A lição a Nicodemos


         Em sua caminhada de luz sobre a Terra, Jesus ensinou e exemplificou sobre o amor, a paz e o perdão, mostrando o caminho para a evolução.

         Entre as pessoas que viveram naquela época, muitos o seguiam, tentando aprender e vivenciar suas lições. Outros, com o coração ainda endurecido, apegados aos bens materiais, não conseguiam viver sem o luxo a que estavam acostumados. Alguns não entendiam sua mensagem, e havia também aqueles que rejeitavam o Mestre, pois pensavam que os ensinamentos de Jesus eram contrários à lei Mosaica (Lei de Moisés).

         Entre os homens que acompanhavam Jesus, com interesse em entender o que ensinava o Messias, estava Nicodemos, um fariseu estudioso, considerado um Mestre de Israel, inteligente e de coração bondoso, que passava bastante tempo refletindo sobre a lei de Moisés, e também sobre os ensinamentos de Jesus.

         Uma noite, estando Jesus com os discípulos André e Tiago, Nicodemos se aproximou e perguntou ao Mestre:

         - Tenho meditado a respeito da lei de Moisés e de suas palavras, mas não consigo entender como conhecer o Reino de Deus.

         - Não basta pensar sobre a lei de Moisés. É necessário sentir o significado dos textos. E te digo: Ninguém conhecerá o Reino do Céu se não nascer de novo.

         Sem entender as palavras de Jesus, Nicodemos perguntou:

         – Como pode um homem nascer de novo, sendo velho? Poderá, porventura, regressar ao ventre de sua mãe? (Perguntar se acham que isto é possível)

         – É indispensável que o homem nasça e renasça, para conhecer plenamente a luz do reino! Esta foi a resposta de Jesus. (Perguntar o que pensam quer Jesus quis dizer com estas palavras) – Reencarnar muitas vezes, para desenvolver as virtudes, amor, perdão, caridade, evolução, através da vivência dos ensinamentos de Jesus e assim atingir a perfeição relativa, a felicidade, se aproximando mais do Pai.

         – Entretanto, como pode isso ser? – perguntou Nicodemos, sem entender.

         – És mestre em Israel, ensinas os outros e não sabes isso? Se eu falo de coisas terrenas e você não compreende, como pode compreender as coisas de Deus? O corpo de um homem velho não pode renascer no corpo de um bebê. (Perguntar se sabem do que Jesus estava falando naquele momento). Extremamente confundido, retirou-se o fariseu, ficando André e Tiago junto a Jesus.

         Já era tarde da noite e André e Tiago continuavam a conversar, tentando entender a que renascimento o Mestre se referia.

         – Por que tamanha admiração, em face destas verdades? – perguntou-lhes Jesus, bondosamente – As árvores não renascem depois de podadas? Com respeito aos homens, o processo é diferente, mas o espírito de renovação é sempre o mesmo. O corpo é uma veste. O homem é seu dono. Toda roupagem material acaba rasgada, porém, o homem, que é filho de Deus, reencarna em um novo corpo físico. A morte do corpo é essa mudança indispensável, porque a alma caminhará sempre, através de outras experiências, até que consiga a imprescindível perfeição a que está destinado.

         E André perguntou:

         – Mestre, já que o corpo é como a roupa material das almas, por que não somos todos iguais no mundo? Vejo belos jovens, junto de aleijados e paralíticos... (Perguntar o que pensam a respeito das diferenças que existem entre os seres humanos, porque elas ocorrem)

         – Eu tenho ensinado sobre a lei de causa e efeito. Cada alma traz consigo mesma o inferno ou o céu que construiu com suas atitudes. Seria justo conceder uma nova encarnação, com mais felicidade que na anterior, ao Espírito rebelde que fez o mal na existência anterior? Aqueles que abusam da riqueza vestirão em uma outra encarnação as vestes dos escravos mais humildes, como as mãos que feriram podem vir a ser cortadas.

         – Senhor compreendo agora o mecanismo do resgate – disse Tiago. – Mas, observo que, desse modo, o mundo precisará sempre de pessoas que façam o mal e de sofrimento, pois o devedor, para saldar seu débito, precisará de alguém que lhe faça o mesmo mal que ele praticou.

         O Mestre perguntou:

         – Dentro da lei de Moisés, como se verifica o processo da redenção? (Perguntar se lembram da lei de Talião, explicada no início da aula)

         Tiago respondeu:

         – Na lei de Moisés está escrito que o homem pagará "olho por olho, dente por dente".

         – Assim como Nicodemos você não entendeu – disse Jesus. O primeiro mandamento da lei é uma determinação de amor. Acima do “não adulterarás”, do “não cobiçarás”, do “não matar” e dos demais mandamentos, está o “amar a Deus sobre todas as coisas, de todo coração e de todo entendimento”. Como poderá alguém amar a Deus, sem amar o seu próximo? Contudo, com a lei do amor, porém, compreendemos que o assassino e a vítima são irmãos, filhos de um mesmo Pai. Basta que ambos entendam para que se perdoem e sigam a sua evolução espiritual. Tenho ensinado que só o amor cobre uma multidão de pecados.

         Tiago sugeriu a Jesus que proclamasse aquelas verdades novas na pregação do dia seguinte. O Mestre interrogou:

         – Se um doutor da lei saiu daqui sem que eu lhe pudesse explicar toda a verdade, como esperar que o povo compreenda? Por isso, mandarei mais tarde o Consolador, a fim de esclarecer e dilatar os meus ensinos. (Perguntar o que é o Consolador prometido por Jesus) – A Doutrina Espírita.

         André e Tiago compreenderam que no futuro as palavras do Mestre seriam melhor explicadas, e ficaram muito impressionados com a lição dada a Nicodemos acerca da lei de reencarnação.

Texto adaptado do livro Boa Nova, pelo Espírito Humberto de Campos,
psicografado por Francisco Cândido Xavier, por Claudia Schmidt.