Momento do Evangelizador


         No primeiro momento distribui para cada evangelizando uma figura de animal (ainda não são alfabetizados), sendo três figuras de gatinhos, duas figuras de vaquinhas, duas figuras de cachorrinhos e uma figura de ovelha.

         No segundo momento foi formado um trio de gatinhos, uma dupla de vaquinhas, uma dupla de cachorrinhos e uma única ovelha. Enquanto se organizavam em grupos, uivei como um lobo e em seguida fiz os questionamentos.

         No terceiro momento contei a parábola da ovelha desgarrada, usando apenas a narrativa.

         Somente no momento em que o pastor sente a falta da ovelhinha é que usei uma máscara da cabeça da ovelha confeccionada em cartolina (algodão contornando-a), fixada a um palito de churrasco para contar as ovelhas do aprisco. Solicitei a participação de todos e comecei a contagem: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10... 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90... 95, 96, 97, 98, 99. A máscara representava cada uma delas. Dei prosseguimento na história, somente com a narrativa.

         No quarto momento apliquei a Brincadeira: “A OVELHA PERDIDA” e mal terminando cada sessão, todos queriam repeti-la, mudando as posições do lobo e pastor.

         No quinto momento fizemos o círculo de diálogo, incentivando a todos participarem. Souberam responder sem hesitar: Vocês têm pastores em casa? Quem são eles? (Nossos pais, responderam).

         No sexto momento apliquei a atividade do labirinto entregando um para cada evangelizando.

         Outras atividades para uma turma já alfabetizada: Atividade parabola da ovelha desgarrada.

         A grande maioria teve dificuldade de realizar o percurso do labirinto, expliquei então que só podiam riscar com o lápis, por onde não tivesse linha traçada e que na nossa vida é assim também, algumas vezes temos algumas dificuldades, mas que devemos ter paciência para contornarmos essas dificuldades e seguirmos seguros pelo caminho que nosso Pastor nos determinou.