Fonte:
Boa Nova (Humberto de Campos) – último cap. - Maria
1º momento: integração.
Música de boas-vindas e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
* Música de boas vindas (Plim-plim ou Boa tarde......)
* A música deve ser uma preparação para a prece. (Fecha a janelinha dos olhos, abra a do coração, deixa Jesus entrar, pois ele é nosso irmão).
2º momento: história.
Hoje vamos contar um pouco sobre o que aconteceu com Maria, mãe de Jesus, depois da crucificação.
Quando Jesus estava ainda na cruz, pouco antes de morrer, sua mãe, Maria, estava na multidão, bem na frente, com o coração apertado, se sentindo muito triste com o que estava acontecendo com seu filho amado. Que mãe não ficaria triste vendo um filho sofrer? Enquanto via Jesus na cruz, Maria lembrava desde antes do nascimento de Jesus, quando o Anjo anunciou que seu filho seria muito especial. Também lembrou daquela noite estrelada junto aos animais, quando pegou no colo seu filho pela primeira vez, lembrou de toda sua infância e como foi uma criança bondosa, também passou pelo seu pensamento todo o bem que Ele fez às pessoas, as curas, as palavras de consolo e de muita sabedoria. Maria até pensou: “será que Deus o abandonou?” mas logo ela lembrou daquela parte da oração que Jesus nos ensinou que fala “Seja feita a Sua vontade”, é que a vontade de Deus (nosso Pai que está nos céus) sempre vai acontecer, porque Ele sabe o que é melhor para cada um de nós.
Maria chorava baixinho quando percebeu que João (o apóstolo amado de Jesus) estava ao seu lado e se abraçou nele. João foi o único Apóstolo que não teve medo de também ser preso e ficou junto de Jesus até o fim. Foi quando Jesus, lá da cruz, olhou bem nos olhos deles e disse: - Mãe, eis aqui o teu filho! – Filho, eis aqui a tua Mãe! Jesus queria que João olhasse por Maria, que já estava com uma certa idade, mas também quis lembrá-los de que não pertencemos somente ao nosso círculo familiar, mas que somos todos uma grande família e que Deus é nosso Pai. Que devemos cuidar não só de nossa família, mas sim de todos os necessitados do mundo.
O tempo foi passando e a saudade de Jesus era muito grande no coração de Maria. João então, assim que conseguiu uma casa, levou Maria para morar com ele. Isso foi na cidade de Éfeso. Lá eles recebiam as pessoas doentes, sofredoras, eles também conversavam sobre os ensinamentos de Jesus (o Evangelho) e assim, Maria podia suportar melhor a falta do seu filho e ainda estava fazendo o bem. Essa casa ficou conhecida como “Casa da Santíssima” e muita gente, que também tinha saudade do Mestre, ia lá para pedir conselhos para Maria quando estavam com dificuldades. E sabe o que ela dizia para eles? – Isso também passa! (querendo dizer que uma situação ruim não permanecerá para sempre, assim como as situações boas).
Muitos anos se passaram até que chegou a hora de Maria retornar ao mundo espiritual, ele já estava bem velinha. E sabem quem foi receber ela lá no mundo espiritual? Sim, Ele mesmo, Jesus! E o coração de Maria finalmente pode serenar junto ao seu filho amado.
E no mês de dezembro, no dia 25, comemoramos o Natal que significa o nascimento de Jesus, como vimos em nossa primeira aula, esse mesmo Jesus que nos acompanhou todos os nossos encontros de Evangelização e que vocês levaram para casa.
3º momento: vivências.
Agora que nossas aulas estão acabando, vamos fazer uma brincadeira de adivinhação:
Levar alguns objetos do cenário de algumas histórias para que os evangelizandos identifiquem de que passagem ou parábola ela pertence, para recordar algumas passagens marcantes da vida do Mestre Jesus.
Após confraternizar com lanche.
4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento.