Aula 18 - Deus Pai e Criador - Reino Hominal - O corpo - Sentidos (Audição e Tato)

         Objetivos específicos: conhecer os sentidos e saber como usá-los para o bem; agradecer a Deus por ter nos dado os sentidos.

         Música de acolhida

Boa tarde crianças do meu coração
Vocês estão na Evangelização!
Chegou a hora de brilhar a luz
Vamos estudar o evangelho de Jesus!


         1º momento: prece inicial.

         Vamos cantar mais um pouquinho?

      Deus
(Música extraída do Movimento Espírita do Estado do RS)

Nas conchinhas lá do mar
Nas estrelinhas do céu
No universo infinito
E comigo Deus está

Quem quiser pode escutá-Lo
No cantar de um sabiá
No sussurro lá do vento
No chuá das ondas do mar

Churuá, churuá...
Churuá, churuá...



         Momento das novidades: as crianças contam o que aconteceu durante a semana, enquanto o(s) evangelizador(es) vai(ão) organizando o material para a contação de histórias.

         2º momento: história.

         Há muito tempo atrás, Deus, que é o nosso Pai e Criador, criou o planeta Terra lá no Universo e deu de presente para Jesus cuidar, proteger e organizar. Então, Deus criou primeiro o Reino Mineral que não tem vida (colocar uma pedra de feltro), mas é muito importante para o nosso planeta. Depois Ele criou o Reino Vegetal (colocar as árvores no planeta). E o que Deus deu de presente para o Reino Vegetal? O Fluido Vital (usar bolhas de sabão)

         E assim, nosso planeta já estava lindo, iluminado, já havia vida... Mas faltava movimento, mais sons. Então, Deus criou o Reino Animal (colocar um peixe e mais alguns animais no planeta enquanto vai repetindo que Deus criou os animais).

         E o que Deus deu de presente para o Reino Animal além do fluido vital? O princípio inteligente! (soprar com o canudo) Deus, nosso Papai do Céu viu que o nosso planeta estava quase perfeito, então precisava de alguém capaz de ajudar Jesus a cuidar do nosso mundo, proteger e conviver com todos os reinos, alguém com sentimento e inteligência. Então, foi aí que Ele deu de presente para o nosso planeta, o espírito (luz pisca-pisca)! “Eu sou o espírito e tenho muitas possibilidades!” Então o espírito veio morar no planeta Terra. O espírito que morava lá no mundo espiritual veio habitar a Terra e recebeu de Deus um grande presente: o corpo humano. Papai do Céu criou o corpo de homem e o corpo de mulher (boneco de feltro), o nosso corpinho para que o espírito pudesse evoluir aqui na Terra.

         E sabem qual foi o presente que o Papai do Céu deu para o ser humano? pensamento contínuo! Vestir o colar do pensamento contínuo no bonequinho e cantar a música:

      Pensa, pensa, pensa bem
Todo ser humano tem
O pensamento é contínuo
Na menina e no menino
Pensa, pensa, pensa bem
O adulto também tem
Pensa, pensa, pensa assim
O pensamento não tem fim”.



         Então nós seres humanos além do fluido vital, recebemos de presente o pensamento contínuo!

         É através do corpo que o Espírito se manifesta aqui no nosso Planeta! Temos as pernas e os pés para andar, os braços e mãos para abraçar, trabalhar, os olhos para enxergar, o nariz para respirar, a boca para falar... Vamos movimentar o nosso corpinho?

         Em seguida cantar a música O corpinho (Grupo Segredo) ou outra música.

      O corpinho
(Grupo Segredo)

Eu tenho uma perninha que devo cuidar bem
Saber pra onde ando pra não fugir do bem
Eu corro pra lá, eu corro pra cá, eu corro pra lá também (2x)
Eu tenho uma boquinha que devo cuidar bem
Não falar mentira, pra não calar no bem
Eu canto pra cá, eu canto pra lá, eu canto pra cá também (2x)
Eu tenho um bracinho que devo cuidar bem
Auxiliar ao próximo pra não largar ao bem
Aceno pra lá, aceno pra cá, aceno pra lá também (2x)
Eu tenho um ouvidinho que devo cuidar bem
Prestar muita atenção pra só ouvir o bem
Eu ouço pra lá, eu ouço pra cá, eu ouço pra lá também (2x)
Eu tenho um olhinho que devo cuidar bem
Olhar com caridade pra enxergar o bem
Eu vejo pra lá, eu vejo pra cá, eu vejo pra lá também (2x)
Eu tenho um corpinho que devo cuidar bem
Foi Deus que me emprestou pra trabalhar no bem
E ajudo pra lá, ajudo pra cá, ajudo pra lá também (2x)

Eu corro pra lá, eu canto pra cá, aceno pra lá também
Eu ouço pra lá, eu vejo pra cá, ajudo pra lá também
Eu corro pra lá, eu canto pra cá, aceno pra lá também
Eu ouço pra lá, eu vejo pra cá, ajudo pra lá também



         3º momento: experimentação:

         Visão: Onde estão os nossos olhinhos? Para que servem? E quem não enxerga? Vamos fechar os nossos olhos? Vamos abrir? Deus nos deu os olhos para enxergarmos o nosso irmão e o nosso lindo planeta! Vamos brincar?

         Olfato: e o nariz? Para que serve? É através dele que nós sentimos muitos cheiros e também respiramos! Puxar o ar bem forte! Vamos sentir o ar entrando no nosso corpo! Assim (inspira).

         Gustação: e a boca? Com ela nós podemos falar! Dizer palavras de amor e amizade. E também é pela boca que nos alimentamos.

         Audição: e aqui nos ladinhos da nossa cabeça, o que temos? As nossas orelhinhas! Pra que elas servem? Isso mesmo, para escutar... Escutar quando as pessoas falam bem alto (evangelizador fala alto) e quando elas falam bem baixinho (sussurrar). Podemos escutar musiquinhas, escutar os ensinamentos do papai e da mamãe, escutar nossos amiguinhos, devemos usar nossa orelhinha para ouvir o bem!! Caixa de BARULHAR (chocalhos de sucata). Se houver tempo, brincar de telefone sem fio.

         Tato: Deus deu mais um presente pra nós usarmos, a nossa pele!!! Com ela podemos tocar, sermos tocados, sentir um abraço gostoso, um beijo, um carinho, com a pontinha dos nossos dedos podemos descobrir muitas coisas porque elas são muito sensíveis! Podemos sentir quando algo está quente (água morninha para sentirem a temperatura) e também quando está frio (água fria para colocar o dedinho)! Podemos sentir a chuvinha quando cai (usar o spray para fazer chuva), quem gosta de chuvinha? Podemos sentir quando arranha, quando é macio... (usar luvas com diferentes texturas).

         Todos os sentidos – Chuveiro das águas coloridas: vejam o chuveiro das águas coloridas! Vamos usar o nosso corpo para sentir as águas coloridas na nossa pele? Os olhinhos para ver as cores, o nariz para sentir o cheirinho (mamãe e bebê), a boquinha para sorrir, as orelhinhas para ouvir (guizos de barulho).

         4º momento - atividade: levar um rosto sem os olhos, nariz e boca, para eles colarem e pintarem!

         Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.




[Maternal]         [Temário]