
4º momento - atividade: Colorir Jesus na manjedoura e fazer colagem de palha!
Download Jesus na manjedoura
Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.