Prece inicial:
Prece de encerramento
Objetivo:
reconhecer através da dinâmica proposta que o Livre-arbítrio, a Lei de Causa e Efeito e a Lei de Evolução são alicerces que norteiam a conduta moral do homem.
Primeiro momento - sugestão de dinâmica a utilizar: "Redação rotativa".
O tema a ser proposto para a redação fica a critério do evangelizador. Um exemplo é aproveitar o Dia das Mães, mas é possível qualquer outro tema. O título proposto para a redação foi "Mãe, a história de uma jovem..."
Divide-se a turma em 04 grupos, e em cada grupo, todos os elementos começam a escrever uma redação ao mesmo tempo. Passados alguns minutos eles passam a redação para o companheiro a sua esquerda, de forma que cada evangelizando possa ler e dar continuidade à história que o outro colega começou a elaborar. A rotação de textos continua até que todos tenham participado da redação do seu grupo. O último componente deve concluir a história iniciada pelo grupo.
Posteriormente, os pequenos grupos retornavam ao grande grupo, onde algumas histórias são lidas e seus desfechos comentados pelos jovens.
Segundo momento:
em face da dinâmica proposta, os jovens concluem que ao fazerem a redação rotativa, estavam usando do seu livre-arbítrio, pois tinham liberdade para escrever; também faziam acontecer a Lei de Causa e Efeito e a Lei de Evolução, pois ao girar os textos (passando outro jovem a escrevê-la) os personagens experimentavam as conseqüências de seus atos, segundo as leis citadas.
Terceiro momento:
conversar com os jovens sobre Livre-arbítrio, Lei de Causa e Efeito e Lei de Evolução na vida de um jovem.
Bibliografia:
Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos. pergunta 122.
Idem . A Gênese.cap XVIII, item 2.
Denis, Leon. Depois da Morte.cap 15.
Apostila da FEB - 1997
Evangelizadores: Ricardo e Maria Cláudia