As Olimpíadas dos Insetos


         Finalmente chegou o dia das Olimpíadas dos Insetos!

         Logo cedo se notou a movimentação de vários insetos: alguns organizando os últimos preparativos, enquanto outros chegavam para as competições.

         As provas são realizadas na floresta e todos adoram participar. A primeira prova do dia foi salto: competiram o grilo, a pulga e o piolho. Há dois tipos de salto: pulo em distância – quem pula mais longe, e pulo em altura - quem pula mais alto. Foi uma grande disputa! Ao final, o piolho ganhou no salto em altura e a pulga foi a vencedora no salto em distância.

         Na prova para ver quem voa mais rápido, competiram o mosquito, a abelha, a borboleta e a mosca. Quem ganhou? O mosquito!

         Nas Olimpíadas também há uma prova muito importante chamada de Prova de Organização. Nela os jurados insetos, que são muito rigorosos, visitam as casas dos competidores para ver que casa está mais organizada e trabalhando melhor. Neste ano se inscreveram as abelhas com sua colméia e as formigas com o formigueiro. Como as duas casas estavam trabalhando muito e organizadamente, o resultado ficou empatado. A rainha da colméia e a rainha do formigueiro ganharam um lindo troféu.

         No levantamento de peso competiram a formiga, o besouro e a barata. A formiga foi quem conseguiu levantar uma folha mais pesada e ganhou a medalha.

         Na prova de bicho mais bonito competiram a borboleta, a joaninha e a abelha. O desfile foi maravilhoso, todas estavam lindas em seus vestidos de festa, mas a borboleta, com suas asas coloridas foi eleita a vencedora.

         O bicho-da-seda foi o vencedor na prova de trabalhos manuais. Ao final da prova, os insetos competidores se abraçaram, pois todos eram muito amigos.

         Todos estranharam a falta do bicho-do-pé, que adorava as Olimpíadas e que não foi visto por ninguém naquele dia. Mas tudo ficou esclarecido quando sua amiga barata explicou que ele tinha ido passear no pé de um menino descuidado que passou por aquelas bandas.

         As Olimpíadas foram um sucesso! O campeão da prova de discurso mais bonito foi o grilo, que falou que todos os insetos são criados por Deus, que são bichos que não tem ossos, que fazem muitas coisas importantes na natureza, como o mel feito pelas abelhas, e que, além de tudo, tornam a natureza mais bonita.

         Todos os insetos já aprenderam que é legal competir, e que deve haver respeito por quem ganha e por quem perde. Quando as provas terminaram, foi tirada uma linda foto com todos os competidores, que ficará exposta na floresta até as próximas Olimpíadas, daqui a quatro anos.

Claudia Schmidt