Música de acolhida
1º momento: prece inicial.
Vamos cantar mais um pouquinho?
2º momento: história.
Deus, nosso Papai do Céu, criou o nosso planeta, o planeta Terra, lá no Universo e entregou para Jesus cuidar e organizar. Abrir o tapete: Então Deus criou o Reino Mineral (montar no tapete a água, pedras, terra e areia) que não tem vida, mas são muito importantes, fazem parte da nossa evolução, a terra abriga a semente que irá germinar e se transformar nas plantas que formam o Reino Vegetal (colocar no tapete a árvore, flores e frutos), e o que Deus deu de presente para o reino vegetal?
O Fluido Vital (bolhas de sabão).
Cantar a música: Fluido Vital
E assim, nosso planeta estava ficando lindo! Iluminado, quentinho, tinha água para refrescar, vida com os vegetais, flores coloridas, frutos... mas faltava movimento, mais sons, e então Deus criou os primeiros animais (colocar peixinhos de feltro na água do tapete), que viviam dentro da água!
O que foi que Deus deu de presente para o Reino Animal além do fluido vital? Foi o princípio inteligente!! Cantar e soprar com o canudo...
Mas, depois de um tempo, alguns animais da água quiseram conhecer o mundo lá fora, que estava tão lindo e colorido, eles não queriam mais viver só na água.
Sabem o que aconteceu no Reino Animal?
Deus criou animais que sabem nadar como os peixes, mas, tem patas pra caminhar na terra (colocar os anfíbios: sapo, rã no tapete) e também os répteis que foram se espalhando pelo nosso mundo (colocar lagartos, tartarugas e jacarés no tapete).
O nosso planeta ficou com mais vida e movimentos, com bichinhos que pulam, outros que caminham se arrastando, os animais das águas ganharam novos amigos que, além de nadar, também sabem caminhar!
Isso aconteceu há muito tempo (225 milhões de anos). A Terra, nossa casa, passava ainda por muitas transformações. Jesus estava cuidando com muito carinho dela, para que ficasse linda e adequada, para que pessoas pudessem, um dia, vir aqui morar.
Era a época que havia muitos vulcões. Trazer um vulcão de argila com substância efervescente para imitar a lava. Só havia um continente.
Na água viviam os peixes, e na terra viviam os anfíbios e os répteis. Ainda não havia pessoas, seres humanos.
Os animais viviam felizes.
O clima era quente e chuvoso e aumentaram as plantas, vegetais, legumes, havia muito alimento.
Então, apareceram uns ovos diferentes, maiores. Deus também colocou neles o princípio inteligente: soprar com o canudo e cantar:
E colocou fluido vital, que dá a vida e o movimento. Eles também passaram no túnel da evolução (passar com os ovos no túnel).
Que animais será que estão dentro destes ovos?
Convidar as crianças maiores para abrir os ovos (ovos de massa de farinha com pequenos dinossauros dentro)
Nos ovos estão dinossauros! Estes animais enormes, que o nome significa lagarto terrível, e que moraram na Terra por bastante tempo.
Nasciam de ovos. Uns comiam legumes, frutas, vegetais, insetos, e outros comiam carne.
Foram os maiores animais que já viveram sobre a Terra.
Foi a era dos dinos – os dinossauros. Uns eram muito grandes, outros menores, e tinham várias cores. Uns andavam em quatro patas, outros em duas patas.
E por que eles foram muito importantes, como tudo o que Deus criou? Fazem parte da evolução biológica. Tornaram possível o surgimento depois dos animais que nós conhecemos hoje!
3º momento: experimentação:
Caça aos dinossauros! As crianças procuram ovinhos de dinossauro escondidos pela sala. Ao acharem as evangelizadoras estimulam as crianças a abrirem os ovos para os dinossauros nascerem! Brincar um pouco com os filhotes...
Passar os animais no túnel da evolução:
Entra com peixe, sai sapo, entra sapo, sai jacaré, entra jacaré, sai dinossauro...
Convidar as crianças para passarem no túnel da evolução:
Quem quer evoluir? Cantar música da evolução...