03 - Jesus menino em torno de 5-6 anos (túnel da evolução) auxiliando no lar

         Fonte:
         Boa Nova - cap. 2 e 30
         Vivendo com Jesus (Amélia Rodrigues) – Cap. 2 (Tormentosa Expectativa)

         1º momento: integração.
         Música de boas-vindas e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.

          Música de boas vindas (Plim-plim ou Boa tarde......)
          A música deve ser uma preparação para a prece. (Fecha a janelinha dos olhos, abra a do coração, deixa Jesus entrar, pois ele é nosso irmão)

         2º momento: história.
         *Decorar a sala com cenário de Nazaré.
         Desde o dia que Deus, nosso Pai maior criou nosso Planeta, o Planeta Terra lá no Universo, muito tempo se passou, e ele continuava se transformando... então, há mais de 2000 anos atrás haviam muitas pessoas vivendo no Planeta e Deus enviou um Presente ao Nosso Planeta! Lembram qual foi o presente? Jesus! Jesus nasceu naquela noite estrelada lá em Belém! (Maria com o bebê Jesus e José).
         E Jesus foi crescendo, crescendo, igualzinho vocês! Maria cuidava muito bem dele. Além dos cuidados com a alimentação e higiene, Maria dava muito amor e carinho ao pequeno. Jesus era uma criança amável, obediente aos seus pais, e sempre muito atencioso e educado com todas as pessoas. Jesus gostava muito de ser útil (ajudar) desde pequeno. Até com os animais Ele era muito carinhoso.
         Jesus ajudava Maria nos afazeres domésticos como: varrer o chão, buscar água no poço, catar lenha para o fogo para que a mãe pudesse cozinhar. Juntava as folhas do pátio, dava água e alimento aos animais, buscava as verduras na horta....
         José, seu pai, era carpinteiro (fazia móveis e objetos de madeira), e Jesus estava sempre por perto prestando atenção a tudo o que o pai fazia. Gostava muito de auxiliar em pequenas atividades que sua idade permitia. Ele varria o chão da marcenaria e alcançava as ferramentas pequenas quando seu pai solicitava.
         Gostava muito de contemplar o mar da Galileia, ficar observando as ondas. Cumprimentava educadamente os pescadores!! Até os peixinhos do mar ficavam contentes com a presença Dele! Jesus era uma criança muito especial, pois sempre estava disposto a ajudar quem precisasse.
         Sempre conversava com as pessoas que encontrava e escutava educadamente o que elas tinham para dizer. Os viajantes, os mendigos, as lavadeiras, os trabalhadores, a todos ele tratava com respeito.
         Teve um dia que Jesus estava na estrada a conversar com as pessoas, como sempre fazia, e encontrando dois ladrões, levou-os para sua casa. Quando Maria e José viram o filho entrando pela porta, com um ladrão em cada mão, ficaram com muito medo. Jesus, muito docemente, deu-lhes algo para comer, conversou um pouco e os dois partiram.
         Mas Jesus também brincava com outras crianças, tinha amigos e primos e desde pequeno nos dava muitas lições de como praticar o bem!

         3º e 4º momento: vivência.
         Vamos fazer como Jesus e ajudar José na carpintaria?

          Varrer o chão
          Catar lenha para o fogão
          Alimentar os animais
          Buscar verduras na horta
          Para encerrar (pedir para retornarem aos lugares), convidar todos para contemplar o mar da Galiléia, colocando a música de preparação para a prece final.

         5º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento.

                             
                   





[Jardim]         [Temário]