34 – A Negação de Pedro


         Fonte:
         Boa Nova (Humberto de Campos) – cap.26
         Matheus 26:30-35 e 26:69-75
         Marcos: 14:26-31 e 14:66-72
         Lucas: 22:31-34 e 22:53-62
         João 13:36-38 e 18:15-27

         1º momento: integração.
         Música de boas-vindas e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
         * Música de boas vindas (Plim-plim ou Boa tarde......)
         * A música deve ser uma preparação para a prece. (Fecha a janelinha dos olhos, abra a do coração, deixa Jesus entrar, pois ele é nosso irmão).

         2º momento: história.
         Na aula passada contamos como foi a última ceia/refeição de Jesus com seus amados apóstolos. Nessa ocasião Jesus aproveitou para dar o exemplo de que para entrar no Reino de Deus precisamos ser os menores, os mais humildes, aqueles que mais ajudam seu próximo. Ele demonstrou isso lavando os pés de cada apóstolo como se fosse um empregado/escravo e pediu que todos agissem assim depois que Ele partisse.
         Jesus disse as seus apóstolos que estava chegando a hora de seu derradeiro testemunho e Ele sabia também que, naquele momento, seus apóstolos não estariam com ele, se afastariam. Ele teria que passar por todo o processo sozinho. Disse também que isso era natural, pois os apóstolos não estavam ainda totalmente preparados para dar um testemunho e sim para aprender.
         Jesus disse: - antes que eu parta, quero deixar para vocês um novo mandamento: “AMAR-VOS UNS AOS OUTROS COMO VOS TENHO AMADO” também quero que sejam conhecidos como meus discípulos, não pela superioridade, pelas curas ou pelas roupas que vestem e sim pela humildade de vossas almas e pela boa disposição no sacrifício próprio, ajudando aos necessitados.
         Simão Pedro começou a ficar preocupado e perguntou: - Afinal, Mestre, para onde vais? Os apóstolos não sabiam que aquele seria o último dia de Jesus entre eles e que depois ele seria preso, mas Jesus já sabia e disse a Pedro:
         - Ainda não te encontras preparado para seguir-me, Pedro.
         Pedro ficou um pouco ofendido, pois achou que Jesus estava duvidando de sua coragem e disse que se fosse preciso daria a própria vida pelo seu Mestre.
         Jesus, por ser um Espírito muito elevado, já conhecia bem o coração de Pedro e os acontecimentos das próximas horas e diz: - Você tem ainda muito que aprender, Pedro. A experiência te ensinará isso e te digo que, antes do galo cantar (antes do amanhecer), me negarás 3 vezes. Também disse a Pedro que ele não faria isso por ingratidão ou indiferença aos ensinamentos do Mestre, mas porque o homem do mundo é mais frágil do que perverso.
         Naquela mesma noite Jesus foi preso e levado ao pátio da residência de Caifás. Os apóstolos, assustados e com receio das perseguições, se afastaram. Somente Pedro e João acompanhavam a multidão com a intenção de salvar Jesus. João partiu para avisar Maria. E aí aconteceu: Pedro foi reconhecido, em três situações diferentes. Primeiro foi uma empregada da casa, depois um homem que se aquecia junto a um braseiro (aquela noite estava muito fria) e, por último um servo que veio trazer uma bebida aos homens. Nas 3 ocasiões Pedro negou que conhecia Jesus e que era seu discípulo. Pedro fez isso achando que era o mais razoável, pois tinha que encontrar a melhor maneira de salvar Jesus. Nesse instante o galo cantou, anunciando a madrugada.
         Pedro ficou muito triste com o que aconteceu e chorou muito, estava envergonhado por não conseguir ajudar Jesus e ter que mentir, queria pedir perdão e então lembrou-se das palavras que o Mestre havia lhe dito: “O homem do mundo é mais frágil do que perverso”.
         Jesus, que assistia a tudo de sua cela e que conhecia a bondade do coração de Pedro, compreendeu sua atitude e também sabia que essa experiência seria muito boa para todo o trabalho que Pedro teria que fazer dali para a frente, na construção do Reino de Deus no coração dos homens. Pedro já estava perdoado.

         3º momento: vivências.
         Assim como Pedro, nós também negamos a importância dos ensinamentos que Jesus nos deixou todos os dias.
         Cada criança ganhará um coração de papel em branco, simbolizando o seu coração. Nele vão enfeitar, colocar uma frase, o que for para demonstrar que podemos sim entregar nosso coração para Jesus e sempre lembrar dos Seus ensinamentos. Depois colocaremos os corações em um recipiente, simbolizando a entrega para Jesus. Na sequencia, cada criança pegará um coração de outro colega para levar para casa.

         4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento.

                   





[Jardim]         [Temário]