As Três Revelações: Moisés, Jesus e Espiritismo

         Prece inicial
         Primeiro momento: antes de contar a história, o evangelizador tira de uma caixa três palavras: AMOR, JUSTIÇA, VERDADE e perguntar:
         - O que será que essas três palavras têm a ver com a história de hoje?
         - Será que elas têm algum significado para nós?
         - Hmmmmmm! Estou sentindo um cheiro de suspense no ar!
         - Acho que cada palavra traz uma revelação! Vamos descobrir?
         (Um evangelizador narra a história e os outros representam os personagens (revelações) usando palitoches.

         Segundo momento: contar a história As três revelações.
         Rodrigo, menino esperto, com apenas 5 anos, sabe da importância da escola e que lá se aprende a ler, escrever, calcular, etc..., tudo para o desenvolvimento da sua inteligência.
        Mas também sabe que na Evangelização aprende coisas muito importantes. Sua mãe, certa vez lhe falou da necessidade do aperfeiçoamento moral, e também falou de uns tais “Mensageiros de Deus que fizeram muuuuuuuitas revelações.”
         O menino faiscou os olhos de curiosidade!
         E foi durante um encontro de Evangelização que Rodrigo descobriu/aprendeu preciosas lições.
         Ufa!!! Finalmente chegou o sábado! Chegando na Evangelização, para a sua surpresa, o tema do encontro era sobre "As três grandes revelações"!
         Iniciado o Encontro, a evangelizadora falou:
         - “É muito importante conhecermos as Leis de Deus, pois são elas que nos dizem o que é certo e o que é errado. Vocês sabiam que essas leis estão escritas na nossa consciência? Mas, infelizmente, não são muito lembradas por nós.
         E para que as Suas leis fossem relembradas, Jesus enviou, em todos os tempos, os Seus Mensageiros com a missão de revelá-las. O mensageiro que nos trouxe a primeira revelação foi..... (suspense). Vocês sabem quem é? (Esperar que respondam e Moisés entra em cena).
         Moisés conta que recebeu os 10 Mandamentos no Monte Sinai, ensinando sobre JUSTIÇA, ou seja, se fizéssemos uma coisa errada, como roubar, mentir, ou matar, seríamos responsabilizados por isso…
         Mas ele não revelou todas as leis e, muito tempo depois, Deus enviou outro Mensageiro, o Espírito mais perfeito que conhecemos. Vocês sabem quem é? (Esperar que respondam e Jesus entra em cena). Jesus Cristo é o nosso Mestre Querido.
         Jesus fala: Vim ensinar a lição do AMOR. Não vim destruir a lei trazida por Moisés, mas vim dar-lhe o verdadeiro sentido. Devemos amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Trouxe também outras importantes lições que vocês vão aprender este ano.
         Mas o Cristo, também não pôde dizer tudo, pois as pessoas daquela época não O entenderiam corretamente. Então Ele/Jesus prometeu que enviaria, mais tarde, na época certa, um Consolador, que traria importantes ensinamentos e iria relembrar e nos auxiliar a entendermos o que Ele havia dito. Vocês sabem quem ele é? (Esperar que respondam e Kardec entra em cena com as obras da Codificação).
         Kardec fala: O Consolador Prometido é o Espiritismo/Doutrina Espírita. O Espiritismo não foi criado por uma pessoa, foram os Espíritos Superiores que trouxeram, por meio de vários médiuns, e é a Terceira Revelação das Leis Divinas. O Espiritismo veio nos ensinar a VERDADE. Ele relembra os ensinos de Jesus e esclarece de onde viemos, para onde vamos e por que estamos na Terra. Esclarece também que a vida continua após a morte e que a Justiça de Deus atinge a todos; que o nosso sofrimento é temporário e que progredimos, incessantemente, através de uma série de existências. O aperfeiçoamento moral é a nossa meta!
         Rodrigo ficou deslumbrado, mas ainda ficou com uma dúvida, então levantou a mão e perguntou:
         - Eu ainda não entendi o que é aperfeiçoamento moral!
         A evangelizadora explicou que aperfeiçoamento moral significa nos tornarmos cada vez melhores até a nossa perfeição. E para isso é necessário estudar as Leis Divinas trazidas pelos Mensageiros e, o mais importante, colocá-las em prática.
         Falou que um Espírito para ser perfeito precisa desenvolver e aplicar todas as qualidades morais (por exemplo: amor, respeito, paciência, fé, perdão); deve usar a sua inteligência somente para o bem. E para tal é necessário reencarnar muitas e muitas vezes.
         - Mas o que é reencarnar? - questionou Rodrigo.
         - Hmmmmmm. Esta pergunta vou lhe responder num próximo encontro.
         E naquela tarde Rodrigo voltou satisfeito para casa, mas também muito pensativo e ansioso com o que aprenderia no próximo encontro.

         Terceiro momento: vivência.
         O objetivo é conhecer alguns dos ensinamentos e Leis Divinas trazidas pelas três revelações: Moisés, Jesus e o Espiritismo.
         O evangelizador explica: Deus enviou para esta sala os três mensageiros que vierem nos ensinar essas três virtudes: amor, justiça e verdade. Vamos procurar esses mensageiros? Onde eles estão escondidos?
         Esconder em torno da sala as figuras de Moisés, Jesus e Allan Kardec (com as Obras Básicas), representando o Espiritismo. Na medida que eles forem achando, orientar para colocar em papel pardo no espaço correto, relacionando as imagens às palavras Amor, Justiça e Verdade.

         Prece de encerramento




[Jardim]