07 - Primeiras pregações – boa nova


         Fonte:
         Boa Nova cap. 3 (encontro com Hanã)
         Vivendo com Jesus, cap.3 A Treva e a Luz

         1º momento: integração.
         Música de boas-vindas e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.

         * Música de boas vindas (Plim-plim ou Boa tarde......)
         * A música deve ser uma preparação para a prece. (Fecha a janelinha dos olhos, abra a do coração, deixa Jesus entrar, pois ele é nosso irmão)

         2º momento: história.
         Relembrar: Desde o dia que Deus, nosso Pai maior, criou o Planeta Terra, lá no Universo, muito tempo se passou, e ele continuava se transformando... E há anos atrás haviam muitas pessoas vivendo no Planeta e Deus enviou um Presente ao Nosso Planeta! Lembram qual foi o presente? Jesus! Jesus nasceu naquela noite estrelada lá em Belém! E Jesus foi crescendo, crescendo, igualzinho a vocês!
         Maria cuidava muito bem de Jesus bebê. Além dos cuidados com a alimentação e higiene, ela lhe dava muito amor e carinho.
         Na última aula nós vimos que Jesus escolheu a família para aprender e para colaborar. Então, pediu ao seu pai José para lhe ensinar a profissão de carpinteiro/marcenaria. E Jesus ficou muitos anos trabalhando na carpintaria com o pai e ajudando Maria em casa – até ficar adulto (passar o boneco Jesus Menino pelo túnel da evolução para sair o boneco Jesus Adulto do outro lado).
         Todo esse tempo em que Jesus estava em casa com os pais continuava conversando com as pessoas, demonstrando muita bondade, humildade e levando esperança para os corações aflitos das pessoas.
         Hoje Jesus está com 30 anos de idade e se encontrava caminhando próximo do Templo de Jerusalém e pensando como iniciaria o Reino de Deus no coração dos homens, porque essa era sua missão. Jesus chamou a atenção de alguns sacerdotes/sábios/doutores da lei - pelo seu olhar profundo, era um olhar doce, possuía um ar iluminado por Deus.
         Uns sábios se afastaram de Jesus, mas um deles chamado Hanã aproximou-se de Jesus e perguntou:
         - O que fazes na cidade? Jesus disse: passo por Jerusalem, buscando a fundação do Reino de Deus.
         Hanã disse: Reino de Deus?? O que tu pensa que é o Reino de Deus?
         Jesus: “é obra divina no coração dos homens", disse Jesus com grande serenidade.
         Hanã: Obra divina ?? hahahaha... deu uma gargalhada.
         E o sacerdote continua questionando Jesus porque duvidava da sua honestidade. E pergunta: Quem são seus seguidores? Conhece algum príncipe, uma pessoa importante para ajudar essa tarefa?
         E Jesus com muita humildade, respondeu: “meus companheiros vão chegar de todos os lugares”.
         O Sacerdote acreditava que o Reino de Deus seria a construção de um grande castelo, um templo grandioso e bem luxuoso.
         E Jesus continua explicando com muita calma e humildade que o Reino de Deus será construído pelo sentimento e pela boa vontade sincera dos homens. Baseado no amor e na verdade porque essa é a vontade de Deus. O sacerdote irritou-se e ignorou a resposta de Jesus e foi embora.
         No outro dia, Jesus foi visto em direção a cidade de Carfanaum onde irá iniciar a construção do Reino de Deus no coração dos homens.

         3º momento: vivência.
         Tunel da evolução: “Todas as nossas atitudes no bem, nos ajudam a evoluir assim como Jesus no Reino de Deus”.
         Vamos passar pelo túnel da evolução como Jesus e entrarmos no Reino de Deus com nossas atitudes e sentimentos bons?

         Cantar música: “Agora vou/evoluir/se você quiser/pode me seguir”
         Papel distribuído para as crianças desenharem as mãozinhas: para colar em cartaz em forma de coração “Como contribuir com a construção do Reino de Deus no coração dos homens??” Quais os valores, os sentimentos que devemos desenvolver para podemos contribuir?
         Amor/caridade/humildade/bondade/colaboração/respeito/paciência/calma/perdão...

         4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento.

                   





[Jardim]         [Temário]