João Batista - o precursor

         Na antiguidade, quando um rei ia viajar para lugares pouco percorridos, ele enviava antes da viagem os chamados Precursores, a fim de abrirem os caminhos, cortarem os galhos, emparelhar a terra, avisar o povo, para que o rei pudesse viajar com mais segurança, não encontrasse obstáculos no caminho.

         Alguém sabe o que significa precursores? (Perguntar aos evangelizandos)

         Aquele que vai a frente, que vem antes, que anuncia um sucesso ou chegada de alguém.

         Vocês vão conhecer a história de João Batista que anunciou a chegada de Jesus.

         O Velho Testamento, é a parte na bíblia constituída pelos livros que foram escritos antes da vinda de Jesus. Consta que Deus iria enviar um precursor, alguém que iria anunciar a vinda do Cristo.

         Chegado o tempo, do renascimento do precursor, foi anunciado a Zacarias, que o receberia como filho. Zacarias era um sacerdote do templo, casado com Isabel. O casal não tinha filhos e Isabel era considerada estéril (mulher que não pode ter filhos). Naquele tempo, quando um casal não tinha filhos, a esterilidade era atribuída somente à mulher. Eles, que já não eram jovens, sempre pediram um filho a Deus, mas chegaram à idade madura sem que Deus lhes respondesse às orações.

         Um dia Zacarias foi oferecer incenso no templo. Ao entrar como sempre fazia um Espírito lhe apareceu, ao lado do altar e lhe disse: “Zacarias, não temas, porque as tuas orações foram ouvidas, e Isabel, tua mulher, dará à luz a um menino, e lhe porás o nome de João (João era um nome que não tinha na família de Zacarias); lhe trará muitas alegrias, ele será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio de sabedoria, de espiritualidade, já desde o ventre de sua mãe. Ele terá uma grande missão, preparará o caminho para a chegada do messias (prometido), do Cristo, enviado por Deus.

         Zacarias duvidou do anjo e conta a história que ele ficou mudo até o nascimento do filho, quando então voltou a falar.

         Quando Izabel estava grávida de 6 meses, Maria, mãe de Jesus, que também estava gravidade de Jesus, foi visitá-la (eram primas).

         Maria colocou a mão na barriga de Izabel e a criança se mexeu e Izabel teve uma intuição mediúnica e falou que Maria era a mãe do seu Senhor.

         João passou a pregar por todos os lugares ao redor do Rio Jordão. Ele vestia peles de camelo, com um cinto ao redor da cintura. Comia mel e gafanhotos, não bebia vinho e nem bebida forte.

         Anunciava que era chegado o reino dos céus, e batizava os homens que se arrependiam, mergulhando-os nas águas do Rio Jordão.

         Ao povo, aconselhava: quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem. E faça o mesmo com os alimentos.

         Aos soldados dizia: não trateis mal a ninguém.

         O povo do lugar esperava há muito tempo um Messias. Sempre que alguém se destacava por suas pregações eles achavam que era o Messias prometido. Então, vieram sacerdotes de Jerusalém e perguntaram a João:

         - Quem és tu?

         - Eu não sou o Cristo, respondeu João.

         Perguntaram então, se ele era profeta – um porta-voz de Deus, e ele disse que não era profeta.

         - Que dizes de tu mesmo? Como te defines? – perguntaram os sacerdotes.

         - Eu sou a voz que grita no deserto. E João era, realmente, uma voz que chamava as almas sem fé e os corações sem amor – como em um deserto sem vida – para que se modificassem.

         Os sacerdotes, ainda desconfiados, perguntaram, então:

         - Se não és o Messias, nem Elias, nem profeta, por que batizas?

         - Eu batizo com água, para que os homens se arrependam de seus erros, mas vira depois de mim alguém muito poderoso que batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele se referia a Jesus.

         João anunciava a vinda do Messias e convidava o povo a se arrepender de seus erros, mudando de atitudes e pensamentos, passando a vivenciar o bem. Aquelas pessoas que aceitavam mudar, ele batizava, ou seja, mergulhava no rio Jordão. E porque batizava, ficou conhecido com o BATISTA, aquele que batiza.

         João também batizou Jesus. Após ter sido batizado por João, Jesus começou a ter muitos seguidores, inclusive alguns discípulos de João. O povo então perguntou a João se ele não ficou chateado de as pessoas estarem seguindo Jesus e não ele. Mas João sabia de sua missão e disse: É necessário que ele (Jesus) cresça e que eu diminua.

         Era como se a missão de João como precursor tivesse terminado e a partir de então Jesus iria começar o seu apostolado de amor.

         João Batista morreu decapitado (sabem o que é isso?) porque não concordou que o rei da época, Herodes, que casou com a esposa de seu irmão, cometendo adultério.

         João e Jesus não se encontravam, mas sempre falavam com muito respeito e carinho um do outro.

         Vocês Já ouviram falar de quando Jesus apareceu ao lado de Moisés e Elias para seus discípulos. É chamado de Transfiguração. Nessa ocasião Jesus deu a entender que João era a reencarnação do profeta Elias.

         A missão de João era preparar o povo para que reconhecesse Jesus como o Messias prometido.