Prece inicial
Primeiro momento: distribuir pequenos cartões de papel com uma atividade (dizer oi, pisar no pé, fazer careta, dar um abraço, dar um sorriso, dar uma bala, ...). O que está escrito no papel deverá ser feito ao colega da direita. Depois cada um coloca o seu nome no verso do papel que recebeu e devolve para uma caixa, que o evangelizador deverá passar para recolher os cartões.
Segundo momento: contar a história Ecos da vida da coleção Pequenas Lições, Soler editora.
Obs.: tem imagens da internet e vídeo no YouTube.
Terceiro momento: comentar sobre a história.
O que aconteceu com Paulinho quando caminhava com o pai? Paulinho caiu, machucou-se e gritou “Ai!”.
O que Paulinho gritou para a montanha? E qual foi a resposta? Paulinho gritou para a montanha “Seu covarde” e obteve o mesmo como resposta.
O que o pai de Paulinho gritou para a montanha? E qual a resposta? O pai de Paulinho gritou “Eu admiro você” e “Você é um campeão” e obteve o mesmo como resposta.
O que o pai de Paulinho disse para ele? Nossa vida é simplesmente um reflexo das nossas ações, tudo o que nós fazemos retorna para nós, as coisas boas e ruins também.
Quarto momento: utilizar o boneco-vai-vem (daqueles com um imã dentro, que roda e volta). Explicar que ele volta com a mesma intensidade com que foi jogado. É uma lei divina, a lei de causa e efeito. Assim, todas as nossas atitudes, as nossas escolhas têm consequências, e tudo o que fazemos retorna pra nós.
As consequências dos atos podem ser positivas, se os atos forem positivos. Ou podem ser negativas, se os atos forem negativos. Comentar algumas atitudes e suas consequências:
Comer muito doce = passar mal, dor de barriga, caries nos dentes.
Estudar bastante para uma prova = saber as respostas às questões na prova.
Não tomar banho = ficar com cheiro ruim, pode até ficar doente.
Tomar muito sol = queimaduras.
Ficar muito tempo no computador: poderá ficar com doenças pelo esforço repetitivo, cansaço nos olhos, perder a convivência com a família, baixo rendimento escolar. Conforme o programa que esta conectado a pessoa poderá se ligar a espíritos infelizes/obsessões que poderão nos desviar do caminho do bem, do progresso espiritual.
Participar das aulas de evangelização = trazemos Jesus para mais perto de nós, conhecimentos que nos auxiliam a fazermos boas escolhas.
Usar as palavrinhas mágicas = somos tratados com gentileza e respeito. As portas se abrem para nós, isto é, coisas boas acontecem que nos facilitam enfrentar os desafios da existência.
Fé = a certeza da justiça de Deus, que tudo que nos acontece tem um motivo justo e é para o nosso bem.
Deus governa o Universo com base na Lei de Causa e Efeito. Tudo o que acontece tem uma causa e uma consequência. Cada pessoa é responsável por suas atitudes e colhe as consequências do que fizer. Assim, Deus não nos castiga, a dor e o sofrimento não são castigos de Deus, e sim apenas a consequência dos nossos atos.
As leis dos seres humanos, às vezes, não são cumpridas. Mas as leis de Deus sempre são cumpridas. Elas não mudam e são perfeitas.
Ex.: roubo. O ladrão pode não ser preso ou condenado, mas ele não foge da justiça Divina. Por isso dizemos que Deus vê tudo. Não é necessária a vingança.
Quinto momento: retornar à atividade inicial. Cada criança tira um cartão da caixa, lê o nome do colega e o procura. Faz para ele o que ele havia feito para o outro. Essa atividade visa que as crianças concluam que tudo o que fazemos aos outros, volta para nós mesmos.
Sexto momento: atividades.
1 – Clique aqui para ver sugestão de desenho para pintar.
2 - Veja neste site, no link atividades outras sugestões.
Prece de encerramento
Sugestão: segundo ciclo.
Evangelizadora: Larissa – Centro Espírita Caminho da Prece.