Prece inicial:
Prece de encerramento
Objetivo:
demonstrar ao jovem, através da troca de idéias, que sua liberdade está ligada diretamente ao senso de responsabilidade e à necessidade de limites.
Sugestão de dinâmica a realizar:
dividir a turma em grupos, de no mínimo quatro elementos, dividir o quadro de giz de acordo com o número de grupos. Em cada divisão do quadro deixar um dicionário. Para iniciar a dinâmica, os jovens deverão estar na parede oposta a do quadro e ali reunir seu grupo. Traçaremos uma linha de partida para que todos tenham um ponto de referência. Cada grupo deverá escolher um representante que se posicionará na linha de partida, e ao sinal de "largada", dado pelo evangelizador, correrão até o quadro, pegarão o dicionário e trarão este na cabeça, sem ajuda das mãos, equilibrando até o seu grupo, onde buscarão no dicionário as definições de liberdade e limites. Escolherão mais dois (02) representantes para irem ao quadro, expor a definição que entenderam. Porém, ao se dirigirem ao quadro, farão a trajetória de "ida" equilibrando, na palma da mão, um cabo de vassoura, e ao voltar correndo entregarão o cabo ao outro evangelizando que escreverá a 2ª definição.
Dando continuidade à dinâmica, cada grupo elaborará adjetivos para as definições de liberdade e limites, e dentro das regras do jogo enviarão seus representantes ao quadro de modo que todos tenham a oportunidade de colocar os adjetivos para as referidas definições.
Esgotando o tempo limite (de acordo com o número de evangelizandos) terá vencido o grupo que mais adjetivos coerentes com o tema escrever no quadro.
Já no grande grupo discutiremos, à luz da doutrina, as palavras escrita pelos jovens no quadro-negro.
Conclusão:
o equilíbrio é um dos fatores fundamentais para a liberdade, e os limites são a ferramenta do equilíbrio.
Evangelizadores: Ricardo e Maria Cláudia
BIBLIOGRAFIA:
Apostila da FERGS, módulo III, ano 2000;
Evangelho Segundo o Espiritismo;
Evolução para o 3º Milênio, editora Edicel, ver índice remissivo = "liberdade";
Adolescência e Vida, capítulo VI, editora Leal.