Aula 13 - Deus Pai e Criador - Reino Animal - Insetos e aves

         Objetivos específicos: esclarecer quem criou os animais; compreender a importância do Reino Animal para a vida no nosso planeta; conhecer os insetos e as aves, e saber que fizeram parte da nossa evolução.

         Música de acolhida

Boa tarde crianças do meu coração
Vocês estão na Evangelização!
Chegou a hora de brilhar a luz
Vamos estudar o evangelho de Jesus!


         1º momento: prece inicial.

         Vamos cantar mais um pouquinho?

      Deus
(Música extraída do Movimento Espírita do Estado do RS)

Nas conchinhas lá do mar
Nas estrelinhas do céu
No universo infinito
E comigo Deus está

Quem quiser pode escutá-Lo
No cantar de um sabiá
No sussurro lá do vento
No chuá das ondas do mar

Churuá, churuá...
Churuá, churuá...



         Momento das novidades: enquanto o(s) evangelizador(es) organiza(m) o material de contação, os evangelizadores conversam sobre a semana.

         2º momento: história.

         Há muito tempo atrás, Deus, que é o nosso Pai e Criador, criou o planeta Terra lá no Universo e deu de presente para Jesus cuidar, proteger e organizar. Então Deus criou o Reino Mineral (montar no planeta a água, pedras, terra e areia) que não tem vida, mas é muito importante para a nossa evolução. A terra abriga a semente que irá germinar e se transformar nas plantas que formam o Reino Vegetal (colocar no planeta a árvore, flores e frutos), e o que Deus deu de presente para o Reino Vegetal?

         O Fluido Vital (usar bolhas de sabão e cantar).

         Cantar a música: Fluido Vital

      Flu, Flu, Flu
Fluido Vital
Mora nas plantinhas
Do Reino Vegetal



         E assim, nosso planeta já estava lindo, quentinho, iluminado, já havia vida, flores coloridas... Mas faltava movimento, mais sons. Então, Deus criou os primeiros animais (colocar peixinhos de feltro na água do planeta), que viviam dentro da água! E o que Deus deu de presente para o Reino Animal além do fluido vital? O princípio inteligente! (cantar e soprar com o canudo)

      O princípio inteligente todo animal tem tlo tlo
Pequenininho ou grandão princípio inteligente ele tem tlo tlo.”



         Depois de um tempo, alguns animais não queriam mais viver só na água. Então, Deus é tão bom que criou os animais que sabem nadar como os peixes, mas, têm patas para caminhar na terra e também os répteis. (colocar os animais de feltro no planeta).

         O planeta Terra ficou com mais vida e movimento, esses bichinhos foram se espalhando pelo nosso planeta... Isso aconteceu há muito tempo, o nosso planeta estava passando por muitas transformações. Jesus estava cuidando com muito carinho dele, sabem por quê? Para que um dia ele ficasse adequado para que as pessoas pudessem morar aqui. Naquela época, os animais viviam na água e na terra, o clima era quente e chuvoso, tinha mais plantas, vegetais, legumes, havia muitos alimentos. Então, apareceram alguns ovos diferentes... e deles nasceram os dinossauros, eles foram os maiores animais que já viveram na Terra. Eles foram muito importantes porque fizeram parte da nossa evolução! (acrescentar dinossauros de feltro no planeta)

         E alguns animais em nosso planeta sentiam uma vontade muito grande de voar, e Deus é tão bom que deu asas para eles! Deus criou os insetos e as aves.

         Criou insetos como o mosquito, a borboleta, o gafanhoto, a abelha que são muito úteis no nosso planeta. E aves como os pássaros, a coruja, o pato, a galinha, que também são muito importantes no nosso planeta Terra. (neste momento colocar os animais de feltro no planeta)

         Apresentar um ninho com um ovo de galinha:

         Deus colocou nele o princípio inteligente. (soprar com o canudo). E colocou também o fluido vital. (usar bolhas de sabão). Agora ele precisa de um tempo para se modificar e evoluir (colocar em uma sacola no canto da sala).

         Trazer o túnel da evolução: Olhem! Este é o nosso túnel da evolução!

         Quem passa por ele fica muito melhor! A evangelizadora passa pelo túnel cantando (as outras evangelizadoras seguram o túnel e cantam junto):

      Agora eu vou evoluir se você quiser pode me seguir


         Quando alguém sair do túnel (colocar uma flor no cabelo) os demais evangelizadores elogiam: como está mais bonito(a)! Mais alegre!

         Convidar as crianças para passarem pelo túnel da evolução, sempre elogiando ao saírem do túnel. Para as crianças que não quiserem passar, colocar o túnel na vertical, para que eles também evoluam. Por último passar o ninho pelo túnel, passar a sacola e abrir e mostrar o pintinho – real, de verdade!. (passar para as crianças se quiserem tocá-lo)

         3º momento: experimentação:

         Circuito: Vamos voar? Todos imitando e se movimentando pela sala.

         * Quem sabe como a abelha faz?

         * E como faz a borboleta para voar? É um voo leve?

         * E o mosquito? E o gafanhoto?

         * Quem sabe como faz os pássaros? A galinha? O pintinho? A coruja?

         4º momento: atividade de colorir.

         Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.




[Maternal]         [Temário]