28 - As crianças e o reino dos céus


         Fonte:
         Mateus 18:1-5/Mateus 19:13-15/ Lucas 18:15-17/Marcos 10:13-16

         1º momento: integração.
         Música de boas-vindas e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
         * Música de boas vindas (Plim-plim ou Boa tarde......)
         * A música deve ser uma preparação para a prece. (Fecha a janelinha dos olhos, abra a do coração, deixa Jesus entrar, pois ele é nosso irmão).

         2º momento: história.
         O dia havia amanhecido lindo, com um sol radiante e um vento suave que trazia, de longe, o perfume das flores, alegrando a todos daquela região.
         Era costume, daquele povo, levarem as crianças até os sacerdotes ou mestres, da época, para serem abençoadas. E se tratando de Jesus não poderia ser diferente.
         Jesus conversava com seus discípulos, quando começaram se aproximar, dEle, muitas pessoas. Mas não eram pessoas comuns. Eram pessoas diferentes, muito especiais, pois elas traziam seus filhos para serem abençoadas por Jesus. Assim como os adultos, essas crianças, também queriam estar pertinho de Jesus, queriam conversar com Ele, queriam tocar em Jesus.
         Porém os discípulos vendo a agitação daquelas crianças (causada pelo entusiasmo) repreenderam-nas. Diziam que não podiam incomodar o Mestre, pois Ele estava muito ocupado falando do Reino de Deus para os adultos. Mandaram que as crianças fossem brincar longe daquele lugar.
         Quando Jesus viu o que os discípulos estavam fazendo com aquelas crianças, ficou surpreso com o comportamento deles. Então, amorosamente, pediu que eles parassem de repreendê-las e que deixassem as crianças virem até Ele.
         Jesus disse: “Vinde a mim os pequeninos”.
         Ele pegou cada criança no colo, abraçou todas elas, sorriu, fez brincadeiras com elas, contou histórias. Falou que as crianças merecem O Reino dos Céus porque elas tem um coração bom e puro. Ressaltou que os adultos deveriam ser como as crianças, que possuem a inocência no coração, com muitos sentimentos bons e com mais facilidade para aprender e assimilar os bons ensinamentos.
         As crianças entenderam o que Jesus falou. Entenderam que deveriam aceitar as pessoas como elas são (com as suas qualidades e com os seus defeitos), mas poderiam ajuda-las a se melhorarem... e eles, certamente saberiam a forma certa.
         Já imaginaram a alegria daquelas crianças? Vocês também gostariam de ganhar o colinho de Jesus?
         A maior riqueza é a pureza da alma, fruto do amor que possuímos e doamos.

         3º momento: vivências.
         Cada criança passa por baixo de um arco enfeitado, simulando a entrada no reino dos céus. Atravessando o arco encontrarão Jesus. Terá uma evanegelizadora esperando-os com uma caixinha fechada. Dentro da caixa terá um espelho. Dizer que dentro da caixa tem algo que é muito especial para Jesus e que Ele ama muito. Cada criança abre a caixa e vê o que tem dentro sem contar a ninguém o que viu.
         Questionar o que elas pensavam que tinha dentro da caixa, antes de abri-la, ou qual foi a sensação, ao verem o rosto delas refletido pelo espelho, sabendo que elas são especiais para Jesus.

         4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento.

                             
                   





[Jardim]         [Temário]