É interessante que os evangelizandos não ouçam as mesmas parábolas/curas, com as mesmas técnicas, em anos seguidos, mesmo trocando de ciclo.
Sugerimos que os evangelizadores conversem, organizando e dividindo as parábolas/curas de Jesus a serem contadas em cada ciclo. Como as crianças ficam dois anos em cada ciclo, é importante ter sempre duas alternativas, para que a parábola/cura que foi contada em um ano, não seja contada novamente no ano seguinte.
Segue uma proposta de divisão dos conteúdos e aspectos a serem abordados em cada ciclo sobre Jesus, baseado no currículo da FEB.
a - A vida de Jesus até os 12 anos
- Local onde nasceu: Belém;
- Nasceu em uma estrebaria, um local simples, sem luxo, cercado por animais e pela família;
- O nascimento de Jesus era esperado pelo povo (as profecias afirmavam que o Mestre viria);
- Comemoramos o nascimento de Jesus no Natal, mas é uma data simbólica, pois não se sabe a data exata em que Jesus nasceu;
- Jesus tinha muitos amigos;
- As brincadeiras naquela época eram diferentes. Não havia televisão, rádio, videogame, luz elétrica, água encanada. As crianças faziam seus próprios brinquedos de madeira e pedra;
- Jesus aprendeu a ler e a fazer serviço de carpintaria;
- Contar a história de Jesus no templo com os sábios, aos 12 anos, evidenciando que Jesus era um menino especial (evoluído espiritualmente).
b - Jesus, nosso irmão e Mestre
- Jesus é filho de Deus, portanto nosso irmão. Somos todos filhos de Deus;
- Deus nos criou, somos espíritos que temos um corpo físico. Nossos pais nos dão apenas o corpo físico (por isso muitas vezes parecemos com eles fisicamente: o cabelo, a altura, olhos, o nariz);
- Jesus é nosso Mestre;
- Mestre é quem pode ensinar a outros, porque reconhecidamente tem maior sabedoria.
- Jesus praticava as lições que ensinava;
- Ele deixou lições de amor, perdão, paz, respeito ao próximo, caridade;
- O evangelizador pode dar exemplos de como Jesus demonstrava seus ensinamentos:
Jesus amava seus discípulos, seus amigos e todas as pessoas;
Jesus perdoou as pessoas que o condenaram e crucificaram;
Jesus nunca brigou com alguém;
Ele respeitava as pessoas, tratando a todos com o mesmo amor;
Ele praticou a caridade curando as pessoas, auxiliando em seus problemas com palavras e gestos de carinho.
c - Os ensinos de Jesus
- Jesus deixou lições sobre amor, perdão, caridade;
- Jesus ensinava por meio de histórias, chamadas de parábolas. Elas retratavam situações simples e fáceis de entender, com elementos do cotidiano do povo.
Clique aqui para ver material sugerido para ser utilizado referente a Parábola O Óbolo da Viúva.
Clique aqui para ver material sugerido para ser utilizado referente a Parábola O Credor Incompassivo.
Sugestão:
Parábola O Óbolo da Viúva e O Credor Incompassivo (Mt.18: 23/35).
d - Atividade 1:
Escravos de Jô - sugestão enviada pela evangelizadora Olímpia Nery, Casa Espírita Semente de Luz de Indaiatuba/SP.
Colocar as crianças em círculo e distribuir duas bolas pequenas. Enquanto cantam a versão da música “Escravos de Jó”: "Jesus nos ajude a pensar, meninos e meninas fazem zigue-zigue-zá! Meninos e meninas fazem zigue-zigue-zá! Tira, põe, deixa ficar..." As crianças que tiverem as bolas nas mãos quando a música terminar, deverão dizer o que fariam para ser como Jesus (atitudes positivas). Seguir a brincadeira até que todas as crianças respondam. Incentivar as crianças a cantarem a música em casa com seus familiares.
e - Atividade 2:
letra com a música “Se essa rua, se essa rua fosse minha”, enviada pela evangelizadora Guacira Machado, do Centro Espírita Missionários do Mestre, Curitiba/ PR, que poderá ser cantada com as criança.
Posteriormente o evangelizador poderá perguntar as crianças, quais são os “lacinhos de amor” que podem enfeitar o mundo? Nossas atitudes perante a natureza, os animais, a família, amigos, colegas (amor, respeito, gratidão, perdão, amizade, carinho, alegria, união, colaboração, caridade, etc.).
f - Atividade 3: estas sugestões de atividades sobre Jesus, poderão ser utilizadas pelo Jardim, primeiro ciclo e segundo ciclo.
Família em 3D, os animais em 3D, Labirinto e o desenho de Maria no burrinho e José, (Maria e José retirados do site da Vera Stefanello) e uma atividade com avaliação do evangelizando, referente a aula. Para fazer a família de Jesus, foi utilizado um pires e um mini-copo de geléia, para tirar as circunferências. Foi feito tudo em cartolina e colado em uma base também de cartolina. Colamos o bebe no colo de sua mãe. Os animais foram colados ao redor. Pode-se enfeitar com flores pequeninas (desenhadas ou com o biscuit) o que a imaginação mandar. Para o maternal, a ideia é cortar figuras geométricas (triângulos, retângulos e círculos) para que os pequeninos colem as figuras que irão representar a família de Jesus e depois completarem desenhando os olhos, boca, nariz e cabelos - os quais poderão ser feitos com a lã ou outro material, como tirinhas de jornal ou folhas de revista.
Atividade enviada pela evangelizadora Marcia Silva (DIJ - Centro Espírita Perdão e Caridade – Lisboa - Portuglal)
Clique aqui para ver a Atividade.
Clique aqui para ver as orientações e o desenho montado.
g - Atividade 4: sugestão de atividade liga-pontos.
Clique aqui para ver a Atividade.