Honestidade

         Prece inicial

         Primeiro momento: contar a história Os três meninos.

         Clique aqui para ver PowerPoint da história, recebido do Centro de Estudos Espíritas Fraternidade, Depto de Infância e Juventude - CEEF, Curitiba/PR.

         Segundo momento: conversar com os evangelizandos a respeito das atitudes dos personagens da história e suas conseqüências.

         Sempre podemos escolher que atitude tomar. As nossas atitudes sempre têm conseqüências.

         Ser honesto, não mentir, respeitar o que é dos outros são escolhas que fazemos todos os dias.

         Não é Deus quem escolhe por nós.

         Todos temos liberdade de escolha, também conhecida como livre-arbítrio.

         Deus não é culpado pelas escolhas que fizemos. Logo Ele não é culpado pelo resultado das nossas atitudes erradas e nem pelas dificuldades que elas vão trazer no futuro.

         Terceiro momento: os bens materiais são empréstimos de Deus. Devemos fazer bom uso deles. Também há liberdade de escolha na riqueza (auxiliar os outros) e na pobreza (não ter inveja, nem ciúme do que os outros possuem).

         Quarto momento: pedir que as crianças citem outros exemplos de honestidade. Abaixo segue o relato de algumas situações que surgiram em nossa aula:

         Devolver o troco que recebeu a mais.

         Não colar nas provas.

         Falar a verdade (é mais fácil perdoar a verdade do que a mentira).

         Devolver o que encontrar perdido.

         Não pegar as coisas ou roupas dos irmãos ou amigos escondido.

         Obs.: uma criança contou uma pequena história de um menino que sempre fingia que estava se afogando para que os outros o socorressem e quando as pessoas chegavam perto começava a rir. Um dia ele estava se afogando de verdade, gritou por socorro e ninguém socorreu, pois pensaram que ele estava brincando, acabou morrendo afogado.

         Quinto momento: lembrar que tudo se resume na frase da aula anterior: Fazer aos outros o que desejamos que façam para nós.

         Sexto momento: ler ou contar a história Uma pescaria inesquecível (powerpoint disponível para baixar na internet). O evangelizador poderá levar algumas gravuras para contar a história.

         Comentar:

         Devemos ser honestos sempre, mesmo que ninguém esteja olhando.

         Todos erramos às vezes, afinal, ainda estamos aprendendo, mas temos que nos perdoar e continuar tentando acertar.

         Quando estamos com dúvida sobre que atitude tomar, é importante orar e pedir a ajuda da espiritualidade para seguir no caminho do bem (conversar com nosso espírito protetor).

         Obs.: a história poderá ser lida pelo evangelizador para que os evangelizandos reflitam sobre a mensagem. O importante é que a leitura seja clara e pausada, para que eles possam entender a mensagem, sem a necessidade de explicações complementares que entrecortariam a história.

         Sétimo momento: solicitar que os evangelizandos realizem uma das três tarefas abaixo:

         * Escrever três frases sobre o tema da aula (honestidade);

         * Descrever uma situação que envolva o tema da aula (honestidade);

         * Fazer um desenho que represente uma atitude de honestidade.

         Obs.: concluída a atividade todos deverão compartilhar suas respostas com os colegas. Quem desenhou deverá explicar o significado do desenho. Se necessário o evangelizador deverá auxiliá-los nos relatos, incentivando todos a participarem.

         Oitavo momento: Atividade adicional relacionada com o tema.

         Clique aqui para encontrar o material – recebido de Gisel Haddad / KSSF Kardecian Study Society of Florida - USA.

         Prece de encerramento

         Sugestão: segundo e terceiro ciclos.


                  

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