Prece inicial
Este encontro não tem uma técnica especial, senão de pesquisa. Baseia-se numa proposta de Pedagogia por projetos, abordagem de Portugal.
Iniciamos com muitas imagens de Jesus colocadas no chão. Cada jovem deveria olhar alguns segundos para as imagens e, em seguida, escolher aquela que chamou mais sua atenção. Depois que cada um pegou a sua, os jovens falaram o porquê de terem escolhido aquela imagem.
Depois disso montamos uma teia de pesquisa: com papel pardo, escrevemos JESUS no centro, e todas as questões saíram daí.
É importante salientar que essa teia é uma teia de pesquisa. Por essa razão, nela vão estar registrados conhecimentos prévios e dúvidas, levantados pelos evangelizandos (provocados pelo evangelizador quando necessário), sejam esses conhecimentos verdadeiros ou não. Por exemplo, em nosso encontro, tivemos jovens que disseram que Jesus ressuscitou. Mesmo sendo contrário ao que explica a Doutrina Espírita, escrevemos na teia como hipótese.
Todas as hipóteses e perguntas trazidas na teia serão aceitas ou refutadas a partir de exploração de texto teórico. Isso deve ser combinado com os jovens. Os jovens trarão os textos? Os evangelizadores? Que obras podemos consultar? Sugerimos que sejam disponibilizadas várias obras espíritas que tratam sobre o tema Jesus como, por exemplo, O Evangelho segundo o Espiritismo, Estudos Espíritas do Evangelho (Terezinha de Oliveira), entre outros.
A partir da leitura, esquematizada com a teia, os jovens poderão pintar de alguma cor as idéias que se comprovam, e marcar com um “X” as idéias que não se comprovam. E devem ser acrescentadas à teia as novas descobertas sobre o tema.
Veja a seguir um exemplo de teia inicial de estudo, sobre a qual foi realizada o encontro.
Prece de encerramento
Evangelizadores: Carina Streda, Ricardo e Antônio Escobar.