1º momento: integração.
Música de boas-vindas e prece inicial. Sugestões de músicas, no link Músicas.
* Música de boas vindas (Plim-plim ou Boa tarde......)
* A música deve ser uma preparação para a prece. (Fecha a janelinha dos olhos, abra a do coração, deixa Jesus entrar, pois ele é nosso irmão)
2º momento: história.
Relembrar: desde o dia que Deus, nosso Pai maior, criou o Planeta Terra, lá no Universo, muito tempo se passou, e ele continuava se transformando... E há 2000 anos atrás havia muitas pessoas vivendo no Planeta e Deus enviou um Presente ao Nosso Planeta! Lembram qual foi o presente? Jesus! Jesus nasceu naquela noite estrelada lá em Belém! E Jesus foi crescendo, crescendo, igualzinho a vocês! Até se tornar adulto...
Lembrar, também, do encontro anterior, quando Jesus se encontra com os discípulos Simão, André, João e Tiago. E eles seguem com Jesus a pescar homens para construir o Reino de Deus no coração dos homens. Depois Jesus encontrou Felipe e convidou-o a segui-lo. Felipe aceitou com um sorriso. Depois disso, Jesus, perto da praia, contemplou um cobrador de impostos do Império Romano, chamado Levi, e disse-lhe: - Segue-me! E Levi o seguiu.
A partir daqueles dias, aquele lugar nunca mais seria o mesmo.
Em breve tempo Jesus já tinha reunido seus doze discípulos.
Era sempre nas proximidades de Carfanaum que o Mestre Jesus reunia seus seguidores que o aguardavam ao longo do caminho. Após uma de suas pregações na comunidade sobre o Novo Reino, Jesus reuniu seus 12 apóstolos na casa de Simão Pedro para passar as instruções e iniciarem a divulgação da nova doutrina. A casa de Simão Pedro era pequena, mas servia de ponto de encontro para Jesus e seus apóstolos, e Pedro ficava feliz de poder emprestar sua humilde morada para esse trabalho no bem.
Lá reuniram-se Simão Pedro, André, Filipe, Tiago, João, Levi, Tomé, Bartolomeu, Tadeu, Tiago (menor), Judas e Simão Zelote.
Eles eram os mais humildes. Levi, Tadeu, e Tiago eram parentes de Maria (mãe de Jesus) eles amavam Jesus desde a infância e muitas vezes eram chamados de “irmãos do Senhor”.
Tomé era filho de pescador e Bartolomeu era de uma família muito trabalhadora. Simão se dedicava a pescaria. E Judas ficou conhecido por ter um comércio que vendia peixes e bugigangas.
Levi continuava com seu trabalho de coletor de impostos.
Todos eles continuaram trabalhando nos seus afazeres e, mesmo assim, reuniam-se diariamente com Jesus.
Na casa de Simão Pedro, Jesus inicia as primeiras instruções, dizendo, com muita calma:
- Amados, para iniciarmos o Reino de Deus é necessário:
1) Sacrificar - se pelo bem de todos.
2) Não entrar em discussões que de nada servem para edificar o Reino de Deus.
3) Buscar as pessoas que estão doentes da alma, aflitas, perdidas em desespero e mostrar a palavra de Deus.
4) Ajudar os enfermos/doentes, e curá-los.
5) Esclarecer os Espíritos que estão em conflito/errados, que cometeram algum crime.
6) Oferecer ajuda sem nunca cobrar nenhum valor.
7) Não ostentar riquezas porque a simplicidade agrada a Deus.
8) Não juntar coisas supérfluas e viver apenas com o que é necessário.
9) Quando entrarem em uma cidade nova procurem passar a palavra de Deus para aqueles que estão com o coração aberto e receptivo.
10) Abençoar com amor cada casa que entrarem.
11) Quando entrarem em uma casa e nenhum de seus moradores aceitar a palavra de Deus, não fiquem tristes. Nem guardem mágoas desses moradores.
12) Tenham coragem no trabalho porque terão dias difíceis. Enfrentarão alguns problemas. Mas Deus, nosso pai, estará sempre do nosso lado.
13) Deus estará sempre nos amparando e guiando nossas palavras para atingir os corações das pessoas.
14) Quando forem perseguidos em uma cidade, partam para outra cidade. E tenham fé porque Eu estarei sempre em pensamento junto de vocês.
Jesus sempre dizia: - Trabalhai pelo Reino de Deus e não tenham medo. Um dia todo o bem vencerá. Pregai com amor sempre.
3º momento: sugestões de vivências.
Vivência 1: escolher uma criança e vesti-la. Criar situações em que ele é uma pessoa que ainda não conhece a palavra de Jesus, está perdido, desamparado.
Após convidar as outras crianças para fazer o papel de apóstolo e mostrar o reino de Deus, com amor.
Vivência 2: uma criança finge que está doente, precisando de ajuda. E outra criança faz papel de apóstolo consolando/dando o passe/palavras de ânimo e amor.
Vivência 3: entregar cartinhas com imagens dos apóstolos para as crianças. Após sorteamos as nossas cartinhas.
As crianças que possuírem a imagem da carta sorteada realizará o teatro/a representação da imagem.
Vestir as crianças conforme a imagem.
Nas imagens os personagens estão doentes, precisando de ajuda. E outra criança faz papel de apóstolo consolando/dando o passe/palavras de ânimo e amor...
Vivência 4: circuito.
Vamos caminhar com Jesus!! Nem sempre é um caminho fácil, seguir e aplicar seus ensinamentos no nosso dia-a-dia pode ser difícil. O caminho, mais fácil, nem sempre é o melhor para nós. Estando com Jesus estaremos bem amparados em todos os momentos.
Montar um caminho com dificuldade/obstáculos para as crianças passarem. E no final cada criança recebe um coração de feltro perfumado como recompensa pelo esforço.
4º momento: momento do evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com música instrumental ao fundo) e prece de encerramento.