Fonte:
1ª multiplicação: Mateus 14:13-21/ Marcos 6: 30-44/ Lucas 9: 10-17/ João 6: 1-15
2ª multiplicação: Mateus 16: 32-39/ Marcos 8: 1-10
Gênese – cap. XV
Luz do Mundo (Amélia Rodrigues) – cap. 7 – “Pão da vida”
1º momento: integração.
Música de boas-vindas e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
* Música de boas vindas (Plim-plim ou Boa tarde......)
* A música deve ser uma preparação para a prece. (Fecha a janelinha dos olhos, abra a do coração, deixa Jesus entrar, pois ele é nosso irmão)
2º momento: história.
Relembrar a última aula em que a filha de Jairo acordou da morte com o toque de Jesus e modificou suas atitudes, sua vida.
Hoje nós vamos estudar mais uma história verdadeira que aconteceu com Jesus, discípulos e a multidão que o acompanhava.
Por todos os lugares que Jesus passava uma multidão o acompanhava porque já conhecia as suas curas e também queriam ouvir seus lindos ensinamentos.
E Jesus e seus apóstolos estavam em um lugar distante da cidade e encontraram uma multidão que os seguia.
Jesus subiu ao monte e sentou-se com seus apóstolos. Observou a quantidade de pessoas que vinha até Ele. Então Jesus pergunta ao apóstolo Filipe: Onde compraremos pães para eles comerem?
Era uma multidão de mais ou menos 4 mil pessoas e o dinheiro que eles tinham não era suficiente para comprar para todos. Já era tarde e Jesus preocupou-se em alimentá-los.
Um dos apóstolos perguntou à multidão o que eles tinham e um menino disse: 5 pães e 2 peixes, era tudo que eles tinham.
Jesus amorosamente mandou que todos se acalmassem e pegou os pães e peixes do menino e agradeceu a Deus e orou em silêncio.
E após a oração Jesus repartiu aqueles pães e aqueles peixes até que toda a multidão pudesse se alimentar.
Todos comeram e estavam satisfeitos. E o que sobrou Jesus mandou que guardassem e levassem para suas casas e para distribuir para mais pessoas.
Logo em seguida Jesus partiu para mais uma jornada com os discípulos no mar da Galileia.
3º momento: vivências.
PÃO DA VIDA: levar uma bacia e uma colher para “misturar a massa do pão”. Chegar, com a bacia, para cada criança e pedir que ingrediente ela gostaria de colocar no pão da vida. (Incentivar as crianças a colocarem qualidades (virtudes) que gostariam de multiplicar (amor, respeito, bondade, educação, caridade, verdade, fé....)
Colocar aquela massa cheia de virtudes ao forno (feito de papelão) e retirar lá de dentro os pãezinhos prontos para serem distribuídos entre os evangelizandos (utilizar as bisnaguinhas ou outro pão pequeno).
4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento.