Queridos amigos,

                  É interessante que os evangelizandos não recebam as mesmas histórias/parábolas/curas, com as mesmas técnicas, em anos seguidos, mesmo trocando de ciclo.
                  Sugerimos que os evangelizadores conversem, organizando e dividindo as histórias/parábolas/curas de Jesus a serem contadas em cada ciclo. Como as crianças ficam dois anos em cada ciclo, é importante ter sempre duas alternativas, para que o que foi contado em um ano, não seja utilizado novamento no ano seguinte.
                  Segue uma proposta de divisão dos conteúdos e aspectos a serem abordados em cada ciclo sobre Jesus, baseado no currículo da FEB.




Jesus e sua Doutrina

         a - A vida de Jesus

         Contar a história de Jesus, com gravuras. Tópicos:

         1. Maria e José moravam em Nazaré.
         2. Quando Maria estava grávida, eles foram até Belém para o censo.
         3. Jesus nasceu em um lugar simples, uma estrebaria.
         4. A notícia de que havia nascido um grande Mestre se espalhou e ele recebeu a visita de pastores e magos.
         5. Jesus cresceu, foi uma criança educada e ajudava o pai nos serviços de carpintaria.
         6. Quando já era um homem adulto, começou a viajar por outras cidades, falando de amor, paz e perdão.
         7. Convidou 12 homens para ajudá-lo nessa tarefa: os apóstolos.
         8. Ele falava de caridade e que o espírito continua vivo após a morte do corpo físico.
         9. Jesus ensinava por parábolas (histórias), sermões e diálogos, sempre com palavras simples.
         10. Parábola do Bom Samaritano, do Óbolo da Viúva.
         11. Era considerado pelo povo um homem bom, sábio e correto.
         12. Gostava de estar e conversar com as pessoas e as crianças.
         13. Um dia, ele subiu em um monte e havia muitas pessoas esperando para ouvi-lo. Ali aconteceu o Sermão da Montanha.
         14. Ensinou também como podemos orar: Pai Nosso.
         15. Fez muitos amigos, e as pessoas o seguiam por toda parte.
         16. Mas muitos não entenderam a sua mensagem, pensaram que ele queria ser rei e exigiram que ele fosse morto.
         17. O corpo de Jesus morreu na cruz.
         18. Jesus reapareceu em espírito, para os apóstolos e seus amigos, provando que a vida continua após a morte.
         19. A mensagem de Jesus é atual e deve ser seguida por todos.
         20. Jesus é nosso irmão e amigo. Também é nosso mestre e exemplo de perfeição que devemos seguir.




         b - As curas de Jesus

         Contar três histórias:

         A cura da mulher encurvada;
         Cura a distância;
         A cura dos dez leprosos.

         - Jesus não realizava milagres, porque ele não derrogava as Leis de Deus. Ele curava manipulando fluidos.
         - Os doentes tinham fé no poder de cura de Jesus e merecimento, pois queriam mudar de atitude.
         - Jesus disse ao paralítico de Betesaida: "Vês que foste curado; não tornes de futuro a pecar, para que não te aconteça coisa pior". Com essa advertência o Mestre nos alerta que muitas de nossas doenças têm origem em nosso passado, isto é, são o resultado de erros cometidos nesta ou em outras vidas. Nesse exemplo, o paralítico estava em expiação. Para que ele não voltasse a sofrer era necessário mudar suas atitudes e pensamentos, voltando-se para o Bem
         - Jesus ao curar o cego de Siloé nos alerta que "Haverá, sim, sempre uma razão para a existência da dor, mas devemos admitir que nem toda dor é sinal de culpa".
         "Ao passar, ele viu um homem cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram:
         - Rabi, quem pecou, ele ou seus pais, para que nascesse cego?
         - Jesus respondeu:
         - Nem ele nem seus pais pecaram, mas é para que nele sejam manifestadas as obras de Deus... Enquanto estou no mundo sou a luz do mundo.
         Tendo dito isso, cuspiu na terra, fez lama com a saliva, aplicou-a sobre os olhos do cego e lhe disse:
         - Vai lavar-te na piscina de Siloé - que quer dizer 'Enviado'. O cego foi, lavou-se e voltou vendo." (Jô 9,1 ss.)
         Essa passagem esclarece que aquele espírito fora voluntário para contribuir com a missão de Jesus. Estava passando por uma prova para progresso de seus espírito.
         - Quais são os remédios espirituais que temos hoje? Oração, passe, água magnetizada, vibrações, o Evangelho no Lar.
         - Quando alguém adoece, deve procurar os recursos da medicina, não se revoltar, mudar o padrão de pensamento e mudar de atitude para melhor.
         - Qual deve ser a atitude de quem fica curado de uma doença? Agradecer e continuar se esforçando para se tornar uma pessoa melhor a cada dia.




         c - Os seguidores de Jesus

         1 - Jesus é um Mestre - o melhor Mestre que já esteve na Terra. O que é um Mestre? Alguém com muita sabedoria e que age conforme o que ensina. Falar de Jesus - transmitia paz, calma, amor, carinho; ensinava por parábolas (histórias que envolviam situações que o povo conhecia). Não é importante se ele era loiro, moreno, alto, baixo, mas sim que ele é o espírito mais evoluído que já encarnou na Terra. É o governador da Terra. Ele vivenciava aquilo que ensinava.

         2 - Jesus tinha muitos seguidores. Ele atraia multidões. Alguns eram apenas curiosos: ouviam e iam embora. Outros queriam apenas ser curados pelo Mestre ou vê-lo praticando curas. Mas muitos eram tocados no coração pelo Mestre, com suas palavras e seu jeito sincero de ser. Esses seguiam Jesus em suas viagens, sedentos de saber mais, de se melhorarem como pessoas.

         3 - Alguns desses seguidores eram mulheres:
         Maria de Betânia (irmã de Marta e Lázaro)
         Maria de Magdala (Jesus a curou de uma obsessão)
         Maria (esposa de Alfeu e mãe do apóstolo Tiago Menor)
         Salomé (esposa de Zebedeu e mãe de Tiago Maior e de João)
         Joana (esposa de Cuza, procurador de Herodes).

         4 - Jesus tinha 12 apóstolos - Jesus não escolheu as pessoas mais inteligentes, as mais cultas, ou as que tinham mais dinheiro. Ele escolheu pessoas comuns, com dificuldades, defeitos, mas com muita vontade de aprender e de transmitir aos outros seus ensinamentos. Ele ensinou muitas coisas aos apóstolos. Citar características pessoais de alguns apóstolos.
         Mateus: publicano, coletor de impostos. Era sociável e gostava de festas.
         Tomé: inseguro, só acreditava naquilo que tocava. Era desconfiado.
         Pedro: determinado e sincero. Iletrado, inquieto, irritável, imediatista.
         João: era o mais jovem, prestativo e altruísta. Era sincero e intolerante, queria ser o melhor entre os discípulos.
         Judas Iscariotes: moderado, discreto, equilibrado e sensato. Sabia lidar com contabilidade e cuidava do dinheiro do grupo. Era o mais polido dos discípulos, muito eloqüente.

         5 - Os evangelistas - as pessoas que escreveram os quatro Evangelhos: Mateus, Marcos, João e Lucas. Mateus, Marcos e João conviveram com Jesus e escreveram os evangelhos muitos anos depois da morte de Jesus. Lucas era médico e não conviveu com Jesus. Nesses Evangelhos, eles contam várias passagens da vida de Jesus. Relatam também sobre seus ensinamentos e as parábolas que ele contava.

         6 - Os que acreditam e procuram vivenciar os ensinamentos de Jesus são chamados cristãos. O Espiritismo nos diz que Jesus é nosso modelo e guia, o ser mais perfeito que já encarnou na Terra.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]