Jesus - parábolas II


         Prece inicial

         Primeiro momento: distribuir a Carta Enigmática e dar alguns minutos para que os evangelizandos descubram as frases.

         Clique aqui para ver a Carta Enigmática

         Clique aqui para ver a resposta da atividade.

         Segundo momento: conversar com os evangelizandos a respeito das frases encontradas.

          Jesus é nosso irmão e Mestre, modelo e guia. Deus criou a Jesus, como Espírito, assim como nos criou, Espíritos. Jesus foi criado antes de nós, é mais evoluído.

         Vede questão 114, 115, 121 e 625 de O Livro dos Espíritos.

          Mestre é quem tem a sabedoria, quem sabe mais, quem vivencia o que ensina: Jesus ensinava e vivencia o amor, a amizade, o perdão, a caridade, a humildade, a paz.

          Jesus nos mostra o caminho para a felicidade: a vivência do amor é o caminho para a felicidade. Fazer o bem nos faz felizes, nos dá paz, alegria. O mal só traz tristeza, solidão e infelicidade porque colhemos o que plantamos. Quem planta o mal, colhe o mal; quem planta o bem colhe alegria e felicidade: o bem.

          Quem tem Jesus no coração nunca está sozinho. Como teremos Jesus no coração? Conhecendo e colocando em prática os seus ensinamentos. Como conhecer? No Evangelho no Lar, nas aulas de evangelização, lendo bons livros, vendo bons filmes, conversando com os pais. Como viver os ensinamentos de Jesus? Ajudar a família, respeitar as pessoas, estudar, obedecer aos pais e professores, ser amigo, não mentir, cuidar da natureza, ajudar o próximo.

         Terceiro momento: o que significa a palavra PARÁBOLAS? Histórias que Jesus contava, tendo como personagens as coisas e as pessoas da época: pescadores, trigo, mar, uvas, pastores, festas da época.

         Jesus contava histórias porque, além de facilitar o entendimento dos seus ensinamentos, são fáceis de lembrar e de contar aos outros.

         Quarto momento: contar as seguintes Parábolas: dos Primeiros Lugares e do Mau Credor. Pode-se também contar a parábola do Semeador em pps, enviada pela evangelizadora Karem Loma Rebelato, da Sociedade Espírita Casa da Prece - Campo Novo/RS.

         Clique aqui para ver as Parábolas.

         Obs.: para contar a parábola dos primeiros lugares fomos fazendo desenhos simples no quadro.

         Quinto momento: distribuímos lixa e giz de cera e pedimos que desenhassem a parábola que mais gostaram. Posteriormente colocamos os desenhos em um varal para enfeitar a sala.

         Prece de encerramento.

         Sugestão: segundo ciclo.


         

[Aulas]    |    [Imprimir]