19 - A Parábola da Rede


         1º momento: integração.
         Música de boas-vindas e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
         * Música de boas vindas (Plim-plim ou Boa tarde......)
         * A música deve ser uma preparação para a prece. (Fecha a janelinha dos olhos, abra a do coração, deixa Jesus entrar, pois ele é nosso irmão). Depois a música abaixo.

Peixes no mar
(CODIME - Comissão de Divulgação da Música Espírita - 07/89 - Belo Horizonte/MG)

Peixes no mar, aves a voar
Eu quero amar com o amor que existe em mim
Por isso eu amo a natureza assim
Alô, alô, alô, eu gosto de você
Tchibum, tchibum, chalalalala, tchibum, tchibum, chalalalala (2x)

Quando mal eu faço à Criação
Fica em pedaços o meu coração
Alô, alô, alô, eu gosto de você
Tchibum, tchibum, chalalalala, tchibum, tchibum, chalalalala (2x)

         2º momento: história.
         Há muito tempo atrás Deus deu de presente para Jesus algo muito especial: o nosso planeta, o planeta Terra. Jesus é um Espírito muito evoluído, então Ele cuida e organiza muito bem o nosso mundo desde então! E o tempo foi passando, o planeta ficou habitado por muitas pessoas mas, Jesus foi percebendo que nós aqui encarnados não estávamos conseguindo aprender a fazer o bem sozinhos, então foi aí que ele resolveu encarnar aqui na Terra. Então Jesus nasceu e cresceu aqui e passou a nos ensinar a sermos bons pelos seus exemplos e também contando histórias! Isso mesmo, Jesus foi o maior contador de histórias que existiu no nosso planeta! E uma das histórias que ele contou foi sobre peixes em uma rede de pesca!
         Os pescadores saíam cedo para o mar, arrumavam o seu barco, colocando nele as redes de pesca. O peixe era um alimento muito importante e os pescadores esperavam no seu barco as redes ficarem cheias, com peixes de todas as espécies. Então, a retiram do mar, colocavam no barco e retornavam para a praia. Lá, sentavam-se e separavam um a um todos os peixes que havia na rede. Os peixes bons colocavam em cestos para serem vendidos e os ruins jogavam fora, pois não serviam para alimentar os homens.
         Jesus nos ensina com esta história que devemos fazer com os sentimentos no nosso coração o que o pescador fez com os peixes da rede (coração de fuxico com símbolos dos bons e maus sentimentos enquanto narra tirar os ruins e colocar bons no lugar) – guardar os bons – o amor, a lealdade, a sinceridade e os ruins – o orgulho, o egoísmo, a vaidade jogar fora do nosso coração, e assim temos espaço para desenvolver mais virtudes – a humildade, a solidariedade, a caridade e muitos outros! Assim, quando voltarmos ao mundo espiritual estaremos entre os Espíritos bons (como os peixes) e iremos para lugares mais felizes!
         Cantar outra vez a música Peixes no mar.

         3º momento: vivências.
         Em um recipiente com serragem serão dispostos os peixes de EVA para a pescaria. Cada peixe possui uma palavra escrita (sentimentos bons ou ruins). Com uma vara de pescar os evangelizandos irão fazer a pesca e seleconar os peixes. Para os peixes com sentimentos bons haverá uma caixa em forma de coração para serem colocados dentro. Para os ruins, uma lixeira.
         - Questionar as crianças em cada peixe pescado: esse sentimento, você quer guardar ou jogar fora?
         - Em que situação lemba de já ter vivenciado “tal”sentimento?

         4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento.

                             





[Jardim]         [Temário]