23 - Parábola do grão de mostarda


         1º momento: integração.
         Música de boas-vindas e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
         * Música de boas vindas (Plim-plim ou Boa tarde......)
         * A música deve ser uma preparação para a prece. (Fecha a janelinha dos olhos, abra a do coração, deixa Jesus entrar, pois ele é nosso irmão).

         Objetivo: identificar que o Evangelho, reunindo os ensinos e exemplos de Jesus, indica-nos o caminho para a paz e a verdadeira felicidade. Podemos levar o evangelho e mostrar pra eles.
         Podemos levar outras sementes para as crianças compararem seu tamanho com o grão de mostarda. Visualizar o quanto ela é pequena.
         Explicar que apesar de o grão de mostarda ser muito pequeno e mesmo sendo minúsculo ele se tornará uma grande árvore.
         Dizer que Jesus comparou o grão de mostarda que cresce... cresce... até ficar uma folhagem bonita e depois uma árvore frondosa, com os sentimentos bons que temos no nosso coração, como o amor e a fé. Ter fé é ter confiança em Jesus e nas coisas boas que estão dentro de nós.

         2º momento: história. (contando e montando a árvore)
         Nossa história aconteceu há muito tempo atrás, na época que Jesus esteve entre nós contando histórias. “O Reino de Deus é comparado a um grão de mostarda que um homem toma e semeia em seu campo. É esta a menor de todas as sementes, mas quando cresce, torna-se um arbusto, maior que todas as hortaliças, de sorte que os pássaros vêm aninhar-se em seus ramos”.
         Com essa parábola ele queria ensinar aos seus apóstolos sobre crescimento espiritual no reino de Deus. Então Jesus comparou o grão de mostarda aos seus ensinamentos no coração das pessoas.
         O reino de Deus é como se fosse um grão de mostarda lançada no campo. Na terra fértil e bem cuidada. Seriam os exemplos que Jesus nos ensina e que ficam em nosso coração. Exemplos de bondade, paciência com os irmãos, caridade com os necessitados, amor, fé, respeito... Com isso aprendemos a não julgar as pessoas, fortalecer a fé, estudar o evangelho, fazer a prece, agradecer a Jesus, praticar o perdão, a ter boa vontade nas aulas de evangelização, fazer o bem ..... e tudo isso vai fazendo com que a sementinha vai crescendo e florescendo.
         As histórias de Jesus eram como se fossem sementinhas de luz no coração de todos que ouviam. A sementinha de luz brilhava muito forte sempre que as pessoas faziam coisas boas e praticavam os ensinamentos de Jesus.
         Essa parábola nos ensina que todo esforço verdadeiro precisa contar com o tempo. O que aprendemos na Evangelização é como o grão de mostarda, vai crescer e crescer cada vez mais até encher o nosso coração com o AMOR e a VERDADE que é o Reino de Deus.

         3º momento: vivências.
         Vivência 1: folhinhas para as crianças escreverem ou desenharem: O QUE PODEMOS COLOCAR NESTA ÁRVORE DE UM GRAO DE MOSTARDA JUNTOS PARA ELA CRESCER AINDA MAIS?
         Vivência 2: folha em branco com desenho do grão de mostarda na terra: QUE ATITUDES OU QUAIS OS SENTIMENTOS QUE CADA UM PODE COLOCAR NESTA SEMENTINHA PARA GERMINAR, FORTALECER E CRESCER PARA A FELICIDADE?
         Vivência 3: apresentação teatral do crescimento de uma árvore a partir da semente (utilizar a música Sementinha).

         4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento.

                             





[Jardim]         [Temário]