06 - Jesus carpinteiro


         Fonte:
         Boa Nova - cap. 2

         1º momento: integração.
         Música de boas-vindas e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.

         * Música de boas vindas (Plim-plim ou Boa tarde......)
         * A música deve ser uma preparação para a prece. (Fecha a janelinha dos olhos, abra a do coração, deixa Jesus entrar, pois ele é nosso irmão)

         2º momento: história.
         Cenário de Jerusalém, no Templo e casa de Maria e José com a carpintaria .
         Relembrar: Desde o dia que Deus, nosso Pai maior, criou nosso Planeta, o Planeta Terra, lá no Universo, muito tempo se passou, e ele continuava se transformando... E há mais de 2000 anos atrás haviam muitas pessoas vivendo no Planeta e Deus enviou um Presente ao Nosso Planeta! Lembram qual foi o presente? Jesus! Jesus nasceu naquela noite estrelada lá em Belém! E Jesus foi crescendo, crescendo, igualzinho a vocês!
         Maria cuidava muito bem de Jesus bebê. Além dos cuidados com a alimentação e higiene, ela lhe dava muito amor e carinho. Maria sempre foi uma mãe muito zelosa e preocupada com o bem estar e o futuro de seu filho Jesus.
         Depois que ela viu como Jesus impressionava os Doutores da Lei e Sábios no Templo com suas palavras, nas comemorações de Páscoa, Maria pensou que estava na hora de encaminhar seu filho nos estudos mais aprofundados. Eleazar, que tinha muita influência entre as autoridades do Templo, conversou com José explicando para ele que poderia ajudar a encaminhar Jesus para seu um grande sacerdote. Maria, preocupada com o futuro do filho, gostou da ideia, mas antes que Maria conversasse com Jesus, ele lhe disse: “Mãe, que queres tu de mim? Acaso não tenho mostrado a minha comunhão com o Pai que está no Céu! Muito surpreendida com a pergunta de Jesus, Maria respondeu-lhe, hesitante: Tenho cuidado por ti, meu filho! Reconheço que necessitas de um preparo melhor para a vida... Mas, Jesus lhe disse: “Mãe, toda preparação útil e generosa no mundo é preciosa; entretanto, eu já estou com Deus. Meu Pai que está no céu (Deus), porém, deseja de nós toda a exemplificação que seja boa e eu escolherei, desse modo, a escola melhor.
         No mesmo dia, embora soubesse das belas promessas que os doutores do templo fizeram na sua presença a seu respeito, Jesus aproximou-se de José e lhe pediu, com humildade, se poderia trabalhar na carpintaria e ajudá-lo. Jesus aperfeiçoa as madeiras da oficina, faz belos trabalhos com a madeira, empunha o martelo e a enxó, enchendo a casa de ânimo, com a sua doce alegria. Com essa atitude Jesus nos ensinou que a melhor escola para Deus é a do lar, da família e a do esforço próprio.

         3º momento: vivência.
         Montar um cenário “interior de uma casa”, que ofereça várias oportunidades de auxiliar e colaborar nas atividades, como: tirar o lixo, dar comida para o cachorro, guardar o material escolar, guardar os brinquedos, regar uma plantinha, varrer a sala...
         Colocar a música “Colaboração” enquanto ocorre a vivência. Cancioneiro Espírita, vol. 3.
         Assim como Jesus, quando era pequeno, escolheu trabalhar na carpintaria de seu pai e auxiliar sua mãe nas tarefas do lar, nos mostrando que a família é a nossa primeira escola na vida, nós também temos várias oportunidades de ajudar em casa. Convidar quem quer iniciar a atividade, sempre enfatizando o lado positivo de auxiliar, como é bom ser útil e poder ajudar. Após cada tarefa cumprida pelo evangelizando, bater palmas e elogiar sua atitude, dizendo como foi importante a sua colaboração nas tarefas do lar e como a vida em família fica mais agradável quando todos colaboram e fazem a sua parte.

         4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento.






[Jardim]         [Temário]