Objetivos específicos: entender quem criou os animais; compreender a importância do Reino Animal para a vida no nosso planeta; conhecer e nomear alguns répteis e anfíbios.
Música de acolhida
1º momento: prece inicial.
Vamos cantar mais um pouquinho?
2º momento: história.
Há muito tempo atrás Deus, que é o nosso Pai e Criador criou o planeta Terra, nossa amada casa, lá no Universo e entregou para Jesus cuidar, proteger e organizar. Então Deus criou primeiro o Reino Mineral (montar no planeta a água, pedras, terra e areia) que não tem vida, mas são muito importantes, fazem parte da nossa evolução. A terra abriga a semente que irá germinar e se transformar nas plantas que formam o Reino Vegetal (colocar no planeta as árvores, flores e frutos), e o que Deus deu de presente para o Reino Vegetal? O Fluido Vital (usar bolhas de sabão).
E assim, nosso planeta estava ficando lindo! Iluminado, quentinho, tinha água para refrescar, vida com os vegetais, flores coloridas, frutos... mas faltava movimento, mais sons além do som da chuva e do trovão... Então Deus criou os primeiros animais (colocar peixinhos de feltro na água do planeta), que viviam dentro da água!
O que foi que Deus deu de presente para o Reino Animal além do fluido vital?
Foi o princípio inteligente! Cantar e soprar com o canudo...
Mas, depois de um tempo alguns animais da água quiseram conhecer o mundo lá fora, que estava tão lindo e colorido, não queriam mais viver só na água. Então, Deus é tão bom que soprou mais princípio inteligente na água do nosso planeta, junto às substâncias elementares! (levar bacia com peixes de plástico e outros materiais dentro). Aguardar porque tudo na natureza precisa de um tempo pra evoluir!(trocar a água e colocar a tartaruguinha)
Sabem o que apareceu no Reino Animal então?
Olha só... Papai do Céu criou animais que sabem nadar como os peixes, mas, tem patas pra caminhar na terra (colocar os anfíbios: sapo, rã no planeta) e também os répteis que foram se espalhando pelo nosso mundo (colocar lagartos, tartarugas e jacarés no planeta). O nosso planeta ficou com mais vida e movimento, com bichinhos que pulam, outros que se arrastam, os animais das águas ganharam novos amigos, que além de nadar também sabem caminhar!
Assim acontece a evolução!
Lembram do nosso túnel da evolução:
Quem quer evoluir? Cantar música da evolução...
Depois que as crianças passarem pelo túnel, passar os bichinhos... um evoluindo do outro ... Depois passar a bacia com tartaruguinha e mostrar para as crianças, deixar, os que desejarem, passarem a mão!
3º momento: atividades.
Atividade 01 - Jogo.
Fazer o joguinho de atenção: utilizando três copos iguais colocar um animalzinho (réptil ou anfíbio) em baixo de um dos copos, após, modificar a ordem dos três copos, pedindo em seguida para que a criança adivinhe em baixo de qual copo esta o animalzinho. Fazer isso uma vez para cada criança, se perceber interesse e houver tempo, fazer mais de uma vez para cada uma.
Atividade 02 – Pintura e colagem.
Colorir e colar anfíbios e répteis no desenho da natureza, utilizando as cores e as figuras geográficas para colar no lugar certo.
Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.