Lei de Causa e Efeito

         Prece inicial

         Primeiro momento: distribuir pequenos cartões de papel com uma atividade (dizer oi, pisar no pé, fazer careta, dar um abraço, dar um sorriso...). O que está escrito no papel deverá ser feito ao colega da direita. Depois cada um coloca o seu nome no verso do papel que recebeu e devolve para uma caixa, que o evangelizador deverá passar para recolher os cartões.

         Segundo momento: dar a cada criança uma bolinha de tênis e pedir que elas joguem contra a parede. Perguntar: o que acontece com a bola? Ela volta? Com que velocidade? Por quê? Ela volta sempre com a velocidade e força conforme a que utilizamos (se jogamos forte, volta forte, se jogamos fraco, volta fraco).



         Terceiro momento: comentar algumas atitudes e suas conseqüências.

          Sugestão:

         Comer demais (passar mal, dor de barriga);

         Estudar bastante para uma prova;

         Não tomar banho;

         Tomar banho;

         Tomar muito sol;

         Dormir tarde e acordar cedo;

         Jogar videogame demais;

         Quarto momento - diálogo com os evangelizandos: Deus é bondoso e justo? Por quê? Deus governa o Universo com base na Lei de Causa e Efeito. Tudo o que acontece tem uma causa e uma conseqüência. Cada pessoa é responsável por suas atitudes e colhe as conseqüências do que fizer. Tudo o que fizermos de bom ou ruim volta para nós.

         As leis dos seres humanos, às vezes, não são cumpridas. Mas as leis de Deus sempre são cumpridas. Elas não mudam e são perfeitas.

         Ex: roubo. O ladrão pode não ser preso ou condenado, mas ele não foge da justiça Divina. Por isso dizemos que Deus vê tudo. Não é necessária a vingança.

         As conseqüências dos atos podem ser positivas, se os atos forem positivos. Ou podem ser negativas, se os atos forem negativos. Os atos podem ser desta vida ou de uma vida anterior.

         Por isso a dor e o sofrimento não são castigos de Deus são apenas conseqüências de atos desta vida ou de uma reencarnação passada.

         Obs.: na nossa aula houve a necessidade de explicar que não devemos julgar ninguém que esta passando por alguma dificuldade (ex.: pessoa deficiente, problemas de saúde, dificuldades materiais), salientando que o espírito pode ter pedido tal dificuldade para evoluir mais rápido. O que importa é nosso respeito e amizade.

         Quinto momento: contar a história As duas árvores. Perguntar o que entenderam da história.

         Sexto momento: retornar à atividade inicial - cada criança tira um cartão da caixa, lê o nome do colega e o procura. Faz para ele o que ele havia feito para o outro. Essa atividade visa que as crianças concluam que tudo o que fazemos aos outros, volta para nós mesmos.

         Sétimo momento - atividade:

         1 - Distribuir uma folha de ofício com as palavras CAUSA E EFEITO na vertical para que seja feito um acróstico, escrevendo atitudes que auxiliam na evolução espiritual. Ex.: união, amizade, amor.

         2 - Distribuir o texto enigmático para ser completado.

         Prece de encerramento

         Sugestão: Primeiro, segundo e terceiro ciclos.

                  

[Aulas]    |    [Imprimir]