Fonte:
Lucas 5: 27-28 / Marcos 2: 13-14 / Mateus 9: 9
Boa Nova (Humberto de Campos) - cap. 3 e 5
Vivendo com Jesus (Amélia Rodrigues) - cap. 14
Mensagem do Amor Imortal (Amélia Rodrigues) - cap. 1
Trigo de Deus (Amélia Rodrigues) - cap. 1
1º momento: integração.
Música de boas-vindas e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
* Música de boas vindas (Plim-plim ou Boa tarde......)
* A música deve ser uma preparação para a prece. (Fecha a janelinha dos olhos, abra a do coração, deixa Jesus entrar, pois ele é nosso irmão)
2º momento: história.
Lembrar o encontro anterior, quando Jesus encontra os irmãos Simão e André e os convida a serem pescadores de homens, bem como a João e Tiago.
Ainda em Cafarnaum, após a conversa com o pai de João e Tiago, não demorou para que Jesus saísse à procura de mais pessoas para lhe seguir os passos.
Os pescadores daquele lugar, homens humildes, estavam sempre empenhados em suas lides diárias; alguns consertando as redes; outros se aventurando nas águas em busca do peixe para o sustento da família; muitos, na praia, conversando com os compradores dos peixes; alguns reclamando do valor absurdo dos impostos que pagavam, porém todos acostumados a viverem daquela forma.
Cafarnaum era uma cidade grandiosa comandada por César um imperador que cobrava altos impostos e reduzia o povo a miséria. Ali havia uma sinagoga importante e possuía ruas, calçadas, praças formosas, mansões e até casebres. Havia luxo e miséria naquela cidade. Havia agricultores, oleiros (olaria onde se fabricam os tijolos), marceneiros, construtores, comerciantes, lavadeiras, pescadores....
Neste momento, havia uma brisa diferente de paz e de alegria. Foi nesse dia que Jesus saiu a pescar homens pra o seu Reino. E num magnífico dia de sol encontrou Felipe e convidou-o a segui-lo. Felipe, então, levantou a cabeça e sorrindo aceitou o convite e seguiu o Mestre.
Depois disso, Jesus saiu e, perto da praia, contemplou um publicano (cobrador de impostos no Império Romano), chamado Levi, sentado na coletoria (local onde Levi trabalhava), e disse-lhe:
- Segue-me!
Após levantar-se, Levi também seguiu o Mestre.
A partir daquele dia, aquele lugar nunca mais seria o mesmo.
As pessoas comentavam a respeito de Jesus e, por mais que o admirassem, não entendiam muito bem o que tinha acontecido com aqueles pescadores e aquele cobrador de impostos que abandonaram o seu trabalho para seguir aquele homem que, para muitos, ainda era um estranho.
Mas uma coisa era certa: Jesus já havia escolhido todos eles muito antes daqueles dias (os apóstolos já haviam se comprometido com esse trabalho lá na espiritualidade, por essa razão Jesus lhes era familiar e uma pessoa confiável, mesmo eles não tendo lembrança dele, mas seus corações se lembravam).
E assim Jesus continuou chamando todos os seus apóstolos (12 no total) e com eles iniciou o trabalho da construção do Reino de Deus nos corações dos homens.
Os 12 Apóstolos são: Simão (Pedro), André, Filipe, Tiago (Maior), João, Levi (Mateus), Tadeu, Tiago (Menor), Tomé, Bartolomeu, Simão (Zelote) e Judas.
3º momento: vivência.
Desenho coletivo: cada criança recebe uma folha com um círculo desenhado, representando o nosso planeta. Nessa folha eles irão desenhar, escrever ou colar imagens que sugiram de que forma pode ser feita a construção do Reino de Deus. Farão o desenho ou colagem inicial e passarão ao colega do lado e assim sucessivamente até o desenho voltar para si. Lembrando, sempre, que é um trabalho coletivo e é necessária a colaboração de todos para um bom resultado. Dessa forma estaremos construindo o Reino de Deus em todos os corações.
4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento.