37 - Jesus aparece a sete discípulos e Pedro


         Fonte:
         João 21: 1-19
         Trigo de Deus (Amélia Rodrigues) - cap. 25 - Apascenta o meu rebanho

         1º momento: integração.
         Música de boas-vindas e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
         * Música de boas vindas (Plim-plim ou Boa tarde......)
         * A música deve ser uma preparação para a prece. (Fecha a janelinha dos olhos, abra a do coração, deixa Jesus entrar, pois ele é nosso irmão).

         2º momento: história.
         Todos estavam cheio de saudades do querido Mestre. Cada recanto e aldeia, cada cidade e lugar, possuíam marcas de Sua passagem. Os apóstolos estavam confusos, não sabiam o que fazer depois que o Mestre se foi. Sabiam que teriam muito trabalho ainda pela frente e tentavam retornar a sua antiga rotina, agora sem a presença querida do Mestre.
         Um dia alguns apóstolos estavam pescando no mar do Tiberíades e nenhum peixe conseguiam pegar, já estavam desanimando quando um estranho na praia diz a eles para que atirem a rede na parte direita do barco. E que surpresa tiveram! Pegaram tanto peixe que a rede quase se rompeu. Eram peixes grandes.
         Foi quando olharam novamente para aquele estranho na praia e reconheceram o amado Mestre, sorrindo que veio juntar-se a eles para assar e degustar os peixes com pão, como faziam antigamente. Todos estavam felizes, pois sentiam muita falta do Mestre.
         Quando a tarde chegou, Jesus assumiu a postura habitual e foi conversar com Pedro e Lhe pergunta:
         - Pedro, tu me amas?
         Pedro lembrou-se do dia em que negou que conhecia Jesus e ficou envergonhado. Porém foi muito honesto e firme quando respondeu:
         - Sim Senhor, Tu sabes que Te amo. (O coração de Pedro nunca deixou de amar a Jesus, mesmo tendo que mentir dizendo que não O conhecia no dia da Sua prisão).
         Jesus olhou com ternura para os outros apóstolos e pediu a Pedro:
         - Simão Pedro, apascenta os meus cordeiros. (Jesus estava pedindo a Pedro para que ele fosse o líder dos outros apóstolos e os conduzisse aos trabalhos que ainda teriam que fazer)
         A seguir Jesus pergunta novamente: - Pedro, tu me amas?
         Pedro fica surpreso e responde: - Senhor, Tu sabes que Te amo.
         Depois de um silêncio profundo Jesus pede novamente: - Pedro, cuida do Meu rebanho.
         E pela terceira vez Jesus pergunta a Pedro: - Simão Pedro, filho de João, amas-me?
         Pedro começou a ficar nervoso e respondeu: - Senhor, Tu conheces todas as coisas. Tu sabes o quanto Te amo, por que me perguntou por 3 vezes?
         Jesus apenas respondeu: - Se me amas, apascenta as minhas ovelhas.
         Jesus sabia que Simão era o apóstolo mais preparado para levar o Reino de Deus adiante e conduzir seus companheiros nos dias que viriam, já que Ele não estaria mais na presença física com os apóstolos, mas sempre acompanharia cada um deles, assim como ele está nos acompanhando também.
         Jesus conhecia as dificuldades que eles enfrentariam, também sabia que cada apóstolo era diferente, com suas particularidades, seus talentos e suas fraquezas. Disse a Pedro que ele enfrentaria muitas dificuldades e incompreensão, mas que confiava no amor de Pedro pela tarefa e sabia que ele era capaz de cuidar do Seu “rebanho”.
         O amor supre todas as necessidades, elimina todos os erros, porque propicia renovação e reparação. O amor é perene amanhecer, após as sombras ameaçadoras. As palavras impregnadas de amor de Jesus constituem o apoio e a segurança das vidas que se lhe entregam em totalidade.
         Pedro se sentiu confiante com as palavras de Jesus e compreendeu a importância do trabalho que teria de fazer e o quanto seus companheiros precisavam dele. Pedro cumpriu sua tarefa até o fim de sua vida deixando seu rebanho unido, fiel, seguindo no rumo da Luz.

         3º momento: vivências.
         Roda em que as crianças estão sentadas. Tocar a música e uma delas abraça Jesus. Uma das crianças está passando com Jesus atrás dos colegas. Quando a música parar ele passa para o colega abraçar Jesus e responder a perguntas.

         Jesus convida: SEGUE-ME
         Colocar várias situações que representam seguir os ensinamentos de Jesus, como podemos seguir Jesus?
         1) O que devemos fazer com os ensinamentos de Jesus? Guardá-los ou exercitá-los com o próximo?
         2) Quando estamos com um problema/medo a quem devemos recorrer ?A Jesus na prece
         3) Quando estamos com um pensamento ruim, como fazer? Afastar os pensamentos com prece. Trocar os pensamentos ruins por bons pensamentos.
         4) Quando estamos fazendo alguma coisa que não está dando certo... o que devemos fazer? Persistir com fé e disciplina
         5) Quando dois colegas querem o mesmo brinquedo, o que devemos fazer?
         6) Quando você encontrar um cachorrinho abandonado, machucado. O que você faz?
         7) Amigo que precisa do material, o que fazer? Emprestar, ser solidário.
         8) Quando tem uma discussão e saímos magoados, qual sentimento devemos ter? Perdoar e ser amigo
         9) Quando o quarto está todo bagunçado e temos tarefa da escola para terminar, o que devemos fazer? Devemos agir como a Marta ou como Maria? Trabalhar como Marta e coração de Maria para terminar o estudo.
         10) Quando Jesus lavou os pés dos discípulos, o que ele queria nos ensinar? Humildade
         11) Quando um colega cai e se machuca, nós vamos rir ou ajudar?
         12) Uma pessoa que não conhecemos está precisando de roupas porque perdeu tudo que tinha nas enchentes que ocorreram aqui. O que devemos fazer?
         13) Quando um colega trata mal os seus colegas, não respeita a sala de aula, os professores... como devemos proceder? Devemos ter paciência.
         14) O que Jesus nos ensinou acalmando a tempestade quando os discípulos estavam no barco?
         15) Eu gosto muito das aulas de evangelização. Devo convidar mais amigos para conhecer?

         Outra sugestão de vivência: Brincadeira de “Siga o Mestre”
         Escolher uma criança para ser o primeiro Mestre e colocar uma faixa vermelha. Ela começa a dar o comando (ter algumas sugestões de comando como: agora abraçar o colega da direita, agora todos sorrindo...). Quando acabar, o “Mestre” escolhe outro para ser o próximo Mestre.

         4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento.




[Jardim]         [Temário]