Jesus – ensinamentos III




         Prece inicial

         Primeiro momento: pedir que digam o que são parábolas e citem algumas que conheçam.

         Segundo momento: lembrar que Jesus ensinava por parábolas, perguntas, diálogos e principalmente através de seu exemplo de vida.

         Parábolas: histórias com elementos e personagens da época;

         Perguntas/diálogos: questionava e fazia pensar a respeito das atitudes e situações que se apresentavam no cotidiano;

         Exemplo: Jesus dava o exemplo no dia-a-dia, sendo modelo a seguir, em todas as situações suas atitudes eram sempre de amor, respeito, caridade, perdão.

         Sermões: discursos mais longos, onde Jesus visava à elevação moral/espiritual de seus ouvintes, através da reflexão de seus ensinamentos.

         Terceiro momento: o sermão mais conhecido é o Sermão da Montanha. Foi proferido na encosta de um monte. Naquela oportunidade Jesus se dirigia aos discípulos, mas o sermão foi ouvido por um grande número de pessoas que tinha vindo de Carnafaum ao encontro de Jesus. No Sermão da Montanha, Jesus nos mostra a base moral de sua doutrina, através de vários temas, de maneira fácil de entender. Neste sermão Jesus nos apresenta as chamadas Bem-aventuranças, assim chamadas porque Jesus iniciou cada frase com “Bem-aventurados”... As bem-aventuranças são a relação das qualidades, das virtudes que todos temos que desenvolver para alcançar a felicidade.

         Obs.: sugerimos que o evangelizador leia uma das bem-aventuranças de cada vez e explique/dialogue sobre o seu significado.

         "Vendo Jesus a multidão, subiu ao monte; e ele começou a ensiná-los dizendo:

         "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

         "Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

         "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra.

         "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.

         "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.

         "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.

         "Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.

         "Bem aventurados os que têm sido perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

         "Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem, vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque grande é o vosso galardão nos Céus; pois assim perseguiram aos profetas que existiram antes de vós". (Mateus, V, I -12. )



          "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.”

         Ser pobre de espírito: é saber que precisa desenvolver a espiritualidade, se ligar mais a Jesus e a seus ensinamentos.

          "Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.”

         Chorar: significa sofrer sem reclamar, sem incomodar os outros.

          "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra.”

         Ser manso: é não agredir, não usar violência. Herdarão a Terra porque aqui vão reencarnar no futuro, quando a Terra for um planeta de Regeneração, apenas os Espíritos que também evoluírem espiritualmente.

          "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.”

         Ter fome e sede de justiça: é acreditar na justiça de Deus, e em sua bondade e sabedoria.

          "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.”

         Ser misericordioso: compreender e perdoar o irmão, esquecendo a ofensa.

          "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.”

         Ser limpo de coração: não ter maldade, desejar e agir para o bem de todos.

          "Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.”

         Ser pacificador: é procurar viver em paz, apaziguar em todas as situações.

          "Bem aventurados os que têm sido perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.”

         Ser perseguido por crer em Jesus: é ser incompreendido porque acredita e segue o Mestre Jesus.

          "Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem, vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque grande é o vosso galardão nos Céus; pois assim perseguiram aos profetas que existiram antes de vós."

         Jesus explica que aqueles que o seguem poderão ser incompreendidos e perseguidos por sua crença, mas que devem seguir no caminho do bem, certos de que estão no caminho correto.


         Quarto momento: distribuir para os evangelizandos um teste, para ver se eles estão no caminha para serem mansos e pacíficos. Lembrar que eles devem marcar o que fazem (a atitude que realizam) e não apenas o que seria certo.

         Após respondido o teste, o evangelizador deve ressaltar que não quer ver as respostas das crianças, que o objetivo é que cada um faça uma reflexão. Depois disso ler as perguntas com elas e as respostas, perguntando qual é a atitude certa em cada situação. Este momento deve ser bem descontraído, de modo que as crianças possam expressar suas idéias e refletirem sobre o que responderam. Lembrar que todos estamos evoluindo, todos os dias através das nossas atitudes no bem, do esforço para fazer as coisas certas e também através do conhecimento dos ensinamentos de Jesus e da Doutrina Espírita.

         Clique aqui para ver modelo de teste.

         Quinto momento: fazer um acróstico com as virtudes que todos temos que desenvolver, usando o termo BEM-AVENTURADOS.

         Prece de encerramento

         Sugestão: segundo e terceiro ciclos.

         


[Aulas]    |    [Imprimir]