Objetivos específicos: conhecer os sentidos e saber como usá-los para o bem; agradecer a Deus por ter nos dado os sentidos.
Música de acolhida
1º momento: prece inicial.
Vamos cantar mais um pouquinho?
2º momento: história.
Há muito tempo atrás, Deus, que é o nosso Pai e Criador, criou o planeta Terra lá no Universo e deu de presente para Jesus cuidar, proteger e organizar. Então, Deus criou primeiro o Reino Mineral que não tem vida (colocar uma pedra de feltro), mas é muito importante para o nosso planeta. Depois Ele criou o Reino Vegetal (colocar as árvores no planeta). E o que Deus deu de presente para o Reino Vegetal? O Fluido Vital (usar bolhas de sabão)
E assim, nosso planeta já estava lindo, iluminado, já havia vida... Mas faltava movimento, mais sons. Então, Deus criou o Reino Animal (colocar um peixe e mais alguns animais no planeta enquanto vai repetindo que Deus criou os animais).
E o que Deus deu de presente para o Reino Animal além do fluido vital? O princípio inteligente! (soprar com o canudo) Deus, nosso Papai do Céu viu que o nosso planeta estava quase perfeito, então precisava de alguém capaz de ajudar Jesus a cuidar do nosso mundo, proteger e conviver com todos os reinos, alguém com sentimento e inteligência. Então, foi aí que Ele deu de presente para o nosso planeta, o espírito (luz pisca-pisca)! “Eu sou o espírito e tenho muitas possibilidades!” Então o espírito veio morar no planeta Terra. O espírito que morava lá no mundo espiritual veio habitar a Terra e recebeu de Deus um grande presente: o corpo humano. Papai do Céu criou o corpo de homem e o corpo de mulher (boneco de feltro), o nosso corpinho para que o espírito pudesse evoluir aqui na Terra.
E sabem qual foi o presente que o Papai do Céu deu para o ser humano? pensamento contínuo! Vestir o colar do pensamento contínuo no bonequinho e cantar a música:
Então nós seres humanos além do fluido vital, recebemos de presente o pensamento contínuo!
É através do corpo que o Espírito se manifesta aqui no nosso Planeta! Temos as pernas e os pés para andar, os braços e mãos para abraçar, trabalhar, os olhos para enxergar, o nariz para respirar, a boca para falar... Vamos movimentar o nosso corpinho?
Em seguida cantar a música O corpinho (Grupo Segredo) ou outra música.
3º momento: experimentação:
Visão: Onde estão os nossos olhinhos? Para que servem? E quem não enxerga? Vamos fechar os nossos olhos? Vamos abrir? Deus nos deu os olhos para enxergarmos o nosso irmão e o nosso lindo planeta! Vamos brincar?
Olfato: e o nariz? Para que serve? É através dele que nós sentimos muitos cheiros e também respiramos! Puxar o ar bem forte! Vamos sentir o ar entrando no nosso corpo! Assim (inspira).
Gustação: e a boca? Com ela nós podemos falar! Dizer palavras de amor e amizade. E também é pela boca que nos alimentamos.
Audição: e aqui nos ladinhos da nossa cabeça, o que temos? As nossas orelhinhas! Pra que elas servem? Isso mesmo, para escutar... Escutar quando as pessoas falam bem alto (evangelizador fala alto) e quando elas falam bem baixinho (sussurrar). Podemos escutar musiquinhas, escutar os ensinamentos do papai e da mamãe, escutar nossos amiguinhos, devemos usar nossa orelhinha para ouvir o bem!! Caixa de BARULHAR (chocalhos de sucata). Se houver tempo, brincar de telefone sem fio.
Tato: Deus deu mais um presente pra nós usarmos, a nossa pele!!! Com ela podemos tocar, sermos tocados, sentir um abraço gostoso, um beijo, um carinho, com a pontinha dos nossos dedos podemos descobrir muitas coisas porque elas são muito sensíveis! Podemos sentir quando algo está quente (água morninha para sentirem a temperatura) e também quando está frio (água fria para colocar o dedinho)! Podemos sentir a chuvinha quando cai (usar o spray para fazer chuva), quem gosta de chuvinha? Podemos sentir quando arranha, quando é macio... (usar luvas com diferentes texturas).
Todos os sentidos – Chuveiro das águas coloridas: vejam o chuveiro das águas coloridas! Vamos usar o nosso corpo para sentir as águas coloridas na nossa pele? Os olhinhos para ver as cores, o nariz para sentir o cheirinho (mamãe e bebê), a boquinha para sorrir, as orelhinhas para ouvir (guizos de barulho).
4º momento - atividade: levar um rosto sem os olhos, nariz e boca, para eles colarem e pintarem!
Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.