Fonte:
Boa nova (Humberto de Campos) – cap. 27 – A Oração do Horto
Cap. 28 – O Bom Ladrão
Primícias do Reino (Amélia Rodrigues) – último cap. – Jesus
Trigo de Deus (Amélia Rodrigues) – cap. 22 – Eis Aqui o Homem
Pelos Caminhos de Jesus (Amélia Rodrigues) – Barrabás, Pilatos e Jesus
Mateus 27: 1-61
1º momento: integração.
Música de boas-vindas e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
* Música de boas vindas (Plim-plim ou Boa tarde......)
* A música deve ser uma preparação para a prece. (Fecha a janelinha dos olhos, abra a do coração, deixa Jesus entrar, pois ele é nosso irmão).
2º momento: história.
Relembrar a última aula em que Jesus foi preso.
Após a prisão de Jesus, quando o dia amanheceu, os anciãos e os sumos sacerdotes levaram Jesus até o governador Pilatos, com a intenção de entregá-lo a morte, pois tinham muita inveja do carisma e do poder de Jesus sobre a multidão que o seguia e ouvia os seus ensinamentos de bondade, humildade, fé, caridade. Na verdade não entendiam o “Reino de Deus feito de AMOR e VERDADE” que Jesus veio trazer e ficaram com medo de perder o poder que tinham.
O governador Pilatos perguntou: - Tu és o rei dos judeus?
Jesus respondeu: - Tu que dizes.
Naquela época de grandes festas era costume o governador soltar um preso que a multidão escolhesse. Ele trouxe Jesus e Barrabás, na esperança de escolherem Jesus, pois Barrabás era um perigoso ladrão. Os sacerdotes e anciãos incentivavam a multidão para que escolhessem o Barrabás e matassem Jesus. A multidão enfurecida, escolheu Barrabás.
Então Pilatos disse: - Que farei então de Jesus?
A multidão gritou: - Seja crucificado!!
Que mal ele fez? Perguntou Pilatos,
- Seja crucificado!! Gritou mais alto a multidão.
Pilatos então percebeu que não estava conseguindo ajudar Jesus, pois a população estava enfurecida pedindo a sua crucificação. Então ele lavou as mãos diante da multidão dizendo que não seria culpado pela morte de um inocente – Isso é escolha de vocês. E a população se responsabilizou pela morte de Jesus.
Pilatos solta Barrabás e entrega Jesus para ser crucificado, pois naquela época era costume tratar os criminosos daquela maneira.
Desde o momento que Jesus foi amarrado e pregado na cruz o céu ficou escuro, havia trovoadas e todos se assustaram.
Jesus em todos os momentos se manteve sereno e não teve medo pois sabia que aquele seria seu último ensinamento e que seu sofrimento era necessário. Seu exemplo de fé, de superação das dificuldades, vai mostrar que devemos confiar sempre na vontade de Deus (nosso Pai).
Era costume deixar os criminosos pendurados na cruz depois de morrerem, porém um homem rico, usando de sua influência pediu o corpo de Jesus para que fosse sepultado. Então envolveu o corpo num lençol de linho e colocou-o numa caverna rolando uma grande pedra na porta e foi embora.
3º momento: vivências.
Material:
CRUZ / CORAÇÃO feita de cartolina
ESTRELAS DE PAPEL DE SEIS CORES DIFERENTES
IMAGENS DE CÉU (pode ser impressa ou mostrar no notebook)
IMAGENS DO PLANETA TERRA
Aula:
1 - Por que será que Jesus encarnou nesse Planeta?
2 - Utilizar imagens de Céu e questionar sobre o que estão vendo...
O que vocês acham que é o Céu?
3 - O que será que Jesus veio nos ensinar?
Hipóteses de respostas:
- Como viver em comunhão; - Fé; - Deus Pai Amoroso; - Perdão; - Continuidade da vida; - Falar no motivo de Jesus ter praticado tantas curas.
4 - O que Jesus mais gostava de fazer enquanto encarnado?
- Prece; - Ceia com os amigos; - Contar histórias; - Conviver com as crianças; - Dar palavras de esperança e consolo aos sofredores
5 - Por que vocês acham que ele morreu?
- Moral oposta à praticada na época; - pregava a igualdade de todos, - judeus não o aceitavam como enviado de Deus, pois não nasceu entre reis e ricos; - era um inconveniente para o povo, que acreditava de outras formas; - comentar sobre as vezes em que Jesus foi perseguido e que tentaram fazer as emboscadas
6 - Por que Jesus foi crucificado?
Comentar sobre a época, em que os bandidos e condenados morriam na cruz.
Colar as perguntas anteriores, em pontos da cruz feita de papel (VER EXEMPLO). Cada aluno receberá uma estrela de papel; quando questionados irão escrever ou desenhar as respostas às perguntas dentro da estrela, após colarão a mesma próximo à pergunta que está na cruz.
Obs.: dividir as estrelas coloridas, de forma que os da estrela azul respondam a pergunta 1, estrela amarela pergunta 2, estrela verde pergunta 3, estrela vermelha pergunta 4, estrela branca pergunta 5, estrela marrom pergunta 6. Para que assim, tenha no final estrelas de todos coladas na cruz.
Ao término, abrir a cruz que se transformará em coração (VER MODELOS ABAIXO), que representa Amor e Caridade de Jesus para conosco, enquanto encarnado e mesmo depois.
As estrelas representam cada ser humano, todos nascem com LUZ interior proporcionada por Deus, para que possamos superar as nossas dificuldades, que estas sim são nossas cruzes.
EXEMPLO:
Pergunta 1
Pergunta 2
MODELO DA CRUZ QUE SE TRANSFORMA EM CORAÇÃO
Estrela para escrever ou desenhar
4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento.