Fonte:
Mateus 14: 22-33/ Marcos 6: 45-52/ João 6: 16-21
Gênese: Cap. XV
Parábolas e Ensinos de Jesus – Caibar Schutel
1º momento: integração.
Música de boas-vindas e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
* Música de boas vindas (Plim-plim ou Boa tarde......)
* A música deve ser uma preparação para a prece. (Fecha a janelinha dos olhos, abra a do coração, deixa Jesus entrar, pois ele é nosso irmão)
2º momento: história.
Relembrar a última aula em que Jesus multiplicou os peixes e os pães para a multidão que estava com fome e não havia alimento para todos. Alimento para o corpo e para a alma.
Logo em seguida Jesus se despediu da multidão e orientou os apóstolos a entrarem no barco e seguirem para outra cidade.
Após Jesus subiu ao monte sozinho para fazer suas preces. E ao chegar ao final da tarde resolveu olhar para o horizonte e avistou o barco atormentado pelas ondas, pois ventava muito forte.
Mais, tarde, durante a noite Jesus dirigiu-se aos apóstolos que estavam no barco em alto mar.
JESUS FOI ATÉ OS DISCÍPULOS CAMINHANDO SOBRE AS ÁGUAS.
Os discípulos quando o viram, não o reconhecendo, disseram:
- “É um fantasma”, e gritaram de medo.
Mas logo Jesus disse: “Coragem, não tenham medo, sou eu”.
Em resposta, o apóstolo Pedro disse:
Senhor se és tu mesmo. Quero ir até ti!!
E Jesus respondeu: - Vem, Pedro.
E Pedro desceu do barco no mar e iniciou a caminhada até Jesus. Mas, de repente, ao sentir o vento forte – teve medo- e começou a afundar. Gritou dizendo: - “Senhor, salva-me”.
Jesus segurou na mão de Pedro e disse: - “Homem de pouca fé! Por que duvidas de mim?
E Pedro começou a pensar na pouca fé no seu coração.
E Jesus subiu ao barco e acalmou o vento. Todos se acalmaram e disseram: “verdadeiramente, este é o filho de Deus!!”
E o barco logo chegou na terra e se encaminharam para a cidade mais próxima.
3º momento: vivências.
Vivência 1: Juntar as cadeiras para as crianças passarem em cima... embaixo o mar feito de tecido.
Incentivar o fortalecimento da coragem, da confiança em Jesus e do fortalecimento da fé para enfrentar as dificuldades.
O que vc quer superar? Algum medo para enfrentar?
Vivência 2: Dinâmica da coragem - colocar as crianças em círculo e passar uma caixa com bombons embrulhados dentro. A música vai tocando e, quando parar, o aluno que tiver a caixa na mão terá que decidir se tem coragem para abri-la e mostrar o que tem dentro. Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida. Vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar, independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa." " É importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa. E não vai poder ficar triste se os outros rirem de você. Faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem...Depois de muito suspense deixe que abre a caixa e encontra a gostosa surpresa. Repartir os bombons com todos.
Objetivo: mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em geral o medo maior está na nossa cabeça . As vezes ela transforma coisas pequenas em coisas assustadoras. Podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, Jesus está conosco para nos ajudar.
Frase do dia: Eu confio no meu amigo Jesus.
Vivência 3: Jesus leva os nossos medos.
Sentados em roda. Cada um diz seu medo. Para fazer disso uma brincadeira, se for medo de chuva, todos fazerem barulho de chuva, se for algum animal, fazer o som. Se for algo que não tem som, fazer gestos. Dizer: “Vamos ver quais são os nossos medos? Não precisamos nem ter medo de falar. Jesus está aqui conosco. Como ele disse a Pedro:- Sou eu! Não temais. Então vamos deixar nossos medos nas mãos de Jesus?”
A evangelizadora escreve cada um dos medos em um pedaço de papel e os evangelizandos coloca numa abertura da caixa, nas mãos de Jesus.
Depois de todos terem falado seus medos, enfatizar que hoje seus medos foram deixados nas mãos de Jesus. Abrir a caixa e dizer que hoje Jesus está cuidando dos nossos medos e vai nos ajudar. Aproveitar o momento e fazer uma oração repreendendo esses medos.
Como fazer a caixa: pegar uma caixa de camisa ou menor. Forrar a caixa toda por fora. Fazer com EVA duas mãos e colar na frente uma e atrás da caixa outra. Na frente fazer um corte onde se vai colocar os papéis depois, entre o indicador e polegar, de modo que cairiam nas mãos de Jesus
4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento.