Prece inicial:
Prece de encerramento
Sugestão: primeiro ciclo.
Primeiro momento - contar a história A fofoqueira.
Segundo momento: conversar com os evangelizandos sobre a história e os seus personagens. Explicar sobre as conseqüências de fazer fofoca; pessoas que falam mal das outras são inseguras, não tem amigos e as pessoas não acreditam nelas; falar mal é ser desonesto, é mentir; fazer fofoca não é uma atitude inteligente.
Terceiro momento: perguntar/explicar:
* Qual deve ser nossa atitude quando alguém faz fofoca? Silenciar, não incentivar, não puxar o assunto (fofoca), não passar adiante, mudar de assunto. Sabemos, que às vezes, é difícil não comentar determinados acontecimentos infelizes, mas devemos nos esforçar e estar sempre vigilantes para melhorar nossas atitudes diante das fofocas.
Quanto antes começar o nosso esforço, mais fácil e rápido atingiremos o nosso objetivo: tratar o nosso próximo da mesma maneira que gostaríamos de ser tratados se estivéssemos na mesma situação.
Mudar de assunto, com delicadeza, é sempre uma atitude inteligente. Podemos falar do último filme interessante que passou no cinema, algo engraçado que aconteceu em nossa aula, algum brinquedo ou roupa nova que compramos ou ganhamos, o livro que estamos lendo ou querendo ler e assim muitos outros assuntos agradáveis.
Quarto momento: lembrar que quando falamos algo de alguém, nossas palavras devem primeiro passar pelas três peneiras (fazer plaquinhas coloridas com as palavras).
a) Verdade: é realmente verdade o que você vai contar (falar)?
b) Utilidade: tem alguma utilidade o que vai contar (falar)?
c) Bondade: é bom o que você vai contar (falar)? Está agindo com bondade para com as pessoas envolvidas com os fatos?
Se o que vamos contar não sabemos, realmente, se é verdadeiro, não trará utilidade e nem agiremos com bondade, estão não percamos nosso tempo com assuntos que não nos ajudam a crescer espiritualmente.
Quinto momento: explicar o que são qualidades (coisas boas), e que quando pensamos algo de alguém, devemos nos fixar nas qualidades. Fazer uma lista no quadro com qualidades que as pessoas têm. Ex.: amigo, legal, inteligente, estudioso, bondoso, caridoso, atencioso...
Sexto momento - atividade 1: colar, com durex, nas costas de cada criança, uma folha de ofício com a inscrição: EU SOU. Colocar uma música e solicitar que eles escrevam no papel colado nas costas de cada colega as qualidades que ele têm. Ao final, cada um deve ler as suas qualidades e colar no caderno.
Sugestões de atividades recebidas para o site.
Atividade 2 - Resposta da atividade 2.
Atividade 3 - Resposta da atividade 3.