Lei de Evolução II

         Prece inicial

         Primeiro momento: perguntar aos alunos se eles sabem o que são fórmulas e se conhecem alguma.

         Segundo momento: explicar que fórmulas são como receitas, são dicas para como chegar ao objetivo que se quer, de uma forma mais clara e fácil. É a forma como operar para se conseguir um resultado.

         Explicar que existem fórmulas matemáticas que facilitam para fazermos contas, que existem as fórmulas químicas onde juntando um elemento químico ao outro conseguimos um terceiro elemento (H2O por exemplo).

         Contar que em uma farmácia, as fórmulas são fundamentais, pois é através delas que, juntando um produto ao outro se consegue fazer um remédio.

         Dizer que as fórmulas, que também são receitas, auxiliam muito no nosso dia a dia, pois fica muito mais fácil e gostoso fazer um bolo, por exemplo, quando se tem uma receita.

         Terceiro momento: perguntar se entenderam. Dizer que para a aula de hoje nós também trouxemos uma fórmula muito importante, e que eles vão ter que desvendar esse mistério.

         Em seguida, escrever no quadro (ou em um cartaz) a fórmula E+E+T+P = E. Pedir que, em grupo, eles tentem descobrir o que aquela fórmula quer dizer.

         Quarto momento: aguardar a resposta dos evangelizandos e, depois de um tempo em que eles tentem adivinhar a fórmula (sem sucesso, provavelmente), contar a seguinte história: E = E + E + T + P.

         Quinto momento: explicar que a evolução é o objetivo da nossa encarnação e que pra isso precisamos de estudo, esforço, trabalho e perseverança. Dizer que eles não precisam esperar serem adultos para iniciarem o caminho para a evolução. Mesmo as crianças podem estudar, se esforçar para serem melhores, serem educados, fazer coisas boas por eles, pela família e pelo próximo.

         Lembrar que todos precisamos trabalhar. Explicar que na Doutrina Espírita, em O Livro dos Espíritos, na questão 675 nos diz: Por trabalho só se devem entender as ocupações materiais? “Não; o Espírito trabalha, assim como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho.” Eles, enquanto crianças podem fazer várias coisas úteis para a sua evolução: ajudar a cuidar do irmão mais novo, ajudar a mãe em casa, cuidar dos animais, das plantas, estudar, enfim, fazer coisas úteis, e que precisam perseverar (serem firmes, constantes, se esforçarem sempre) em tentar ser pessoas melhores, fazendo tudo isso eles vão dar um ótimo proveito a sua atual encarnação.

         Sexto momento - atividade: Complete a lista de virtudes que devemos desenvolver, a fim de que trilhemos o caminho da evolução espiritual. Clique aqui.

         Sétimo momento: entregar um bombom com um cartãozinho, escrito o nome de uma das virtudes que fizeram parte da atividade.

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo.

         Evangelizadora: Claudia.

                  

[Aulas]    |    [Imprimir]