20 - A cura do cego de nascença


         Fonte:
         João 9:1-41
         Vivendo com Jesus (Divaldo – Amélia Rodrigues) Cap. 8 - “Cegos para a verdade”
         Trigo de Deus (Divaldo – Amélia Rodrigues) – cap. 11 – “Ele era cego”

         1º momento: integração.
         Música de boas-vindas e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
         * Música de boas vindas (Plim-plim ou Boa tarde......)
         * A música deve ser uma preparação para a prece. (Fecha a janelinha dos olhos, abra a do coração, deixa Jesus entrar, pois ele é nosso irmão).

         2º momento: história.
         Em um sábado, Jesus quando passava, viu um cego de nascença. E os apóstolos quando perceberam perguntaram para Jesus: “Jesus, os pais deste cego erraram e o filho está sendo punido com a cegueira? E Jesus respondeu: “Nem os pais erraram e nem o filho deles errou. A verdadeira intenção é que através do cego serão manifestadas as obras de Deus. Eu (Jesus) sou a luz no mundo e iluminarei com os exemplos de Deus”.
         Após isso Jesus agachou-se pegou o barro e cuspiu, em seguida aplicou sobre os olhos do cego. E disse: “Vai e lava-te na água do poço”. E o cego voltou enxergando.
         Os vizinhos não reconheceram o cego porque ele era mendigo e pedia na rua. E duvidaram se aquele era o mesmo homem que antes era cego.
         E o cego dizia: “Sim sou eu mesmo – o cego de antes”
         Porém o povo continuava perguntando: Como os teus olhos foram abertos??
         E o cego respondeu: O homem chamado Jesus fez barro, aplicou em meus olhos e me disse: Vai ao poço e lava-te. Logo, comecei a ver.
         E mesmo assim o povo perguntou: Onde está Ele – Jesus??
         O cego disse: não sei.
         Em seguida o povo conduziu o homem, que antes era cego, aos fariseus do templo.
         Como era sábado e, segundo as leis de Moisés não poderia haver trabalho, deveria ser dia de descanso. Os fariseus, que eram os Doutores da lei, perguntavam ao homem que agora enxergava quem era aquele homem que lhe deu a visão? Como Jesus fez isso? Ele é um profeta? Porque não respeitou o dia de sábado?
         Muitos duvidaram do que tinha ocorrido. Achavam que aquele homem estava mentindo e nunca tinha sido cego. Então, duvidaram que Jesus o curou e mandaram chamar os pais do antigo cego. Quando os pais chegaram no templo, os fariseus perguntaram: Este é vosso filho? Ele nasceu cego? Como ele está vendo agora?
         E os pais com medo responderam: Sabemos que é nosso filho e que nasceu cego. Mas não sabemos porquê está vendo agora. Ou quem lhe abriu os olhos. Perguntem ao nosso filho como ocorreu, ele falará por si mesmo.
         Os pais disseram isso pois estavam com medo dos Judeus que tinham entendido que quem ficasse do lado do profeta Jesus seria expulso/excluído do Templo.
         Então os fariseus chamaram pela segunda vez o homem que antes era cego. E lhe disseram: Este que se diz profeta Jesus é um pecador porque não segue as leis de Moisés.
         E o homem disse: se é pecador, não sei. Uma coisa sei, eu era cego e agora estou vendo.
         Como abriu seus olhos? Disseram os fariseus.
         E o homem respondeu: Eu já vos disse e não ouviste. O que querem ouvir novamente? Vocês gostariam de ser discípulos de Jesus?
         Os fariseus sentiram-se insultados e disseram-lhe: Tu és discípulos dele e nós somos discípulos de Moises. Nós sabemos que Deus falou com Moises. Não sabemos de onde é esse Jesus. E revoltados com a fé do homem que antes era cego o expulsaram do templo. Os fariseus eram muito orgulhosos e não entendiam as curas que Jesus fazia, por isso tinham essas atitudes.
         Jesus ficou sabendo que o homem tinha sido expulso e chega até ele e pergunta-lhe: Tu acredita no filho de Deus?
         Em resposta o homem disse: quem é o filho de Deus para que eu responda?
         Disse Jesus: É aquele que fala contigo!! Eu sou a luz do mundo. O filho de Deus enviado para iluminar a terra com seus ensinamentos.
         E o homem responde: Creio Senhor e o referenciou agradecido.

         3º momento: vivências.
         Jogo do enigma: crianças em uma roda e imagens na testa para a criança acertar o que está na sua testa. As outras vão dando dicas.
         As imagens/palavras formarão uma frase que significará: “JESUS É A LUZ DO MUNDO”.
         Vendar os olhos das crianças e fazer passar por um caminho com dificuldades, para vivenciarem como é difícil a vida sem a “Luz” de Jesus.

         4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento.

                   





[Jardim]         [Temário]