>

Aula 15 - Deus Pai e Criador - Reino Hominal - Vinda do Espírito, corpo humano, pensamento contínuo

         Objetivos específicos: compreender que Deus criou o Espírito e o Corpo Humano.

         Música de acolhida

Boa tarde crianças do meu coração
Vocês estão na Evangelização!
Chegou a hora de brilhar a luz
Vamos estudar o evangelho de Jesus!


         1º momento: prece inicial.

         Vamos cantar mais um pouquinho?

      Deus
(Música extraída do Movimento Espírita do Estado do RS)

Nas conchinhas lá do mar
Nas estrelinhas do céu
No universo infinito
E comigo Deus está

Quem quiser pode escutá-Lo
No cantar de um sabiá
No sussurro lá do vento
No chuá das ondas do mar

Churuá, churuá...
Churuá, churuá...



         Momento das novidades: crianças contam o que aconteceu durante a semana, enquanto o(s) evangelizador(es) vai(ão) organizando o material para contação de histórias.

         2º momento: história.

         Há muito tempo atrás, Deus, que é o nosso Pai e Criador, criou o planeta Terra lá no Universo e deu de presente para Jesus cuidar, proteger e organizar. Então Deus criou primeiro o Reino Mineral que não tem vida (colocar uma pedra de feltro), mas é muito importante para o nosso planeta. Depois Ele criou o Reino Vegetal (colocar as árvores no planeta). E o que Deus deu de presente para o Reino Vegetal? O Fluido Vital (usar bolhas de sabão e cantar)

      Flu, Flu, Flu
Fluido Vital
Mora nas plantinhas
Do Reino Vegetal



         E assim, nosso planeta já estava lindo, quentinho, iluminado, já havia vida, flores coloridas... Mas faltava movimento, mais sons. Então, Deus criou o Reino Animal (colocar um peixe e mais alguns animais no planeta enquanto vai repetindo que Deus criou os animais) e o que Deus deu de presente para o Reino Animal além do fluido vital? O princípio inteligente! (cantar e soprar com o canudo)

      O princípio inteligente todo animal tem tlo tlo
Pequenininho ou grandão princípio inteligente ele tem tlo tlo.”



         Deus, nosso Papai do Céu viu que o nosso planeta estava ficando lindo e perfeito, mas precisava de alguém capaz de ajudar Jesus a cuidar do nosso mundo, proteger e conviver com todos os reinos, alguém com sentimento e inteligência. Então, foi aí que Ele deu de presente para o nosso mundo, o Espírito (luz pisca pisca)! “Eu sou o Espírito e tenho muitas possibilidades!”.

         Então o Espírito veio pra Terra e precisava encontrar um lugar para morar, foi lá no Reino Mineral e percebeu que a pedra não era um bom lugar para atender a sua vontade e seus movimentos, porque era muito dura, e não tinha fluido vital nem princípio inteligente, não tinha vida. Então se dirigiu para o Reino Vegetal e adorou a árvore, que linda ela era! Só que ela não se mexia, não saia do lugar e o Espírito possuía muitas possibilidades! Ali também não era um bom lugar! Logo o Espírito se aproximou dos animais, o Reino Animal, eles se moviam, corriam, tinham fluido vital e princípio inteligente... Mas eles não eram capazes de se abraçar... E a inteligência deles era diferente, parece que faltava algo que não deixava o Espírito se manifestar de forma inteira... eram seres encantadores, mas ainda não correspondiam a todas as suas possibilidades! Foi aí que Deus deu de presente ao Espírito o corpo, olha só, Papai do Céu criou o corpo de homem e o corpo de mulher (boneco de feltro), o corpo humano, o nosso corpinho!

         E o Espírito achou o lugar que precisava para morar e evoluir! (colocar as luzes pisca-pisca dentro dos dois corpinhos de feltro) E sabem qual foi o presente que o Papai do Céu deu para o ser humano?

         O Pensamento Contínuo! A evangelizadora veste o colar do pensamento contínuo no bonequinho e cantar a música:

      Pensa, pensa, pensa bem
Todo ser humano tem
O pensamento é contínuo
Na menina e no menino
Pensa, pensa, pensa bem
O adulto também tem
Pensa, pensa, pensa assim
O pensamento não tem fim”.



         Então nós seres humanos além do fluido vital, recebemos de presente o pensamento contínuo (fazer as bolhas e mexer no colar).

         Convidar cada uma das crianças a passar pelo túnel da evolução para ganhar o colar do pensamento contínuo: Quem lembra do túnel da evolução? O princípio inteligente dos animais evoluiu e se transformou em Espírito! Querem ver? O evangelizador entra no túnel com o canudo, sopra antes e mostra pra eles, e sai depois com o colar do pensamento contínuo. Vamos evoluir?

         As crianças passam no túnel e ganham o colar ao sair!

         A Vitória (nome do evangelizando) tem pensamento contínuo? Tem!

         Ao final, cantar novamente a música do pensamento contínuo.

      Pensa, pensa, pensa bem
Todo ser humano tem
O pensamento é contínuo
Na menina e no menino
Pensa, pensa, pensa bem
O adulto também tem
Pensa, pensa, pensa assim
O pensamento não tem fim”.



         3º momento: experimentação:

         Brincadeira de raciocínio lógico com situações propostas:

         * Vamos pensar, agora que Deus nos deu o colar do pensamento contínuo podemos pensar bastante.

         * Levar uma sacola com as soluções de cada encenação e estimular que as crianças encontrem o objeto que pode auxiliar.

         * As evangelizadoras vão fazendo encenações para que os evangelizandos digam o que fazer para ajudar, como por exemplo:

         a) Um evangelizador enfaixa o braço e senta no canto da sala, enquanto os outros evangelizadores vão estimulando as crianças a pensarem como ajudar... (evangelizador leva caixa de primeiros socorros, por exemplo), assim que as crianças respondem corretamente é entregue o remédio para o evangelizador machucado e ele sorri.

         b) Um evangelizador fica com um pratinho na mão demonstrando estar com fome, enquanto os outros evangelizadores estimulam as crianças pensarem como ajudar... (um outro evangelizador leva maçã) assim que as crianças respondem é alcançada a maçã para o evangelizador com fome comer.

         c) Um evangelizador fica tremendo de frio, enquanto os outros estimulam as crianças a pesarem como ajudar... (coberta ou casaco) assim que as crianças respondem é alcançado o casaco para o evangelizador se esquentar.

         4º momento - jogo: agora que vocês estão muito pensadores, vocês vão poder ajudar o evangelizador a achar os pares.

         Jogo: de um lado, a evangelizadora fica com gravuras de pessoa(s) machucada(s), pessoa(s) com fome, pessoa(s) com sede, pessoa(s) com frio; do outro lado as crianças ficam com os pares, por exemplo, as figuras da(s) pessoa(s) sendo alimentada(s), agasalhada(s)...

         A evangelizadora vai mostrando uma figura de cada vez, como por exemplo, a figura da(s) pessoa(s) com sede, e as crianças tem de procurar entre elas quem esta com o par, no caso, a figura de um copo de água. Interessante fazer a brincadeira uma vez para cada criança, para que todos possam participar.

         5º momento - atividade de colorir: pode ser uma das imagens usadas no jogo dos pares, deixar tocando música para harmonização.

         Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.




[Maternal]         [Temário]